28 de mai. de 2012

A lenda de Sigurd e Gudrún (J.R.R. Tolkien)



Título: A lenda de Sigurd e Gudrún
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora Martins Fontes, 440 p.

A lenda de Sigurd e Gudrún conta a história de Sigurd, o grande matador de dragões, que matou Fáfnir e se apossou do tesouro do dragão. Por seu feito, se tornou em herói celebrado. Ele desperta a valquíria Brynhild e se torna seu prometido. Sigurd se une aos príncipes dos Niflungs através de um pacto de sangue e desperta o amor da princesa Gudrún. Intensos, dramáticos, apaixonados são os acontecimentos que se seguem, e tudo culmina na morte de Sigurd pelas mãos dos que lhe juraram amizade. Após sua morte, Gudrún se une a Atli (o rei histórico dos hunos, Átila) com o único objetivo de vingar Sigurd.

A lenda de Sigurd e Gudrún nos é apresentada neste livro com toda a sagacidade de um grande estudioso da mitologia nórdica. Em mais um brilhante trabalho, Christopher Tolkien conseguiu reunir as anotações e os fragmentos de seu pai sobre um dos maiores contos nórdicos: a lenda do matador de dragão.
Em seu Prefácio, Christopher tece explicações acerca dos poemas escritos pelo pai sobre a lenda dos Völsungs e Niglungs e aborda a influência sofrida por Richard Wagner ao compor seu ciclo de óperas O Anel (explicação muito bem vinda, já que a maioria das pessoas insiste em comparar as obras de Tolkien e do compositor).
Segundo Christopher, foi com o objetivo de “ouvir a voz do autor dos poemas” apresentados no livro que ele publicou parte de uma conferência onde Tolkien falou sobre o nórdico antigo. Nesta pequena parte, Tolkien introduz o leitor à chamada Edda Antiga, abordando a Edda em Prosa, a Völsunga Saga e no que consiste o texto dos poemas, dentre outras (detalhadas) explicações. Um livro excelente, uma obra grandiosa do melhor escritor de fantasia do século XX.

2 comentários:

  1. oi nat
    otima resenha.
    eu tenho esse livro, mas ainda nao li, quero muito pois eu amo Tolkien!

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Leia, vc não vai se arrepender. Até mais.

    ResponderExcluir