23 de fev de 2014

J.R.R. Tolkien (Humphrey Carpenter)


Título: J.R.R. Tolkien: a biography
Autor: Humphrey Carpenter
Editora Houghton Mifflin, 304p.

It was one of his strongest-held opinions that the investigation of an author’s life reveals very little of the workings of his mind.

O nascimento de Tolkien, sua educação, seu amor correspondido por Edith, sua vida acadêmica, os Inklings, o momento em que Tolkien começou a escrever seus livros. A biografia de Humphrey Carpenter, mesmo trazendo fatos já conhecidos pelos fãs de Tolkien, vale muito a pena ser lida. Ele aborda e analisa a paixão de Tolkien por línguas. fala do processo de escrita de livros que somente agora o público tem em mãos. O livro também traz apêndices bastante úteis, principalmente sobre as fontes de pesquisa de Carpenter. Além disso, o autor também nos presenteia com algumas fotos valiosas.

Fame puzzled him. It was not something that he had ever expected or felt to be appropriate.

Finalmente, finalmente, eu consegui ler direito a biografia de Tolkien escrita pelo Carpenter. Considerada a melhor biografia do professor já escrita, esse livro merecia uma nova edição em português, porque mesmo que a maioria dos fatos eu já conhecesse através de outras biografias, essa é realmente a melhor. A introdução do livro acabou comigo (é nela que o autor narra o encontro que teve com Tolkien). Só der ler isso fiquei completamente maravilhada.

She was (and knew she was) my Lúthien.

Apesar de saber a maioria dos acontecimentos que o autor narra, não consegui não me emocionar quando ele narra a comparação que Tolkien fazia entre sua esposa Edith e Lúthien, sua personagem. Minha parte favorita foi quando Carpenter fala sobre como o professor lidava com a fama, as impressões dele sobre esse fato esclarece bastante a visão que nós, como fãs, temos sobre o que Tolkien acharia das adaptações de seus livros. Um livro completamente indicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário