10 de mai. de 2023

Os filhos de Húrin (J.R.R. Tolkien)

 


Título: Os filhos de Húrin 
Autor: J.R.R. Tolkien 
 Editora HarperCollins, 288p 

Morgoth foi o primeiro Senhor do Escuro. Milhares de anos antes do Um anel ser destruído, os povos da Terra-media sofriam com suas terríveis maquinações. Durante uma das principais batalhas entre homens e elfos contra Morgoth, um guerreiro humano chamado Húrin é feito prisioneiro. Longe de se curvar as exigências de Morgoth e trair os elfos, Húrin devolve todas as provocações e desafios, mas acaba pagando um preço muito alto por isso: a destruição de sua própria família. Preso por um poder obscuro, ele é condenado a assistir sem poder fazer nada às péssimas escolhas e decisões tomadas por sua esposa e filhos que levam ao cumprimento da maldição de Morgoth. 

Bom, eu tenho a primeira edição desse livro em português, mas não podia deixar de comprar essa edição também. Além de ser um primor em todos os quesitos, traz também várias ilustrações lindas do Alan Lee. Essa é uma das histórias de Tolkien que sempre me causa o mesmo desespero e fascínio, não interessa quantas vezes eu leia. Os filhos de Húrin conta aquela história típica do "e se...", "mas ele chegou tão perto de não fazer isso...", "como tudo podia ser diferente...", e eu acho que essa é a graça dessa história (se você conseguir achar graça em um história que é só desgraça), porque você sabe que o destino dos personagens está traçado, mas mesmo assim percebe ou deseja que se as escolhas deles tivessem sido outras, as coisas não teriam sido tão desesperadoras. Fazia muito tempo que eu não pegava um livro de Tolkien para ler, então foi um prazer ler novamente essa história. Recomendo por óbvias razões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário