8 de abr. de 2019

Fashion in the time of Jane Austen (Sarah Jane Downing)


Título: Fashion in the time of Jane Austen
Autora: Sarah Jane Downing
Editora Shire, 64p.

A França sempre foi um grande país influenciador da cultura mundial, e no que diz respeito a moda, continua assim até hoje. Mas as coisas mudaram na transição do século XVIII para o XIX, mais precisamente depois da Revolução Francesa. Até as guerras napoleônicas, era costume grandes costureiros entregarem suas encomendas muito desejadas pela Europa inteira. Depois da revolução, as saias rodadas e volumosas de brocado deram lugar a vestidos mais simples, com a chamada cintura imperial (bem abaixo do busto) e com um design mais apertado e restrito. Os livros de Jane Austen foram escritos durante essa época de dominância de vestidos de cinturas altas e mangas curtas. O vestuário masculino também sofreu mudanças. Este livro discute a moda e tudo que nela está incluído.

Desde que eu abordei moda como parte do meu TCC de História e fiz um projeto na faculdade de Biblioteconomia sobre o mesmo assunto, tomei gosto, então todo livro sobre moda que encontro, preciso ler. Foi uma alegria encontrar algum que aborde a moda no tempo de Jane Austen. O livro é bem fino, só 64 páginas, e parece mais uma monografia que outra coisa. As ilustrações são um chamativo que não poderia faltar, lógico, mais fácil de absorver a leitura. Muito indicado.

2 comentários:

  1. Que ótimo você ter feito uma resenha! Eu tenho esse livro mas não pensei em escrever sobre minha leitura! obrigada! Vou replicar no blog, tudo bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana. Leia, você vai adorar. E pode ficar à vontade :)

      Excluir