30 de jul. de 2012

The complete guide to teaching Jane Austen


Um guia para ensinar Jane Austen, que oferece idéias e dicas sobre como ensinar as obras da autora através dos filmes baseados nos livros. Este guia faz uma breve biografia da autora até começar a explorar a sinopse de cada filme, tanto daqueles baseados na vida de Jane quanto nas suas obras. Éste guia pode ser uma excelente ferramenta de trabalho para professores de inglês, pois não exclui a leitura dos livros ao estimular o aluno a ver os filmes. Muito indicado. 

O atlas da Terra-média (Karen Wynn Fonstad)


Título: O atlas da Terra-média: um guia autêntico e atualizado para a geografia de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion, de J.R.R. Tolkien 
Autora: Karen Wynn Fonstad
Editora Martins Fontes, 210 p.

A geografia de Arda e da Terra-média em sua plenitude. Com ilustrações ricas em detalhes, este livro apresenta ao leitor os mapas das terras e lugares que fazem parte do universo de Tolkien, demonstrado Arda no momento da criação, passando pelos grandes reinos élficos, atravessando Númenor, até chegar ao Condado e aos reinos que existiam na Terra-média, a autora, aborda aspectos como a vegetação e o clima para reconstruir as regiões e traçar o caminho percorrido pelos personagens de Tolkien. 

Um livro perfeito, não só pelas ilustrações, mas pelos detalhes. Cada lugar é analisado, cada terreno é traçado. Uma excelente indicação para todos aqueles curiosos sobre o aspecto geográfico das obras de Tolkien.

23 de jul. de 2012

O mundo mágico do Senhor dos Anéis (David Colbert)


Título: O mundo mágico do Senhor dos Anéis: mitos lendas e histórias fascinantes
Autor: David Colbert
Editora Sextante, 187 p.

“Por que os elfos fazem os anéis?”
“Por que Tolkien fez Bilbo desaparecer?”
“O que Tolkien via em Galadriel?”
“Gollum já foi bom?”
“Como os orcs se tornaram tão feios?”


Essas são somente cinco das muitas perguntas que David Colbert responde em seu livro. Com o objetivo de tirar algumas dúvidas de antigos e novos fãs de Tolkien. Com uma linguagem bastante acessível, o autor responde os questionamentos utilizando os pensamentos do próprio Tolkien. O livro revela quais as fontes de inspiração para os personagens, lugares, acontecimentos, idiomas e sistemas de escrita criados por Tolkien, sendo um excelente guia de entrada para a vida e as idéias do autor.

O primeiro livro sobre Tolkien que li na vida. Talvez por sua linguagem leve, ou talvez porque os capítulos estão em forma de perguntas, ou até porque é ilustrado, o fato é que o livro de Colbert é um dos melhores que existem.

So you think you know Jane Austen (John Sutherland & Deirdre Le Faye)


Título: So you think you know Jane Austen: a literary quizbook
Autores: John Sutherland & Deirdre Le Faye
Editora Oxford University, 240 p.

Este livro é recheado de perguntas sobre Jane Austen e seu mundo. Os quizzes, introduzidos por um breve resumo de cada livro, estão divididos em níveis de dificuldade, de acordo com cada obra. Através das respostas, dos erros e acertos, o leitor pode perceber o quão bem conhece (ou desconhece) Jane Austen. Este livro tem o objetivo de divertir e também ensinar, a ler de forma a desenvolver uma dedução interpretativa. Completar o livro garante um conhecimento maior de Austen e suas obras, assim como dos ensinamentos e lições contidos nelas.

15 de jul. de 2012

O Hobbit: Uma Viagem Inesperada wallpaper

Mobile wallpaper

O TheOneRing noticiou que a Warner Brothers liberou um aplicativo para quem quiser customizar e criar seu próprio wallpaper com imagens de O Hobbit, liberadas pela Entertainment Weekly (aquelas imagens maravilhosas que já estão circulando na internet). Você criar wallpapers para desktop, ícones para perfils, capas para facebook, dentre outros.


Eu já fiz alguns wallpapers (a imagem de cima é um deles). Os outros:

Facebook cover 1

Facebook cover 2

Desktop wallpaper 1

Desktop wallpaper 2

Twitter skin

Além disso, o TheOneRing anunciou que o segundo trailer será divulgado em breve.

Agora, uma notícia brasileira: a Valinor avisou que a editora WMF Martins Fontes está se preparando para o lançamento do filme em dezembro. Será publicado em novembro um guia ilustrado e uma edição do livro com a capa do filme Uma jornada inesperada. A melhor parte é esta: "Para 2013 está prevista edição de luxo com 10 mil cópias – mesma tiragem da edição de luxo de “O Senhor dos Anéis”, que, lançada pela editora “irmã” da WMF, a Martins, esgotou-se em um mês.”. Sim, ela está falando daquela famosa edição de capa dura preta com as bordas douradas.”

Emma Thompson - The Sense and Sensibility Screenplay & Diaries


Título: The Sense ans Sensibility screenplay & diaries
Autora: Emma Thompson
Editora Newmarket, 288 p.

O livro do making of da adaptação cinematográfica Razão e Sensibilidade, de 1995. Este livro, na verdade, não é exatamente sobre o making of. Ele fala dos atores e da adaptação do livro, mas o foco central é o diário da atriz Emma Thompson, a Elinor, onde ela fala dos dias de gravação de uma maneira bastante divertida. Um dos momentos engraçados:

“MONDAY 22 MAY: Up early to leave. Walked out of my bedroom to find my fat face outside every bedroom door on the Cannes Newsletter. A surreal and essentially unpleasant moment.”

O livro também mostra algumas fotos que, mesmo em preto e branco, não desfavorecem o livro. Alguns apêndices (contendo, dentre outras coisas, uma carta de Imogen Stubbs para Elinor) completam a obra.

Um livro bastante indicado. Emma Thompson é engraçada, ver os dias de gravação da perspectiva dela foi muito bom, além de descobrir algumas curiosidades do filme. Uma leitura leve para os fãs mais adoradores de Jane Austen. Recomendado.

10 de jul. de 2012

O Hobbit: uma jornada inesperada Super Banner


A Omelete divulgou ontem um super banner do filme O Hobbit: uma jornada inesperada, que será lançado no fim do ano. O banner mostra algumas das cenas mais importantes da história: a chegada do grupo em Valfenda, os wargs (diferentes), os anões nos barris e (o que eu mais queria ver) Beorn, o homem urso!!!!!!!!!!! É de surtar por antecipação. Como o banner é imenso, não pude postar ele todo, a imagem acima é só uma amostra. Para vê-lo na íntegra é só dar um pulo no site da Omelete.
DEZEMBRO, CHEGA LOGO, POR FAVOR!!!!!!!!!!!!!

9 de jul. de 2012

Hobbits, elfos e magos (Michael N. Stanton)

Título: Hobbits, elfos e magos: explorando as maravilhas e o mundo de O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien
Autor: Michael N. Stanton
Editora Frente, 208 p.

Nesta obra, o autor analisa o contexto autoral e editorial em que Tolkien começou a escrever suas obras. Em seguida, ele aborda aspectos como a geografia, história, temática, os mitos e idiomas presentes no mundo criado por Tolkien, assim como as criaturas e personagens. De forma mais abrangente, o autor analisa os personagens inimigos, os idiomas e escritas de Arda. Finalmente, o autor fala sobre as canções e a questão dos sonhos presente nas obras.

Um resumo de cada livro da trilogia ajuda a situar o leitor de primeira viagem no mundo criado por Tolkien. Diferentemente de outros autores que analisam o autor e sua obra, Michael aborda de forma mais detalhada a questão dos personagens “maus” e o papel que desempenham na história. Uma das melhores explorações da obra de Tolkien e sua importância no mundo literário.

If Jane Austen had a laptop, por Joan Wickersham


It is a truth universally acknowledged that a bored and curious writer will occasionally plug her own name into the Amazon.com search engine. If Jane Austen were around, and decided to try this on a solitary afternoon, she might find the results excessively diverting.

Um excelente artigo escrito por Joan Wickersham, If Jane Austen had a laptop, fala o que Jane Austen faria se tivesse um compitador. Só pela frase inicial (acima), já dá pra perceber o tom de humor do texto.
Ela não só se sentiria satisfeita ao ver seus romances publicados, mas também obras da juvenília e inacabadas. Joan descreve as maravilhas que Jane encontraria na internet (ela logo colocaria na cesta de compras Orgulho e Preconceito e zumbis). O artigo original se encontra no site Boston, mas somente podem visualizá-lo na íntegra quem é cadastrado. Então, a Haline do Becoming Jane postou um resumo do artigo. É muito engraçado:

Ao perceber que no site da amazon existe uma tag onde é possível ver o que os outros leitores andam comprando quando compras os livros dela. Talvez ela pense que irá encontrar autores de sua época como Fielding, Sterne, Mrs. Radcliffe. Mas não... ela encontra algo como: Mr. Darcy Takes a Wife. Finalmente descobre que há mais de 275 livros entre continuaçòes, paródias, etc. Além é claro, dos DVDS, que ela faz o download de alguns. Jane assisti Colin Firth tentou esfriar sua paixão por Lizzy mergulhando em um lago e saindo com camisa molhada e quase mostrando tudo. Além é claro do filme de 2005, onde Keira Knightley e Matthew Macfadyen, como Elizabeth e Darcy, se beijam vestindo apenas pijamas. Jane percebe que seus personagens agora possuem atitudes modernas e poucas peças de roupas.

O artigo acabou me lembrando das confusões em que Amanda se meteu quando foi parar no enredo de Orgulho e Preconceito (na série Lost in Austen), enquanto Lizzie se deu muito bem no nosso mundo. Eu sei que Jane Austen amava Emma mais do que todas as suas heroínas, mas será que nisso ela seria semelhante a Lizzie Bennet? Ou se enrolaria toda como Amanda?

2 de jul. de 2012

The Lord of the Rings Sketchbook (Alan Lee)


Título: The Lord of the Rings Sketchbook
Autor: Alan Lee
Editora HarperCollins, 192 p.

Um livro perfeito, que mostra os primeiros esboços da arte conceitual da trilogia O Senhor dos Anéis. O autor analisa sua própria criação e a abordagem tomada por ele na “construção” do mundo de Tolkien. O livro contém mais de 150 ilustrações que mostram a evolução de seus desenhos até a arte final, assim como 20 ilustrações coloridas feitas para a arte do filme de Peter Jackson.

Fiquei louca quando descobri que o próprio Alan Lee veio ao Brasil para divulgar o livro. É um senhor livro, ilustrado (como eu gosto), sobre a evolução do seu processo criativo. Afinal, ver o Condado e Valfenda na tela de cinema foi simplesmente o máximo. E descobrir como aquilo tudo surgiu é melhor ainda. Muito recomendado.

Jane Austen (Álvaro Pina)



Título: Jane Austen
Autor: Álvaro Pina
Editora Colibri, 320p.

O primeiro volume é dedicado ao estudo de Jane Austen, a romancista a quem se deve a primeira grande realização artística e estética no romance inglês - a grande realização que torna o romance inglês um campo de estudo e investigação ímpar nos quadros da literatura inglesa e identifica uma diagnose civilizacional e cultural insubstituível.

O autor analisa o panorama histórico-político em que Jane Austen viveu, a sociedade e cultura, esboçando um pequeno panorama da vida nas cidades e propriedades rurais. Um pequeno capítulo dessa primeira parte é dedicado ao esboço do mundo feminino retratado nas obras de Jane Austen. Em seguida, Pina fala da autora como romancista e dos traços do seu romance. Nos capítulos seguintes, o autor analisa cada uma das obras de Jane Austen do ponto de vista da narrativa e do romance enquanto gênero literário.

Esse livro é excelente. Além de analisar cada aspecto do contexto histórico em que a autora viveu, também analisa cada uma das obras. A melhor parte é sobre Northanger Abbey, porque análise me fez entender o livro, o único que eu nunca gostei de Jane. Muito recomendado.