9 de jul de 2012

If Jane Austen had a laptop, por Joan Wickersham


It is a truth universally acknowledged that a bored and curious writer will occasionally plug her own name into the Amazon.com search engine. If Jane Austen were around, and decided to try this on a solitary afternoon, she might find the results excessively diverting.

Um excelente artigo escrito por Joan Wickersham, If Jane Austen had a laptop, fala o que Jane Austen faria se tivesse um compitador. Só pela frase inicial (acima), já dá pra perceber o tom de humor do texto.
Ela não só se sentiria satisfeita ao ver seus romances publicados, mas também obras da juvenília e inacabadas. Joan descreve as maravilhas que Jane encontraria na internet (ela logo colocaria na cesta de compras Orgulho e Preconceito e zumbis). O artigo original se encontra no site Boston, mas somente podem visualizá-lo na íntegra quem é cadastrado. Então, a Haline do Becoming Jane postou um resumo do artigo. É muito engraçado:

Ao perceber que no site da amazon existe uma tag onde é possível ver o que os outros leitores andam comprando quando compras os livros dela. Talvez ela pense que irá encontrar autores de sua época como Fielding, Sterne, Mrs. Radcliffe. Mas não... ela encontra algo como: Mr. Darcy Takes a Wife. Finalmente descobre que há mais de 275 livros entre continuaçòes, paródias, etc. Além é claro, dos DVDS, que ela faz o download de alguns. Jane assisti Colin Firth tentou esfriar sua paixão por Lizzy mergulhando em um lago e saindo com camisa molhada e quase mostrando tudo. Além é claro do filme de 2005, onde Keira Knightley e Matthew Macfadyen, como Elizabeth e Darcy, se beijam vestindo apenas pijamas. Jane percebe que seus personagens agora possuem atitudes modernas e poucas peças de roupas.

O artigo acabou me lembrando das confusões em que Amanda se meteu quando foi parar no enredo de Orgulho e Preconceito (na série Lost in Austen), enquanto Lizzie se deu muito bem no nosso mundo. Eu sei que Jane Austen amava Emma mais do que todas as suas heroínas, mas será que nisso ela seria semelhante a Lizzie Bennet? Ou se enrolaria toda como Amanda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário