28 de jan. de 2016

Poemas do Senhor dos Anéis para download no Tolkien Brasi


Novidades para os fãs de Jane Austen e agora novidades para os fãs de Tolkien. Como eu conheço as pessoas responsáveis pelo Tolkien Brasil, pedi permissão e me concederam. O Sérgio Ramos conseguiu autorização do Ronald Kyrmse, um dos maiores estudiosos de Tolkien, para disponibilizar para download no site Tolkien Brasil todos os poemas de O Senhor dos Anéis, revisados e com nova tradução de Kyrmse. Para saber mais sobre os poemas e poder baixar o doc, basta clicar no link da notícia do TB.


Para quem não conhece Ronald Kyrmse, ele é um membro da Tolkien Society e estudioso das obras de Tolkien há muitos anos. Atuou como consultor ou tradutor em quase todas as publicações do mestre no Brasil e é autor do livro Explicando Tolkien. Como toda aficcionada por Tolkien, eu tenho o livro, confiram a resenha.

26 de jan. de 2016

Orgulho e Preconceito em quadrinhos


A boa é que logo no início do ano soubemos que a editora Nemo iria publicar pela primeira vez Orgulho e Preconceito em versão quadrinhos. O livro já está em pré-venda na Amazon e será lançado agora dia 28 de janeiro.

21 de jan. de 2016

O Hobbit e a filosofia (William Irwin)


Título: O Hobbit e a filosofia
Autor: William Irwin
Editora BestSeller, 265p.

Na Terra-média, a mágica não é um meio pelo qual se pode violar os princípios que governam o funcionamento do mundo. Não é um poder que permite fazer qualquer coisa que se pode imaginar.

A sabedoria contida em O Hobbit, é disso que trata este livro. Através de ensaios de alguns estudiosos, aborda-se algumas questões e posicionamentos vistos no primeiro livro de Tolkien através da ótica dos maiores filósofos de todos os tempos. Cada aspecto da obra é analisado: Bilbo Bolseiro tem seu lado Tûk despertado ao ouvir Thorin cantar sobre o ouro antigo de seu povo e se torna aventureiro, e durante a aventura, cosmopolita; o que é guerra justa na visão de Tolkien e a glória decorrente dela; o livro arbítrio e a tomada de decisões, tão decisivas no curso da história do livro (o fato de Bilbo pegar o Anel, não matar Gollum quando teve chance e entregar a Pedra Arken para os elfos e homens); a visão de Tolkien sobre magia e tecnologia; a sorte de Bilbo Baggins e sua esperada volta para casa.

Vamos a primeira resenha do ano. Eu consegui esse livro em uma troca, estava curiosa e fui atrás. A leitura é bem leve, divertida e instrutiva e as informações são profundas. Aspectos e elementos que antes eu nunca havia reparado em O Hobbit, agora tenho certeza que virão a minha mente na próxima vez que eu ler este livro. Eu já amava Tolkien muito antes de ler este livro, agora amo mais ainda o gênio da literatura que foi Tolkien.

19 de jan. de 2016

Tributo a Alan Rickman, meu eterno Coronel Brandon

FELIZ 2016!!!!!! 
Peço desculpas pelo atraso, já que o ano novo começou faz mais de 15 dias, mas só agora que estou conseguindo voltar a ativa. De um jeito muito estranho, esse ano conseguiu até o momento trazer notícias boas e ruins, no que diz respeito aos fãs de Jane Austen. Da notícia boa eu falo em outro post, Primeiro, preciso fazer uma singela homenagem a um ator fantástico.


A notícia ruim, e que me pegou e a todos completamente desprevenida, foi a notícia de falecimento do ator Alan Rickman, nosso eterno (e o melhor, na minha opinião) Coronel Brandon. O ator faleceu após uma longa luta contra o câncer no dia 14 de janeiro aos 69 anos. Um ator carismático, ele se tornou marcante em suas atuações pelo talento e pela bela voz, e marcou minha adolescência com sua atuação apaixonante em Razão e Sensibilidade (1995) como Coronel Brandon e nos filmes de Harry Potter, como o odiado professor de poções, Severo Snape. Descanse em paz.