23 de jun. de 2012

O Evangelho da terra-média (Carlos Ribeiro Caldas Filho)


Foi lançado dia 15 de junho de 2012 o livro O Evangelho da terra-média: leituras teológico-literárias da obra de J. R. R. Tolkien, organizado pelo professor Carlos Ribeiro Caldos Filho. No site da editora, o livro ainda se encontra na categoria de “Próximos lançamentos”, então não tem nenhuma imagem da capa. No entanto, a escritora Cláudia Martins emite um parecer favorável sobre o livro:

Entre os cinco ensaios publicados neste livro, comento apenas os dois que já li: os dos meus colegas de doutorado, Dircilene Gonçalves (“A babel fantástica: a palavra no princípio da criação”) e Reinaldo José Lopes (“‘Em muitas vozes e em muitas línguas’: a filologia criativa de J. R. R. Tolkien”). Apesar de evidenciarem a profundidade da pesquisa acadêmica na riqueza de detalhes apresentados, ambos os ensaios são escritos em estilo fluente, claro e cativante. O ensaio de Dircilene mostra como a criação dos universos alternativos de Tolkien baseia-se na própria palavra, na criação de línguas. O ensaio de Reinaldo parte desse mesmo pressuposto (a criação de línguas como a fundação do universo literário de Tolkien) e aprofunda o estudo dos aspectos filológicos da obra de Tolkien.

Fica a indicação de mais um livro sobre Tolkien e sua obra.

Jane Austen e a fantasia de poder em Orgulho e Preconceito, por Larissa Selhorst Seixas



Um excelente artigo escrito por Larissa Selhorst Seixas, publicado no site História e-história que aborda a questão da “fantasia” (no sentido de ilusão) presente em um determinado aspecto da obra de Jane Austen, mas especificamente a fantasia de poder em Orgulho e Preconceito, enfocado o poder feminino presente na obra. A autora entra um pouco na questão da história de gênero para mostrar que tipo de poder (existente ou não) as principais personagens femininas detinham. Quem quiser dar uma olhada, é só clicar aqui.

11 de jun. de 2012

O senhor do Senhor dos Anéis (Lin Carter)


Título: O senhor do Senhor dos Anéis: o mundo de Tolkien
Autor: Lin Carter
Editora Record, 219 p.

A vida de Tolkien e suas obras, principalmente O Hobbit e O Senhor dos Anéis, são analisados nesta obra de uma forma bastante acessível. Lin Carter também aborda a questão do gênero literário no qual se enquadram as obras, assim como a teoria de Tolkien sobre contos de fadas e os autores e obras que, antes de Tolkien, estabeleceram as bases para o gênero da fantasia. O autor também fala das fontes básicas de Tolkien, ressaltando a influência dos poemas édicos. O livro conta com uma bibliografia crítica sobre O Senhor dos Anéis e resumo da trilogia.

Um dos primeiros livros que comprei sobre Tolkien e sua obra, o livro de Carter é um excelente guia para aqueles que gostam do Senhor dos Anéis ou somente tem curiosidade sobre a obra de Tolkien, pois o autor não somente fala dos livros mas também aborda de forma objetiva as principais influências do mestre. Muito recomendado.

Jane Austen games

Matchmaker screenshot. Fonte: Jane Austen's Games.

Achei um site sobre jogos ambientados no mundo de Jane Austen. Existem lá dois jogos, Matchmaker, um jogo de estratégia, e Solitaire, um jogo de cartas. Eles também anunciam Jane Austen’s party, um jogo sobre as festas na época de Jane Austen.


Banner Solitaire. Fonte: Jane Austen's Games.

Muito legal. Eu já havia observado que não existem muitos jogos ambientados ou inspirados por Jane Austen e sua obra. Sendo fã de Tolkien e ciente da quantidade de RPG que existem sobre a Terra-média, considerava uma falta com Jane Austen. Agora parece que estão suprindo essa ausência.
Também achei no Jane Austen Reviews algumas palavras cruzadas, de Razão e Sensibilidade e Abadia de Northanger. Bem fáceis e divertidas.

3 de jun. de 2012

O Senhor dos Anéis e a Bíblia (Mark Eddy Smith)

Título: O Senhor dos Anéis e a Bíblia: sabedoria espiritual na obra de J.R.R. Tolkien
Autor: Mark Eddy Smith
Editora Mundo Cristão, 145 p.

O Senhor dos Anéis é analisado através de uma ótima bíblica. Abordando algumas virtudes como a generosidade, a misericórdia e o amor, o autor analisa os personagens e suas ações na história, ressaltando o papel desempenhado por cada ação. Mark Eddy Smith ressalta como a simplicidade e amizade dos hobbits, o sacrifício de Gandalf, o fracasso de Boromir e a coragem de Aragorn e Théoden, estão presentes em cada pessoa e como, através destas e outras características, a obra-prima de Tolkien oferece um vislumbre de esperança de que cada pessoa terá a força e a ajuda para superar quaisquer obstáculos.

Um livro muito bom, que analise a obra de Tolkien através de uma perspectiva (total, mas não somente) cristã. O autor divide cada qualidade e virtude de acordo com os acontecimentos mais importantes contidos em cada um dos seis livros. Utilizando uma leitura leve e uma linguagem simples, o leitor é levado ao âmago da visão de Tolkien.

Revista Jane Austen Portugal – Edições 12 e 13


Mais edições da Revista Jane Austen Portugal. A edição 12 aborda a questão da figura materna em Razão e Sensibilidade.


Enquanto a edição 13 fala sobre o destino das irmãs Bennet.


Para fazer o download, basta clicar aqui e aqui.