31 de mar. de 2010

Desafio Literário - Março: Emma (Jane Austen)


Tema: Romance

Mês: Março

Título: Emma

Autor do livro: Jane Austen

Editora: BestSeller

Nº de páginas: 460

O livro é sobre...
Emma, uma jovem aristocrata, vive entediada em uma localidade perto de Londres em companhia de seu pai. Depois que sua governanta e confidente se casa, sua vida torna-se mais enfadonha. Até esquece seus anseios amorosos. Mas quando menos espera surge um amor.

Eu escolhi este livro porque...
Era o que faltava, dos livros de Austen, eu ler. tá certo que ainda falta Lady Susan e Amor e Amizade, mas o primeiro não tem tradução para o português e o segundo, só para o português lusitano. Enfim. Adoro Jane Austen e suas histórias. Emma está longe de ser a minha favorita, mas a história é bacana, a personagem é engraçada (quando resolve se meter arranjar marido para as outras jovens e insiste em dizer que não vai casar nunca), a narrativa é ótima, Mr. Knightley eu adorei. As situações são hilárias e até ridículas, como na vida real quando as pessoas resolvem se meter na vida amorosa dos outros.

A leitura foi...
Ótima. Como toda leitura de Austen, na minha opinião. Sou fã, mas não sou cega. Alguém pode achar que eu exagero, mas não. Adoro os romances da escritora e acho sim todos agradáveis. Alguns personagens são cativantes, outros não. O engraçado é que nesse livro eu não achei um personagem masculino que começa sendo o "mocinho" da história e vira o "vilão", como acontece em Orgulho e Preconceito (Mr. Wickham) e Razão e Sensibilidade (Mr. Willoughby). Franck Churchill não se encaixa nessa categoria, apesar do que possam achar (quem conhece a história). Jane Fairfax continua uma incógnita (não admito comparações com Lucy Steele, de Razão e Sensibilidade), e Harriet Smith eu achei meio... leza. Pronto, falei. Não entendo como uma pessoa pode se fiar na opinião de outra quando o assunto é tão sério quanto uma proposta de casamento podia ser na Inglaterra do século XVIII. Juro, não entendo. Como ela recusa Mr. Martin porque a enxerida da Emma não achava que ele seria um bom marido para Harriet. Mas no fim tudo se acerta.
Sobre esse livro, o que tenho a dizer é que: eu comecei a ler uma edição, passei por outra e terminei em uma terceira. Por que? Bom, porque a edição em português que eu tinha era em ebook, uma dessas traduções podres da internet. Só aguentei até o capítulo 5. Aí emprestei a edição em inglês do meu curso de inglês, uma coleção da Oxford, mas não li muito dele porque não ia dar tempo de terminar até o fim do mês (comecei a ler muito tarde). Por fim, mudei pra outra edição emprestada no mesmo curso e terminei hoje. Espero que os participantes do Desafio não me achem desonesta devido às informações sobre o livro que coloquei acima (foto da capa, editora, paginas...). O livro que ilustra o post é o que eu mandei buscar e a única tradução viável de Emma para o português que eu achei até hoje. Pensei que fosse chegar a tempo do Desafio, mas não. Aí tive que me virar com o ebook.

A nota que eu dou para o livro:
5-Ótimo.

5 comentários:

  1. Oi, Natallie
    Honestidade pura! Ainda não li Emma, mas sou admiradora da obra de Jane Austen assim como você. Deve ser uma leitura promissora.
    Excelente participação!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Eu A-DO-RO Jane Austen! Sou fã incondicional dela e de Tolkien. Te indico essa edição que mandei buscar, na Livraria da Travessa. A capa é linda, na verdade é uma parte de uma pintura. Os outros livros dela também a venda na Travessa, Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade, tem as capas como continuação dessa pintura. Muito lindas.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Natalie,
    Excelente resenha!
    Eu também li Jane Austen - estou numa fase de redescobri-la. (Risos).
    Até agora li dois de seus livros: Orgulho e Preconceito e Persuasão. Agora falta Emma e os outros!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Sonia. Leia mesmo, Jane Austen é mara!

    ResponderExcluir
  5. eu nao consegui terminar emma e a culpa é da jane que fez uma personagem tao perfeita que chega a dar raiva de tao pomposa que ela é. rsrs


    apesar da emma ser chatinha na minha opiniao quero voltar a terminar pq a leitura é otima, só preciso me exorcizar e perdoar a coitada da personagem que acha que tem razao em tudo.

    ResponderExcluir