14 de ago. de 2019

Tolkien among the moderns (Ralph C. Wood)


Título: Tolkien among the moderns
Autor: Ralph C. Wood
Editora University of Notre Dame Press, 312p.

Enquanto muitos críticos conseguem perceber que a obra de Tolkien está imbuída de sua visão moral e religiosa, é menos evidente para eles que o autor confronte as principais preocupações filosóficas e literárias abordadas pelos escritores e pensadores modernos. Pelos nove capítulos, este livro coloca as obras de Tolkien em compromisso com os dilemas modernos. Estes nove ensaios nasceram de um seminário chamado “Reading Tolkien and Living the Virtues, resultado de encontros de acadêmicos de várias faculdades e universidades americanas e também de várias disciplinas, patrocinado pelo Programa Lilly Fellows em Humanidades e Artes, realizado na Universidade Baylor.

Este livro foi um achado. Confesso que fiquei um pouco confusa no início da leitura, mas por sorte, desde a introdução, já fica claro que o objetivo do livro é justamente mostrar que Tolkien aborda SIM as mesmas questões que escritores modernos apresentam em suas obras. Ele tem poucos capítulos, mas cada um analisa de forma inteligente e objetiva o aspecto da obra que se propõe. Meus dois capítulos favoritos: Helen Lasseter Freeh analisa O Silmarillion e conclui que nada está determinado e que cada pessoa é livre para fazer suas próprias escolhas; Michael Thomas compara Dom Quixote e seu escudeiro com Frodo e Sam. Livro completamente recomendado.

12 de ago. de 2019

Jane Austen and the english landscape (Mavis Batey)


Título: Jane Austen and the english landscape
Autora: Mavis Batey
Editora Amer Bar Assn, 135p.

Sinopse: Landscape historian Batey explores real and fictional settings of Austen's novels. In each chapter she uses a different Austen novel to discuss the style of gardens and landscapes during the early 19th century and Regency England. A continuing theme is the tension between Georgian propriety and the challenging Romantic ideals as they played out in the English landscape. Photos and reproductions of paintings supplement the text.

Este livro é uma verdadeira maravilha. Através de um conjunto de belas ilustrações, Mavis Batey fornece explicações muito bem detalhadas de como Jane Austen estudou a aparência das paisagens naturais e artificiais e como se pode visualizar ambas de forma crítica. A própria autora era uma especialista no assunto (Mavis foi consultora da BBC para a adaptação de Orgulho e Preconceito de 1995, além de prestar um grande serviço no trabalho de restauração do parque Nuneham Courtney e se tornar membro da Garden History Society). Livro completamente indicado.