5 de jul. de 2011

Senhor dos Anéis X Guerra dos Tronos. Será?

Saiu uma pequena matéria no site da Revista Veja comparando O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, com o atual sucesso literário A Guerra dos Tronos, de George Martin. Melhor dizendo, a autora do artigo dá ao leitor 10 razões pelas quais o último é melhor do que a série ambientada na Terra-média.Eis a matéria:



Dez razões pelas quais 'A Guerra dos Tronos' é (muito) melhor do que 'O Senhor dos Anéis'


Não é de admirar que muitos fãs de Tolkien tenham ficado indignados. A crítica é simplismente ridícula. O que o autor da matéria faz é simplesmente expor a sua opinião (e fica claro que ELE prefere a história de Martin). Particularmente, não gostei não. Ele não é nem um pouco imparcial, o que deveria ser. São duas obras diferentes, escritas em épocas diferentes. É o tipo de comparação inútil.
Eu não li, e depois dessa não sei se ainda quero ler os livros de Martin, apesar da série da HBO estar fazendo o maior sucesso.

Um comentário:

  1. Oi! Poxa, acho bobagem você deixar de ler uma obra tão fantástica como essa que o Martin genialmente criou só por causa de um artigo infantil da Veja.
    Seria o mesmo que um fã de Game of Thrones deixar de ler Senhor dos Anéis só porque algum dã dã disse que este último é muito melhor.

    Já li LOTR e estou lendo GOT. Adoro ambas as sagas e particularmente prefiro GOT, mas isso não significa que uma obra seja melhor ou pior que a outra, mas sim que o estilo do Martin me agrada e envolve mais.

    As estruturas das obras são muito distintas e simplesmente não faz sentido comparar.

    Abraços

    ResponderExcluir