Só passando para desejar um Feliz natal (atrasado) e um ótimo fim de ano. Que 2016 traga muita saúde, paz e sucesso a vocês, seguidores queridos!
29 de dez. de 2015
24 de dez. de 2015
The Lord of the Rings (Brian Sibley)
Título: The Lord of the Rings: official movie guide
Autor: Brian Sibley
Editora Houghton Mifflin Harcourt, 120p.
Este livro inicia com uma breve apresentação sobre o início da produção d'O Senhor dos Anéis, desde o momento em que Peter Jackson se interessou em filmar a série, mostrando um pouco de seus trabalhos como diretor. A parte realmente interessante começa com o capítulo 2, From book to script, onde Sibley aborda todo o trabalho que se teve para transformar a trilogia em roteiro de filme, passando pela criação do mundo de Tolkien (a escolha das locações e a transformação desses lugares na terra-média) até as criaturas do autor. O livro conta com pedaços de informações dos próprios atores sobre seus personagens, falando dos principais da história. Na realidade, esse livro é menor do que o outro de Sibley, que também fala do making of dos filmes, mas traz algumas informações novas, como por exemplo: um esboço do diretor de arte sobre o tamanho dos tipos de personagens, comparando-os para poder ter uma idéia de escalas na hora da filmagem. Eu gostei porque além de informações novas, o livro também traz muitas imagens e fotos maravilhosas, sendo as principais: Peter Jackson sentado no trono de Saruman na Torre de Orthanc (para mim, aquele cenário não era real), e uma visão da maquete de Valfenda (que é perfeita!). Muito recomendado para qualquer fã da trilogia.
22 de dez. de 2015
Behind Jane Austen’s door (Jennifer Forest)
Título: Behind Jane Austen’s door
Autora: Jennifer Forest
54p.
Jane Austen nunca teve controle sobre onde morava ou com quem morava. A proposta de casamento que ela recebeu de Harris Bigg-Wither, que proporcionaria a ela ser dona de sua própria casa, foi recusada e Jane viveu e morreu na casa de sua mãe. Não é de se admirar que seus romances baseiem-se em casas, em lares, sempre um tema central, seja em Orgulho e Preconceito, seja em Persuasão ou Mansfield Park. Cada uma de suas heroínas luta para ter sua própria casa: o casamento para elas significa não só uma aliança romântica, mas um lar onde elas serão as donas e senhoras.
Cada capítulo do livro explora um lugar de uma casa da Regência, descrevendo cada um deles e o que as mulheres fazem nele. O hall de entrada pode ser um aposento prático ou suntuoso, mas em qualquer caso, tem o mesmo objetivo (indicar quem será encaminhado a sala de estar). A sala de estar é o cômodo “público” da família, onde se recebe a visita e onde se mostra o grau de riqueza da família. A sala de jantar difere da sala do café da manhã por esta ser um lugar mais íntimo da família. O vestiário, além de ser um lugar para se guardar as roupas e se banhar, é um dos cômodos mais privativos da dona da casa, assim como o quarto em si. A boa administração da cozinha é um dos fatores que mostra o quanto uma dama foi educada para supervisionar de forma correta sua própria casa.
Mais um livro bem curtinho sobre Jane Austen com uma leitura bem leve. Além de mostrar plantas do térreo e do primeiro andar, com cada cômodo que a eles pertencem, a autora também fornece um apêndice sobre a era regencial. Recomendo.
17 de dez. de 2015
Pré-venda do livro Tolkien l'esperantista: Prima dell’arrivo di Bilbo Baggins
Saiu esses dias no site Tolkien Brasil que Oronzo Cilli, um conhecido fã de Tolkien, já está vendendo seu livro J. R. R. Tolkien, o Esperantista – Antes da Chegada de Bilbo Bolseiro (tradução de Sérgio Ramos).
O livro, co-escrito por Arden Smith e Patrick Wynne, tem 160 páginas e traz prefácio do famoso estudioso de Tolkien, John Garth. Não existem informações sobre uma possível tradução para o português, no entanto talvez saia uma edição em inglês. No aguardo de confirmação. Mas pra quem sabe italiano e quiser saber como comprar, basta clicar aqui.
Eu já havia postado aqui sobre a relação entre Tolkien e o Esperanto. Quem não leu na época o post pode ler agora, só clicar no link.
15 de dez. de 2015
Ajude uma criança e leve um mimo de presente da Jane Austen Literacy Foundation!
Estes dias achei uma novidade (pelo menos para mim) na página do facebook All things Jane Austen. Eles estavam divulgando uma iniciativa da Jane Austen Literacy Foundation. Para os apaixonados por Jane Austen que querem se presentear ou a um amigo, a organização está dando um bookplate (para quem não sabe, bookplate é aquele pedaço de papel decorado que é colado na capa de um livro tem o nome do dono) personalizado. Para isso, basta entrar no site da Jane Austen Literacy Foundation e fazer uma doação. Além de levar esse mimo, estará ajudando a organização a distribuir livros para comunidades e crianças carentes. Uma ótima maneira de ajudar quem precisa em nome de Jane Austen. Para saber mais sobre a organização e como eles trabalham, basta clicar neste link.
Assinar:
Postagens (Atom)