18 de jun. de 2013

Tales before Tolkien (Douglas A. Anderson)


Título: Tales before Tolkien: the roots of modern fantasy
Autor: Douglas A. Anderson
Editora Del Rey Books, 517p.

Uma antologia que reune 21 histórias pequenas, de autores cujos temas e personagens apresentam semelhanças com aqueles criados por Tolkien, comumente conhecido como o pai da fantasia moderna. A cada história, Douglas Anderson inclui notas e observações próprias que servem para introduzir o leitor, seja ele fã ou não de Tolkien. As histórias foram dispostas cronologicamente, elas são contos de fadas e histórias fantásticas sobre uma variedade de mitos antigos. Andrew Lang reconta a jornada de Sigurd, enquanto Kenneth Morris conta a história de um viking e sua recusa em abandonar sua religião para seguir o cristianismo. E assim por diante.

Como tudo sobre Tolkien que me cai em mãos, estava muito ansiosa para ler esse livro. Só que, como tudo sobre Tolkien, eu adquiro um livro novo sobre o autor e fico “rendendo”, guardando ele pra ler no futuro, já que não consigo comprar tantas publicações internacionais sobre o autor e as edições brasileiras são bem raras... Simplesmente amei esse livro. Algumas das pequenas histórias, como o próprio Anderson admite, não tem nada a ver com os trabalhos de Tolkien, só foram incluídas para que o leitor tenha uma noção dos escritos de fantasia na virada do século. Mesmo assim, eu recomendo.

Mr. Darcy’s letter (Abigail Reynolds)


Título: Mr. Darcy’s letter
Autora: Abigail Reynolds
Interdital Press, 264p.

Elizabeth Bennet pensa que foi um sonho. Mas não, foi realidade. Mr. Darcy realmente pediu sua mão em casamento. Se sentindo indisposta, ela resolve ir caminhar, mas volta atrás com receio de encontrá-lo. Enquanto isso, Mr. Darcy está nervoso, resolvido a entregar a moça uma carta que explica tudo que ele fez, em relação a Jane e Bingley e Mr. Wickham. No entanto, Lizzie não aceita a carta, mesmo quando Charlotte, a pedido de Darcy, tenta entregar a carta. Darcy, acreditando que Lizzie sabe de tudo, está ansioso para partir de Rosings. Enquanto isso, Lizzie está de volta e em Meryton ela encontra Mr. Wickham, novamente solteiro. Sem saber sobre o verdadeiro caráter do soldado, ela conta tudo a ele. A surpresa de Wickham é verdadeira e ele se torna mais galante do que nunca. Em casa, Jane dá sua opinião sobre o acontecido a Elizabeth, o que faz esta perceber que a irmã ainda sofre por Bingley. Lizzie está determinada a esquecer Darcy, no entanto ele não tem sucesso em esquecê-la. Quando ele a encontra durante sua viagem com os tios, descobre que ela não leu sua carta. Então, sem esperar mais nada, ele conta a Lizzie a verdade. E uma carta de Jane confirma tudo. Agora, Lizzie vai embora sem esperar vê-lo de novo, mas Darcy tem outros planos.

Esse livro é diferente. Em todas as sequências de O&P que já li, Elizabeth sempre lia a carta de Mr. Darcy. Qual não foi minha surpresa quando ela simplesmente não lê a carta. E pior: se antes eu quase tive uma coisa por ela ignorar a carta, praticamente morri quando ela acaba contando tudo ao Wickham! Realmente gostei desta reviravolta porque realmente nunca havia pensado nesta alternativa. Sempre considerei que as sequencias mostrariam ela lendo a carta e descobrindo o verdadeiro caráter do soldado. E claro, adorei os esforços de Darcy para reverter a situação. Mais um livro da Abigail que indico para qualquer fã de Austen.

11 de jun. de 2013

Primeiro trailer de O Hobbit: a desolação de Smaug!


Foi liberado hoje o primeiro trailer da segunda parte dos filmes baseados em O Hobbit, de J.R.R. Tolkien. O Hobbit: a desolação de Smaug será lançado em dezembro de 2013.

Without Reserve (Abigail Reynolds) – The P&P Bicentenary Challenge

 

Título: Without reserve
Autora: Abigail Reynolds
Interdital Press, 204p.

Elizabeth está de volta. Sua visita a Kent lhe deixou lembranças desagradáveis, e ficar perto de Mr. Wickham agora se tornou insuportável. Com a partida do regimento, Lydia é convidada para visitar Brighton, o que deixa Kitty furiosa. Lizzie espera pela viagem com os tios ansiosa para se livrar das lamentações da mãe e das duas irmãs mais novas, encontrando boa companhia na figura de Mr. Convington, um jovem conhecido. Desde o baile de Meryton, após sua chegada de Kent, que Mrs. Bennet reparou nas atenções dele para com sua filha, e Elizabeth tem a confirmação suas intenções quando ele pede que ela considere, pense a respeito de, se tornar sua esposa enquanto viaja com os tios. Outra pessoa para quem a visita a Kent não rendeu boas lembranças foi Mr. Darcy. Chateado, distraído, nem a companhia dos amigos e da irmã o tira de seu estado taciturno. No entanto, o encontro inesperado com Elizabeth tem o efeito inesperado, pois ela já está comprometida com Mr. Convington. Agora ele tem que decidir sobre o que deve fazer para ganhar a mulher que ama. 

Mais uma vez, Abigail Reynolds surpreende. Seu talento em preencher os “espaços vazios” nos acontecimentos de O&P (aqueles acontecimentos que ficamos ansiosas para saber, principalmente sobre o ponto de vista de Darcy da história). Adorei esse livro principalmente por apresentar um adversário para Darcy. Um enredo bem construído, uma história muito boa. Recomendo. 

Elizabeth is back. Her visit to Kent left her unpleasant memories, and stay close to Mr. Wickham has now become unbearable. With the departure of the regiment, Lydia is invited to visit Brighton, leaving Kitty furious. Lizzie hopes the trip with his uncles anxious to get rid of the lamentations of his mother and two younger sisters, finding good company in the figure of Mr. Covington, a young acquaintance. Since the Meryton ball, after her arrival in Kent, that Mrs. Bennet noticed his attentions to his daughter, and Elizabeth has confirmed his intentions when he asks her to consider, think about, to become his wife while traveling with the uncles. Another person for whom a visit to Kent did not yield good memories was Mr. Darcy. Bored, distracted, the company of friends and sister takes this from his suellen state. However, the unexpected encounter with Elizabeth has the unexpected effect because she is already committed to Mr. Covington. Now he has to decide on what to do to win the woman he loves. 

Again, Abigail Reynolds surprises. His talent to fill the "gaps" in the events of P&P (those events that we are eager to learn, especially on the point of view of Darcy's story). Loved this book primarily for presenting an opponent to Darcy. A well constructed plot, a very good story. I recommend.