4 de jan. de 2017

Organizando minhas leituras – Parte 2

Continuando com os posts sobre meu caderno de organização de leituras. Já mostrei o caderno em sim, hoje vou falar das categorias que dividi os meus livros. O Skoob até que me ajudou nisso, me inspirei nele e resolvi criar as divisórias: Tenho, Desejados, Comprados, Filmes e Músicas, e para meus blogs, Meu Cantinho Literário e O Fantástico Mundo da Leitura. As divisórias foram outra coisa que eu tentei fazer mas não deu certo, então comprei na loja Doce Sweet. O trabalho ficou impecável:


Nas categoria Tenho, eu resolvi fazer subdivisões e marcá-las com adesivos, dividindo por autores e gêneros. Antes eu iria dividir somente entre gêneros, mas eu tenho muita coisa de e sobre Jane Austen, J.R.R. Tolkien, C.S. Lewis, J.K. Rowling e George R.R. Martin, então resolvi criar divisões para deles. Além dessa divisão entre autores, também tenho divisões para as categorias História, Biblioteconomia (que são as duas faculdades que fiz) e para Letras, outro curso que eu sempre me interessei e por isso fui adquirindo livros sobre. As divisões seguintes são referentes aos gêneros literários: Biografia, Contos, Distopia, etc.
Na categoria de Desejados, anoto os livros que penso em adquirir um dia; em Comprados eu vou anotar os livros adquiridos (por troca também). Aliás, o motivo do caderno ser argolado foi justamente por causa dos livros que eu compro, queria um caderno que durasse mais de um ano, e com um argolado eu só preciso comprar as folhas.
Na categoria de Filmes e Músicas eu anoto os dvds e cds que me interessam, também separados por adesivos indicando o que é Dvd e o que é Cd.


Na categoria dos blogs, eu anoto os livros cujas resenhas serão postadas neles. Por exemplo, eu anoto todos os livros sobre Jane Austen e J.R.R. Tolkien dentro da divisória do blog Meu Cantinho Literário porque esse é o meu espaço dedicado a eles, que são os meus dois escritores favoritos e dos quais eu tenho mais livros.


Na divisória do blog O Fantástico Mundo da Leitura, eu anoto as leituras dos meus outros autores que eu também gosto muito, C.S. Lewis, J.K. Rowling e George R.R. Martin, além dos outros vários livros da minha estante.


Sobre as divisões de autores e gêneros, que eu resolvi marcar com adesivos, eu também tentei fazer utilizar as imagens que eu queria e mandei imprimir em papel etiqueta A4. A impressão ficou boa, na hora de colar no papel que eu não curti muito, então mandei fazer. Os adesivos dos autores e gêneros ainda não tenho comigo, encomendados da loja Vamos papelar. Assim que chegar eu mostro.

Um comentário:

  1. Nossaaaa, que coisa mais lindaaaa!!
    Eu adoro marcar minhas leituras e até mesmo as preferidas. Eu uso o passaporte da leitura.
    https://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir