9 de mar de 2010

Brincadeira Literária


A primeira coisa que eu tenho que falar sobre esse post é que eu adorei a idéia. Procurar o primeiro livro que já se leu ou o mais velho (nem sempre é o mesmo) é realmente uma brincadeira. No meu caso, depois de um tempinho, virou uma chateação, porque eu me mudei faz um tempo e alguns livros estão encaixotados por falta de lugar pra guardar.
Quando eu li a primeira vez sobre como seria esse brincadeira, os primeiros livros que vieram a minha cabeça foram os clássicos da Disney. Algumas pessoas podem rir, mas é isso mesmo. Pensei que fosse me sentir envergonhada, mas livro é livro, não é? E essa coleção foi a primeira que eu li. Porque eu aprendi a ler com os personagens da Disney, até hoje meus favoritos. Eu ainda tenho todas as antigas coleções (em parte graças a mamãe, mas acho que nunca vou ter coragem de me desfazer de nenhuma coleção da Disney minha), e dentre elas se encontra o livro mais velho que eu tenho e que também é o primeiro que eu li. Mas na procura, não consegui achar, mas com certeza ainda tenho. É A Bela Adormecida (daquele tipo de coleção que todo mundo tem, ilustrado e com a fita cassete pra ouvir).
Então, na falta dele, fui atrás da primeira coleção de livros da Disney que eu tenho, a primeiríssima, que serviu pra despertar minha paixão pela Disney, não só a turma do Mickey, mas também pelas suas versões dos mais lindos contos de fadas.
E a coleção é essa:

Walt Disney - Uma História por Dia

Como o próprio nome já diz, é uma coleção de 365 histórias, com uma historinha para cada dia do ano, conforme o dia do ano que aparece no início de cada história. Não tem o ano, é só os nomes dos meses e os dias de cada mês.
A ordem é essa: Verão, Outono, Inverno e Primavera, já que segue as estações do ano. Mas como na época em que ganhei não tinha muita noção e achava que a primeira estção do ano era a primavera e a última, o inverno, não segui a ordem. Aliás, eu sequer esperei os dias irem passando, li a coleção em uma semana. A mamãe até hoje fala que se ela soubesse que eu ia fazer isso, ela ia esconder os livros pra que eu seguisse realmente a proposta de "uma história por dia". E é exatemente por isso também que até hoje toda a minha família me chama de traça.


Sinopse:
Não há exatamente uma sinopse pra cada livro. São historinhas com personagens Disney (Turmas do Mickey e do Pato Donald e personagens dos clássicos filmes da Disney como Merlin, Arthur, Bela Adormecida, Bela e a Fera, Os Sete Anões, Bambi, Alice, Peter Pan e por aí vai), sendo que acompanhando as estações do ano: aventuras ensolaradas no livro Verão (21 de Dezembro-19 de Março), histórias saborosas como os frutos maduros no livro Outono (20 de Março-20 de Junho), aventuras no gelo no livro Inverno (21 de Junho-21 de Setembro) e histórias floridas e românticas no livro Primavera (22 de Setembro-20 de Dezembro).


Minha paixão por leitura (e o motivo do apelido "traça") começou...
Quando eu era pequena. Bem pequena. Tá certo que a gente começa a ler na alfabetização, mas acho que desde antes disso eu já tinha interesse por certos livrinhos coloridos e ilustrados (nesse caso, a enorme coleção de gibis do meu pai da Disney. Ele tinha muitos almanaques Disney, e hoje são todos meus). Não consigo me lembrar de uma época da minha vida em que eu não soubesse ler. Minhas lembranças são todas a partir do momento em que eu tive um gibi pra ler. Depois vieram as grandes coleções. Sobre tudo. Eu lia tudo. Primeiro sobre a Disney, todas compradas pela minha mãe, em dose dupla (ela não queria começar uma desigualdade entre filhas por ser só eu interessada em leitura, minha irmã era mais ativa). Depois as coleções sobre animais (a primeira que eu tive foi uma que meu pai me deu e que me levou a pensar que seguiria alguma profissão ligada a animais. Ledo engano). Até meus livros de faculdade e literatura de consumo atuais. Todas as coleções eu tenho, desde a Disney. Não me desfaço de nada. Não tenho coragem.
Livro é livro. Sou bibliófila, mas sempre leio todos os livros que tenho, nem que seja só uma vez ou por curiosidade.

3 comentários:

  1. Disney! Adoro! Eu amava os desenhos animados quado era criança... e ainda hoje... rs
    Já postei o link da sua resenha no blog... Passa lá depois e confira a resenha dos outros participantes!
    Beijos,
    NÁH

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha essa coleção, amava ela!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, tenho ela até hoje. Acho que nunca vou ter coragem pra me desfazer dela. E mesmo que algum dia eu tenha, minha mãe nunca ia deixar.

    ResponderExcluir