30 de jan. de 2013

Promoção Jane Austen & J.R.R. Tolkien - RESULTADO


Oie, gente. Em primeiro lugar, queria agradecer a todo mundo que participou na primeira promoção do blog Meu Cantinho Literário, em parceria com o Hot Rio Chick. Muita gente participou, mais até do que eu pensava :) 
Então, vamos logo com isso. A vencedora da promoção, que vai levar um exemplar do livro As cartas de J.R.R. Tolkien, um ebook de A friendship of a special kind e marcadores de Jane Austen e do Hobbit, foi:
  a Rafflecopter giveaway

Tatiana Resende, parabéns! Você tem 48h para entrar em contato pelo email natalcantarachagas@yahoo.com.br. Se isso não acontecer, realizaremos um novo sorteio. Obrigada a todos pela participação.

25 de jan. de 2013

Christopher Tolkien e a questão dos direitos autorais


Mais uma discussão sobre a questão dos direitos autorais das obras de Tolkien deixou os fãs em polvorosa. O site Tolkien Brasil traduziu um artigo interessante sobre a decisão de Christopher Tolkien, herdeiro literário do escritor, em não permitir mais nenhum filme baseado nos livros de seu pai. Para ler o artigo, é só clicar aqui.

Orgulho e Preconceito (1995) – The P&P Bicentenary Challenge


Orgulho e Preconceito é uma série britânica produzida em 1995, adaptação da obra homônima de Jane Austen, publicada em 1813.

Colin Firth assume o papel do galã mal-humorado Mr. Darcy, enquanto Lizzie Bennet é interpretada por Jennifer Ehle. Ambos estão ótimos em seus papéis, principalmente (lógico, claro, tinha que ser ele) Colin Firth. Até hoje, essa foi a segunda adaptação de Orgulho e Preconceito que assisti, e devo dizer que adorei. Claro, como toda adaptação, deixa a desejar em alguns quesitos (como no caso do primeiro pedido de casamento, achei muito seco de emoções, indignas do estado de espírito perturbadamente apaixonado de Mr. Darcy na ocasião), mas compensa em outras partes (quando Darcy e Lizzie se encontram em Pemberley, a pressa dele em fazer a moça e os tios se sentirem bem-vindos – OMG! – e a cena em que ele escreve a famosa carta, para citar exemplos). Agora eu entendo porque todo mundo entre as janeites consideram Colin Firth o perfeito Darcy. Ele está simplesmente apaixonante. O cenário, as mansões, as paisagens, as atuações, tudo isso faz com que essa série seja indicada para todos: para divertir quem gosta de uma boa série de TV; para ensinar novatos em Austen e para fazerem as janeites confessas se apaixonarem mais ainda por essa obra singular.

Pride and Prejudice is a British series produced in 1995, adapting the work of the same name by Jane Austen, published in 1813.

Colin Firth plays the role of heratthrob grumpy Mr. Darcy, while Lizzie Bennet is interpreted by Jennifer Ehle. Both are great in their roles, specially (of course, had to be him) Collin Firth. Until today, this was the second Pride and Prejudice adaptation I watched and I must say that I loved it. Of course, like any adaptation, it is lacking in some parts (as in the case of the first marriage proposal, I found very dry of emotions, unworthy of the disturbingly passionate state of mind of Mr Darcy on the occasion), but compensate in other parts (when Darcy and Lizzie are at Pemberley, his haste to make the lady and their relatives feel welcome – OMG! – and the scene where he writes the famous letter, to quote examples). Now I understand why everyone between janeites consider Colin Firth the perfect Darcy. It is simply fascinating. The setting, the mansions, the landscapes, the acting, everything that makes this series is suitable for everyone: for those who like to enjoy a good TV series; to teach beginners to do in Austen and to make the declared janeites fall in love even more for this singular work.

9 de jan. de 2013

J.R.R. Tolkien e a tradição da Terra-média


2013 chegou e trouxe muitas criticas ao filme do ano (passado), O Hobbit: uma jornada inesperada, inspirado no livro de J.R.R. Tolkien. Algumas boas, outras ruins, outras ridículas e sem-noção, que insistiam em ficar comparando o filme com a trilogia O Senhor dos Anéis. Algumas outras piores ainda, que resolveram escrachar Tolkien e sua obra, relegando-o a um mero escritor de fantasia sem nenhum valor literário. No meio de tanta besteira, eis que acho o artigo do Reinaldo José Lopes, publicado na página virtual do jornal A Folha de São Paulo, sobre a importância do autor para o mundo da literatura. Vale a pena ler.

The Pride and Prejudice Bicentenary Challenge 2013


A Ann Laurel Nattress do AustenProse me convidou pelo Facebook a participar do desafio em comemoração ao bicentenário de Orgulho e Preconceito. É o Pride and Prejudice Bicentenary Challenge 2013. Em 2011, devido ao bicentenário de Razão e Sensibilidade, eu tentei participar, mas não consegui. Este ano, ainda bem, tenho várias leituras interessantes e adaptações para ler e assistir. Os detalhes do Desafio podem ser conferidos na página do blog, mas eu vou dar só uma palhinha aqui: 

- O desafio começa no dia 1 de Janeiro de 2013 e vai até 31 de Dezembro de 2013. 
- Os níveis de participação (gostei disso, devo dizer) são: Neófito (leitura de 1 a 4 livros), Discípulo (leitura de 5 a 8 livros), Aficionados (leitura de 9 a 12 livros). 
- As inscrições podem ser feitas até o dia 1 de Julho de 2013. 
- O desafio começa no dia 9 de Janeiro (hoje especificamente). 

Eu nem sabia do desafio, e já tinha separado um monte de livros sobre Jane Austen e, mais especificamente, Orgulho e Preconceito para ler. A maioria é de sequels, os livros escritos por fãs. Agora vou aumentar a lista. O mais legal é que você pode fazer uma releitura do livro, basta ser uma nova edição. Faço parte da categoria de Aficionados :) 
Minha lista de leitura é:

- Janeiro: Pride and Prejudice (1995)
- Fevereiro: Moira Bianchi - Friendship of a special kind
- Março: Miss Austen regrets (2008)
- Abril: Abigail Reynolds - Pemberley Variations-1-Impulse and Initiative
- Maio: Abigail Reynolds - Pemberley Variations-2-Mr. Fitzwiliam Darcy
- Junho: Abigail Reynolds - Pemberley Variations-3-Without Reserve
- Julho: Abigail Reynolds - Pemberley Variations-4-By force of instinct
- Agosto: Abigail Reynolds - Pemberley Variations-5-From Lambton to Longbourn
- Setembro: Karen Doornebos - Definitely not Mr. Darcy
- Outubro: Shannon hale – Austenland
- Novembro: Abigail Reynolds - Rule of Reason
- Dezembro: Victoria Connelly - A weekend with Mr. Darcy

Esse ano vai ser bom rsrsrsrs. Lotado de Mr. Darcy.

2 de jan. de 2013

Retrospectiva 2012 e Leituras para 2013



2012 foi um ano excelente, no que diz respeito a livros e leitura para mim. Consegui muito mais livros do que imaginei que conseguiria, entre trocas e compras. Li outros que estavam na estante há muito tempo, enfim, foi um ano muito bom. Só para se ter noção dos meus lidos, esse ano bati o recorde: 105 livros lidos. Muitos livros de Jane Austen e principalmente Tolkien. 2013 não será diferente. Com o lançamento do filme O Hobbit: uma jornada inesperada em dezembro, foram publicados muitos livros sobre Tolkien, alguns publicações inéditas do autor no Brasil, como Mr. Bliss e Cartas do Papai Noel. Ano passado eu tinha lido a edição portuguesa deste último, mas é muito bom ter agora em mãos a edição brasileira. Minha lista esse ano já está na meta de leitura do Skoob. Resta saber se vou conseguir :p