30 de out. de 2012

Porque o Hobbit não é só para crianças


No ano em que a primeira publicação de J.R.R. Tolkien, O Hobbit, comemora 75 anos, o professor Corey Olsen (cujos trabalhos relacionados ao mestre vou abordar em outro post) escreveu um artigo onde expõe as razões de O Hobbit não ser um livro somente para crianças.

“The Hobbit” is a brilliantly constructed story unfolding themes that adult readers will still find compellingly relevant to the modern world: themes such as the nature of evil and the significance of human choice, or the corruptive power of greed and the ease with which good people can be drawn into destructive conflict. So this year, I would recommend celebrating “The Hobbit’s” 75th anniversary by dusting the book off and giving it a fresh read. I’m quite sure that if you do, you will discover much more than you remember finding there as a child. 

Para ver o artigo complete, é só clicar no link a seguir: Why J.R.R. Tolkien’s The Hobbit isn’t just for kids.

Jane Austen, J.R.R. Tolkien, colaborações de uma fã e celebração de O&P



O documento foi liberado no inicio do mês, mas só agora vou comentar aqui. Não foi relapso meu, tinha outros posts adiantados e não queria mexer na ordem. Enfim.
O site Conselho Branco voltou a ativa no início do ano e como não podia deixar de ser seu informativo também. O Anto Saurono, que vai ganhar novo nome, teve seu número 21 divulgado recentemente e contou com a colaboração de várias pessoas, incluindo esta que vos escreve. Vocês não podem imaginar meu orgulho em fazer parte de uma equipe que sempre segui, desde que me tornei fã de Tolkien. Também sempre quis fazer parte do grupo, colaborar de alguma forma boa, e consegui :)  
O informativo aborda em particular a publicação de O Hobbit, seu 75º aniversário, inclusive abordando ligeiramente uma celebração que a Tolkien Society criou, sua primeira publicação e curiosidades sobre o livro (aliás, duas das matérias expostas ficaram ao meu cargo e diga-se de passagem ficaram bem legais, ai que orgulhinho de mim *_*) 
 O que me lembrou quase que automaticamente da primeira vez mesmo que colaborei com algo do tipo: um artigo que escrevi para a Revista Jane Austen Portugal, uma webzine de fãs portuguesas de Jane Austen. Colaborei com a edição especial sobre Emma (número 6, Junho de 2011). 


Então, como uma coisa leva a outra, venho notificar que o site Jane Austen Sociedade do Brasil acaba de avisar de começaram as inscrições de trabalhos a serem apresentados no IV Encontro Nacional da JASBRA, que irá comemorar o bicentenário da publicação de Orgulho e Preconceito, em janeiro de 2013, em Belo Horizonte. Olhem o convite, que perfeição. 
Para maiores informações, é só conferir no site.

P.S.: Aos interessados em ler a webzine do blog Jane Austen Portugal, pode ser feito download pelo site. O conteúdo do Anto Saurono, no entanto, só está disponível àqueles que são cadastrados no site Conselho Branco.

23 de out. de 2012

J.R.R. Tolkien Brasil


Mais um excelente site sobre Tolkien. Na verdade, ele é recente, mas demonstra ser uma coisa séria. Os conteúdos são legais, o site conta com sessões de notícias, artigos, arquivos de mídia e também tem uma sessão de podcast. Os artigos são o que tem de mais legal, eu achei. Quem quiser conferir, vai lá: Tolkien Brasil

O Mundo do Senhor dos Anéis (Ives Gandra Martins Filho)


Título: O mundo do Senhor dos Anéis: vida e obra de J.R.R. Tolkien
Autor: Ives Gandra Martins Filho
Editora Madras, 177 p.

O autor se propõe a abordar tudo relacionado a Terra-média, explicando cada personagem, lugar e acontecimento da história. Ele traça paralelos entre a obra de Tolkien e as variadas mitologias que podem ou não ter influenciado o autor. Além de uma biografia objetiva do autor, Martins Filho traça uma árvore genealógica dos seres e sinopses das obras, em ordem cronológica dos acontecimentos em Arda e na Terra-média, tudo isso acompanhado de ilustrações de dois dos melhores ilustradores das obras de Tolkien: os irmãos Hildebrandt.
“O objetivo do presente trabalho é tornar mais compreensível tanto ao leitor quanto ao espectador o mundo imaginado por Tolkien [...]” De maneira bastante objetiva, o autor alcança o objetivo traçado. As ilustrações são perfeitas, como, aliás, é o trabalho dos Hildebrandt, a cronologia das criaturas (desde a criação), tudo isso faz deste livro um excelente trabalho de análise das obras de Tolkien. Muito recomendado.

Bicentenário de Orgulho e Preconceito


OMG! Começaram os preparativos para a comemoração do bicentenário de Orgulho e Preconceito! O JASBRA acaba de anunciar que o 4º Encontro Nacional já está sendo organizado. Quem quiser saber mais, fique de olho no site Jane Austen Sociedade do Brasil.

15 de out. de 2012

The fall of Arthur (J.R.R. Tolkien)


Mais um lançamento :) Dessa vez, será do livro The fall of Arthur, a ser lançado em maio de 2013. TheOneRing anunciou que a editora Harper Collins confirmou o lançamento de um poema sobre o famoso rei Arthur. Editado por Christopher, o livro ainda conterá três ensaios sobre o mundo literário do Rei Arthur.   

“The Fall of Arthur, begun by J.R.R. Tolkien just a few years before The Hobbit, was inspired by tales of the iconic British hero contained within the work of Geoffrey of Monmouth, Thomas Malory and other English poets, but depicts drama and adventure in language only Tolkien could have written. It comprises a work of narrative verse telling of the last days of the King, which has been edited by Christopher Tolkien, who also provides detailed commentary and notes. 
Christopher Tolkien said: “It is well known that a prominent strain in my father’s poetry was his abiding love for the old ‘Northern’ alliterative verse, which extended from the world of Middle-earth (notably in the long but unfinished Lay of the Children of Húrin) to the dramatic dialogue The Homecoming of Beorhtnoth (arising from the Old English poem The Battle of Maldon) and to his ‘Old Norse’ poems The New Lay of the Völsungs and The New Lay of Gudrún (to which he referred in a letter of 1967 as ‘a thing I did many years ago when trying to learn the art of writing alliterative poetry’). In Sir Gawain and the Green Knight he displayed his skill in his rendering of the alliterative verse of the fourteenth century into the same metre in modern English. To these is now added his unfinished and unpublished poem The Fall of Arthur.” 

Sério, não esperava mais nada. Depois de anunciar aqui os lançamentos de novos livros de Tolkien agora no fim do ano (acompanhando o lançamento da primeira parte do filme de O Hobbit), pensei que tão cedo não sairia nada novo. Ainda bem que me enganei. Amei a notícia, agora é esperar pra ver quando será lançado aqui.

Costume Chronicles

Eu já postei algumas traduções de artigos desta webzine aqui no blog. Agora, venho partilhar o documento que fiz, agrupando todas as traduções. A maioria dos artigos aborda Jane Austen e suas obras, mas todo o conteúdo vale uma lida. Eu gosto do jeito como as pessoas que escrevem abordam os temas.

 

7 de out. de 2012

Senhoras dos Anéis (Rosana Rios)


Título: Senhoras dos Anéis: mulheres na obra de J.R.R. Tolkien
Autora: Rosana Rios
Editora Devir, 168 p.

O livro aborda a maioria, se não todas, as personagens femininas na obra de Tolkien. Todas as mulheres (ou fêmeas) que desempenharam papel relevante (para o bem e para o mal) no cânone literário tolkeniano são analisadas por Rosana Rios. A autora também aborda as mulheres na vida de Tolkien e a importância que elas tiveram, seja na vida pessoal do escritor, seja na definição de personagens e acontecimentos em seus livros. 

A questão das personagens femininas da literatura sempre me intrigou. Muito mais nas obras de Tolkien, onde existem uma variedade imensa gama de características a serem analisadas. Tolkien foi um autor que conseguiu utilizar de forma magistral todos os arquétipos femininos (donzela, mulher, anciã) em suas personagens. Algumas vezes, as mulheres, elfas, hobbits e outras fêmeas assumem dois papéis sem, no entanto, um desvalorizar o outro. Um livro muito indicado, não só para aqueles interessados em analisar a obra de Tolkien por outro ângulo, mas para aqueles interessados no estudo de feminino e suas variadas facetas dentro da literatura mundial.

Jane Austen para crianças e jovens


Mais um excelente projeto envolvendo Jane Austen. A Adriana do JASBRA está lecionando para alunos do 6º e 7º anos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, incentivando-os a ler clássicos. Mas não quaisquer clássicos, somente nossa autora favorita, Jane Austen. 


O livro utilizado foi Pride and Prejudice, mais especificamente a edição da Real Reads, com ilustrações da Ann Kronheimer. Uma excelente escolha, já que para leitores nessa idade, as imagens ainda são um fator determinante na hora de escolher um livro pra ler. A iniciativa é tão boa que mereceu uma matéria na edição de junho/julho da revista Regency World (primeira foto). Quem quiser conferir mais sobre esse projeto, é só clicar aqui.