19 de set. de 2011

Personagens femininas n'O Hobbit


Inspirada por uma notícia e uma discussão da Valinor, resolvi terminar a tradução de um artigo que analisa O Hobbit.
A notícia é sobre a participação da atriz Evangeline Lilly no filme O Hobbit como uma personagem elfa que não existe no livro. O posicionamento da atriz quanto a sua participação, sendo fã (pelo menos ela afirma que é), é realista. As discussões no fórum sobre isso meio que dividiram opiniões.


O artigo original, intitulado "Where's Mama?" The Construction of the  Feminine in The Hobbit foi publicado na revista The Lion and the Unicorn, Volume 22, 1998. William Howard Green analisa a ausência e presença de personagens femininas n'O Hobbit.
O artigo é muito bom, e acho que vem bem a calhar, dado o teor dos comentários e das opiniões. Eu, como fã dos livros, prefiro esperar pra ver. E estou botando fé, afinal, algumas situações e personagens criados para a versão fílmica d'O Senhor dos Anéis não foram nada ruins.

2 comentários:

  1. Também espero que o papel da moça não seja o protagonista da inutilidade amorosa e dêem o devido valor a história real. Claro que não sou contra as adaptações, mas sim às melosidades de Hollywood.

    ResponderExcluir
  2. Artigo bem interessante.

    Só discordo de certas passagens, que, na minha opinião são um tanto forçadas (apesar de validas), como a correspondêcia da descrição da montanha com a descrição do corpo feminino. Qualquer um pode encontrar esse tipo de paralelo em muitas coisas (posso olhar para as portas de uma catedral, ogivais com vitral redondo em cima, e dizer que são imensas vaginas).

    Contudo, considero a interpretação válida e os argumentos muito bem levantados. Vale a leitura. E valeu a tradução.

    ResponderExcluir