17 de nov. de 2017

Nova série sobre O Senhor dos Anéis e renúncia de Christopher Tolkien

Essa semana bem que poderia ser chamada de "Semana Tolkien", dadas as notícias sobre o autor e suas obras que saíram em todos os lugares.


Primeiro, foi confirmado que a Amazon Studios irá produzir uma série de TV baseada em O Senhor dos Anéis, em parceria com a Tolkien Estate and Trust. A série terá várias temporadas e abordará histórias que não foram adaptadas para o cinema. Confira a declaração dos representantes dos projetos:

“O Senhor dos Anéis é um fenômeno cultural que capturou a imaginação de gerações de fãs através da literatura e dos cinemas” disse Sharon Tal Yguado, chefe da Scripted Series, Amazon Studios. “Estamos honrados de trabalhar com o Tolkien Estate and Trust, HarperCollins e New Line nessa excitante colaboração para a televisão e estamos ansiosos para levar os fãs de O Senhor dos Anéis em uma nova jornada épica na Terra Média.

Estamos encantados que a Amazon, com seu comprometimento de longa data com a literatura, seja o lar da primeira série televisiva de múltiplas temporadas de “O Senhor dos Anéis”, adiciona Matt Galsor, um representante do Tolkien Estate and Trust e HarperCollins. “Sharon e a equipe da Amazon Studios têm ideias excepcionais para trazer à tela histórias baseadas na obra de J.R.R. Tolkien que não foram exploradas anteriormente.”


A outra notícia que pegou todo mundo de surpresa (algumas pessoas de forma triste, como eu) foi a renúncia de Christopher Tolkien da direção da Tolkien Estate. Aos 93 anos, Christopher vem editando e publicando o trabalho inacabado de seu pai por muito tempo, sendo sua última contribuição a publicação de Beren and Lúthien no início desse ano.


O site TheOneRing faz uma análise muito boa sobre o papel de Christopher na direção da Tolkien Estate e como sua saída irá mudar a forma como as coisas são conduzidas no que diz respeito aos direitos para adaptações das obras de seu pai (a própria notícia sobre a nova série já é um reflexo dessa mudança). Para conferir o texto na íntegra, é só clicar aqui.


Meu comentário pessoal de fã: desde que vi a confirmação da produção dessa nova série, não botei fé. E continuo não apostando nisso. A obra de Tolkien ganha em complexidade de várias outras obras literárias e se as mais simples foram avacalhadas em suas adaptações (basta ver a última temporada de Game of Thrones), imaginem o que pode ser feito com o material de O Senhor dos Anéis que é variado e não chegou a ser adaptado. O Hobbit, que uma das histórias mais simples de Tolkien, foi adaptada e conseguiu, no final, ser uma decepção. O que resta a fazer é agradecer a Christopher Tolkien por todo o zelo com o qual tratou a obra do pai e esperar para ver no que essa nova adaptação vai dar.

Um comentário: