Título: J.R.R. Tolkien’s The Lord of the Rings
Editora Chelsea House Publications, 208p.
Esse é o terceiro livro que leio que faz parte da série editada por Harold Bloom, Bloom’s Modern Critical Views (a introdução é dele também). Diferente do outro livro já resenhado sobre Tolkien, esta edição traz 11 artigos, a cronologia de Tolkien e uma bibliografia, além de um pequeno resumo sobre cada um dos autores.
Why is the Rings being widely read today? At a time when perhaps the world was never more in need of authentic experience, this story seems to provide a pattern of it.
O primeiro artigo, "Epic Pooh", de Michael Moorcock, já começa respondendo uma pergunta que eu acho que todo leitor de Tolkien, na verdade, todo leitor já ouviu: por que se repete a leitura de um livro? Por que se lê um livro com ideias que parecem tão arcaicas nos nossos tempos modernos? E o próprio autor responde. Fiquei surpresa com a maioria dos textos desse livro, porque apesar de algumas dos assuntos já terem sido levantados em discussões de fãs (como a questão dos “lados negros” de Gandalf e Galadriel), outros eu nunca tinha visto pelos ângulos abordados (em “Queer” Hobbits: The Problem of Difference in the Shire). Mais um livro completamente recomendado.