21 de nov. de 2011

Revistas O Universo Fantástico de Tolkien



Um dia desses surgiu uma conversa na página do Conselho Branco no facebook sobre uma coleção de revistas chamada O Universo Fantástico de Tolkien. Criada em 2002, essa coleção falava sobre tudo relacionado ao mundo de Tolkien, abordando não somente aspectos dos filmes, mas da vida e obra do autor. Sempre com notícias fresquinhas sobre os filmes, promoções (com cada prêmio... só de pensar nas Argonath em miniatura...) artigos muito bem escritos e uma ótima formatação, as revistas traziam informações e abriram espaço para comunicação com fãs e leitores. Infelizmente, devido a processos legais, a publicação foi cancelada depois do número 12 (pelo menos completou um ano...)

Pois bem. Entre os “eu tenho” e “eu não tenho”, uma das pessoas mencionou o conto “O último navio para o Oeste”, escrito por Martin D’Orey Carbone. Aí eu me toquei de que nunca havia lido essa seção, que estreou a partir da edição 6. Peguei toda a coleção de novo e fui ler. Tenho que dizer que adoraria ter imaginação pra escrever esse tipo de coisa. Os contos eram muito bons, e os que mais gostei foram: “Uma pequena aventura na Terra-média”, de Sandro Farias; “Nirnaemorgoth” de Ana Letícia de Fiori; “Os Olhos de Elbereth”, de Rosana Rios (ocupa o segundo lugar na minha lista de melhores contos) e o já citado “O último navio para o Oeste”, que me fez chorar (feito um bebê, mas abafa o caso...) e é o melhor conto publicado pela revista.

O motivo de estar falando dessas publicações aqui é o seguinte: queria sortear essa coleção no aniversário do blog, mas aconteceram problemas e não sei mais se o meu “fornecedor” ainda vai disponibilizar as revistas. Então resolvi fazer uma enquete para saber o que os fãs de Tolkien gostariam que fosse o prêmio do sorteio.
Algumas opções são de livros lançados já faz um tempo. Mesmo assim, algumas pessoas me dizem que não os têm ainda, então coloquei como opção. Votem (aí do lado), porque essa enquete será finalizada dia 30 de novembro. Tem que ser uma votação rápida, o blog faz aniversário em janeiro.

8 comentários:

  1. Seria um grande prazer ganhar O SILMARILLION.

    ResponderExcluir
  2. Acho que as pessoas podiam escolher os livros, hmn, digamos assim, mais difices de encontrar.
    Quando vou a livrarias sempre vejo "O Hobbit"(tanto o livro quando a versão graphic novel), "O Silmarilion", "O senhor dos anéis", "Os contos Inacabados" e "As aventuras de tom bombadil". (Tanto que ja tenho estes livros, xD) Acho que seria interessante se aprofundar nas escolhas como "Mestre Gil de Ham", "Roverandom", "Sobre Histórias de Fada" e "A lenda de Sigurd e Gudrún" que são livros que dificilmente vejo em livrarias.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Natalie! Sei que é um tanto tarde, afinal esta sua postagem é de 2011, mas gostaria de saber se você ainda possui estas revistas d'O Universo Fantástico de Tolkien, especialmente a que tem o meu conto publicado (Uma Pequena Aventura na Terra Média). Gostaria de negociar especialmente este exemplar pois não o tenho e preciso deste registro para mioa biografia. Agradeço desde já a ajuda. Meu email: sandro.marcelo.farias@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Não existe número 100. Foram lançados somente 12 números.

      Excluir
  5. Natallie, a revista chegou a completar um ano mesmo? Nunca vi a edição nº 12. Você a tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completou sim. Eu consegui completar a coleção :) tenho todinhos.

      Excluir
    2. Poxa, tenho só até a 11. Você poderia mandar foto da capa da edição nº 12 por e-mail?

      Excluir