Título: Árvore e folha
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora Martins Fontes, 106p.
Sobre contos de fadas é um ensaio que, como o próprio título diz, fala sobre contos de fadas, suas origens, seus conceitos, sobre o objetivo de serem escritos, além de apresentar várias considerações acerca do mundo fantástico de forma geral.
Folha, de Migalha é um conto sobre a história de um homem comum chamado Migalha, cuja preocupação maior era terminar um de seus trabalhos de pintura, ao mesmo tempo em que tem que se preparar para uma viagem (para a qual ele sempre deixa de lado os preparativos, já que a viagem não tem data). Ele é o tipo de pessoa que ajuda as pessoas sem ver nisso algum tipo de ato benevolente, ajuda por ajudar. O dia da viagem chega e ele parte, sem saber o que será de seu quadro inacabado.
Livro muito interessante e muito fácil de ler. Muito pequeno, tem apenas 114 páginas (o que, para alguém que ama Tolkien como eu e devido a escassez de livros dele e sobre ele em português, é lamentável), se divide em duas partes. Na primeira está um dos ensaios mais famosos que ele já escreveu, que fala sobre os contos de fadas. Na segunda, está uma pequena história sobre um homem que precisa fazer uma longa viagem. Vale muito a pena, pois o ensaio nos mostra a opinião de Tolkien sobre um dos gêneros nos quais ele se tornou um mestre. Só lamento não ter tido esse livro em mãos na época em que escrevia meu TCC. Completamente indicado.