24 de dez. de 2012

Feliz Natal e Boas Festas!


Aos leitores do blog e seguidores, um Feliz Natal e um excelente 2013 a todos. Muita saúde, paz, dinheiro, que seus sonhos possam ser realizados nesse novo ano!

14 de dez. de 2012

Promoção Jane Austen & J.R.R. Tolkien

Olá, austenianos e tolkenianos.
2012 chegando ao fim, 2013 batendo na porta já... Pelos blogs a comemoração do bicentenário de lançamento de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, já começou. E a expectativa para o lançamento do tão aguardado filme O Hobbit, baseado no livro homônimo de J.R.R. Tolkien, acaba hoje, dia 14 de dezembro, quando estreará nos cinemas pelo mundo. Por esses excelentes motivos, resolvi fazer uma promoção aqui (a primeira do blog, em parceria com o Hot Rio Chick).


Prêmios:
-Um exemplar (ebook) de Friendship of a special kind, de Moira Bianchi
-Um exemplar de As Cartas de J.R.R. Tolkien, de J.R.R. Tolkien
-Marcadores dos livros de Jane Austen e do livro O Hobbit

Regulamento:
-o sorteio será feito pelo Raffle
-O vencedor terá 48h para enviar os dados para o email natalcantarachagas@yahoo.com.br. Caso contrário, um novo sorteio será feito.
-Não é válida a participação de perfis falsos e/ou promocionais, gerando desclassificação automática de todas as entradas.
-O resultado sairá no dia 30 de janeiro de 2013 nos blogs participantes.

a Rafflecopter giveaway Vamos celebrar O Hobbit e Orgulho e Preconceito!
Boa sorte!

12 de dez. de 2012

Ensaios do professor Corey Olsen para download



Uma dica interessante que encontrei no Facebook. O professor Corey Olsen, chamado também de Tolkien Professor, disponibilizou para download seus podcasts, cursos e palestras em seu site, Tolkien Professor. Um arquivo muito legal é o que analisa O Hobbit, disponível aqui.

 

Como uma coisa leva a outra, descobri o Mythgard Institute, criado em 2011 pelo professor, onde se pode encontrar muita coisa sobre a mitologia de Tolkien, além de estudos sobre suas influências e sobre literatura fantástica. 
O Instituto também disponibiliza vários cursos online. É só fazer a inscrição no curso desejado, pagar e começar. A inscrição é feita através do site da SignumUniversity

Tem também uma loja online onde estão a venda camisas e os cursos. Um dos cursos disponíveis é sobre O Hobbit. Só pela grade curricular, dá para ver que vale a pena. Na loja, encontram-se os cursos já ministrados, relacionados a Tolkien e suas obras, a literatura em geral e também a Harry Potter. Alguns dos cursos:

Tolkien and The Epic

Taking Harry Seriously

Hogwarts 101

Modern Fantasy

The Making of Myth

Friendship of a special kind (Moira Bianchi)


Descobri esse livro no Facebook. Merece uma divulgação.

Elizabeth Bennett has already suffered a lot of heartache - too much in her point of view - by her early thirties. Therefore, she avoids relationships and most of all, commitment. William Darcy would rather spend his time and efforts working on his family's company than engaging on angst filled relationships. When these two stubborn, sexy and handsome people meet they want the same thing: simply a good time. But what happens when he falls in love with her? How hard will he have to work to persuade her to love again? "It is a truth universally acknowledged, as well as feared, that fate has its twisted ways to dispose of our lives." A novel inspired by Jane Austen's unforgettable characters and their struggle to get together, here in a modern setting where they struggle to keep together. With a Brazilian zest to them. (Sinopse: Lulu)

A autora, Moira Bianchi, fala mais de seu livro em seu blog Hot Rio Chick.
Interessante, não é? Mais uma sequel com os melhores personagens de Jane Austen.

18 de nov. de 2012

O mundo de Tolkien (David Day)




Título: O mundo de Tolkien: fontes mitológicas de O Senhor dos Anéis
Autor: David Day
Editora Arx Jovem, 184 p.

Gênesis, mitologias grega, nórdica, céltica, germânica, o mito de Atlântida, BeowulfO Paraíso PerdidoMacbeth são somente alguns dos paralelos que podem ser traçados com a grandiosa obra de Tolkien. Este livro examina cada obra literária e acontecimento histórico imaginável que possa ter influenciado os personagens, lugares, línguas, alfabetos, criaturas, a Terra-média e a própria criação do universo onde Tolkien situou Arda. Um livro totalmente destinado aos fãs de Tolkien. È assim que defino este livro. O ponto alto está no fato do livro estar recheado com muitas e belas ilustrações, tanto de artistas não tão conhecidos do trabalho de Tolkien, quanto de personagens que inspiraram o autor. O Condado, Umbar, a batalha no Abismo de Helm, a Batalha dos Cinco Exércitos, Lothlórien, Glaurung, a Távola Redonda, Valhalla e as Valquírias, Minas Tirith,o Oráculo de Delfos, o reino de Atlântida, Orfeu e as melhores (na minha opinião): Éowyn enfrentando Rei-Bruxo de Angmar, Númenor sendo destruída e uma belíssima representação de Beren e Lúthien no covil de Morgoth. Um livro perfeito, para curiosos que queiram saber mais sobre o universo tolkeniano e para fãs mais ardorosos, que queiram se aprofundar no assunto.

Aprendi com Jane Austen (William Deresiewicz)


Título: Aprendi com Jane Austen: como seis romances me ensinaram sobre amor, amizade e as coisas que realmente importam.
Autor: William Deresiewicz
Editora Rocco, 254p.

Aos 26 anos, William Deresiewicz conheceu Jane Austen, por acaso. Ele nunca havia sequer cogitado a idéia de ler qualquer obra que fosse da autora, mas quando aconteceu, ele não parou mais. William estava escrevendo sua especialização, ainda vivendo com o pai, quando travou o primeiro contato com a autora. E o resultado foi, segundo ele mesmo, surpreendente. No inicio, o “relacionamento” era puro desconfiômetro, mas a medida que a leitura foi evoluindo, o autor percebeu que podia aprender muito com Jane Austen. Ao mesmo tempo em que ele narra momentos marcantes de sua vida, como a saída da casa do pai, William vai descrevendo cada obra de Austen, observando que os livros dela ensinavam a lidar com as pessoas ao seu redor e ensinando o que realmente valia a pena aprender. Cada lição de vida que ele encontrava nos romances é pontuada por experiências próprias. Com Emma, ele aprende uma nova forma de encarar o cotidiano. Orgulho e Preconceito, bastante detalhado, fez o autor reavaliar certas concepções, a leitura de A abadia de Northanger ocorre ao mesmo tempo em que ele descreve o relacionamento com seu nada convencional orientador. Mansfield Park o ensina a importância de ser autêntico. Persuasão o ensina a ver onde estão os amigos verdadeiros e Razão e Sensibilidade o ajuda a encontrar o amor verdadeiro.

Esse livro vale muuuito a pena. Como o autor (quando conheceu com Jane Austen), eu estava desconfiada em relação a ele, achando que era mais um relato de fã. Longe disso. Apesar de William ter se tornado fã de Austen, o livro começa falando que ela começou a ler suas obras por pura e simples obrigação. Só esse início já vale a pena, porque me mostrou o quanto nós nos enganamos ao ler algo novo já com “quatro pedras na mão”. A continuidade da leitura dos romances foi ensinando a ele novas percepções de vida, e a mim também. Através de suas observações, eu percebi coisas que antes me passaram despercebidas, apesar de já ter lido os romances várias vezes. Seu encantamento com Jane Austen fica visível na descrição de Mansfield Park, talvez o livro que mais o tenha ensinado (a mim também). Com cada livro, personagem e situação, ele aprende lições de vida importantes. Porque a autora aborda temas que sempre terão relevância para nós, este livro é totalmente indicado aos fãs, e principalmente aos não-fãs, de Jane Austen.

7 de nov. de 2012

The Lord of the Films (J.W. Braun)



Título: The Lord of the films: the unofficial guide to Tolkien’s Middle-earth on the big screen
Autor: J.W. Braun
Editora ECW, 236 p.

“You do realize your performance as Gandalf will outlive us all, with each new generation discovering the magic of these films, right?” 

Um guia sobre a adaptação cinematográfica da trilogia O Senhor dos Anéis. O livro começa com uma breve introdução sobre como Peter Jackson se interessou pelos livros e como surgiu a vontade de adaptar a trilogia. O livro também analisa a adaptação, assim como fornece trivias e entrevistas com produtores e atores, resumos dos enredos de cada filme e cada cena é analisada por quatro ângulos diferentes: através do enredo e da ação, os bastidores das filmagens, os erros e reação da audiência. 

Após os livros do making of dos filme e série das obras de Jane Austen, estava na hora de algum guia dos filmes de Tolkien. Apesar de não ser o guia oficial, este livro, contando com várias fotos (em preto e branco), é bastante indicado para aqueles em saber mais sobre como tudo começou, além de mostrar um ponto de vista diferente dos bastidores da produção e das filmagens. Muito recomendado.

IV Encontro Nacional da JASBRA - Inscrições de trabalhos e hospedagem


Já estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos para o IV Encontro Nacional promovido pela JASBRA para comemorar o bicentenário de Orgulho e Preconceito. As inscrições ocorrem até o dia 23 de novembro. Para mais informações, é só clicar aqui. E para se inscrever direto, é só preencher o formulário.
A Adriana também liberou um folheto com informações sobre os hotéis para hospedagem.



É isso aí, gente. As preparações estão a todo vapor. O evento promete!

30 de out. de 2012

Porque o Hobbit não é só para crianças


No ano em que a primeira publicação de J.R.R. Tolkien, O Hobbit, comemora 75 anos, o professor Corey Olsen (cujos trabalhos relacionados ao mestre vou abordar em outro post) escreveu um artigo onde expõe as razões de O Hobbit não ser um livro somente para crianças.

“The Hobbit” is a brilliantly constructed story unfolding themes that adult readers will still find compellingly relevant to the modern world: themes such as the nature of evil and the significance of human choice, or the corruptive power of greed and the ease with which good people can be drawn into destructive conflict. So this year, I would recommend celebrating “The Hobbit’s” 75th anniversary by dusting the book off and giving it a fresh read. I’m quite sure that if you do, you will discover much more than you remember finding there as a child. 

Para ver o artigo complete, é só clicar no link a seguir: Why J.R.R. Tolkien’s The Hobbit isn’t just for kids.

Jane Austen, J.R.R. Tolkien, colaborações de uma fã e celebração de O&P



O documento foi liberado no inicio do mês, mas só agora vou comentar aqui. Não foi relapso meu, tinha outros posts adiantados e não queria mexer na ordem. Enfim.
O site Conselho Branco voltou a ativa no início do ano e como não podia deixar de ser seu informativo também. O Anto Saurono, que vai ganhar novo nome, teve seu número 21 divulgado recentemente e contou com a colaboração de várias pessoas, incluindo esta que vos escreve. Vocês não podem imaginar meu orgulho em fazer parte de uma equipe que sempre segui, desde que me tornei fã de Tolkien. Também sempre quis fazer parte do grupo, colaborar de alguma forma boa, e consegui :)  
O informativo aborda em particular a publicação de O Hobbit, seu 75º aniversário, inclusive abordando ligeiramente uma celebração que a Tolkien Society criou, sua primeira publicação e curiosidades sobre o livro (aliás, duas das matérias expostas ficaram ao meu cargo e diga-se de passagem ficaram bem legais, ai que orgulhinho de mim *_*) 
 O que me lembrou quase que automaticamente da primeira vez mesmo que colaborei com algo do tipo: um artigo que escrevi para a Revista Jane Austen Portugal, uma webzine de fãs portuguesas de Jane Austen. Colaborei com a edição especial sobre Emma (número 6, Junho de 2011). 


Então, como uma coisa leva a outra, venho notificar que o site Jane Austen Sociedade do Brasil acaba de avisar de começaram as inscrições de trabalhos a serem apresentados no IV Encontro Nacional da JASBRA, que irá comemorar o bicentenário da publicação de Orgulho e Preconceito, em janeiro de 2013, em Belo Horizonte. Olhem o convite, que perfeição. 
Para maiores informações, é só conferir no site.

P.S.: Aos interessados em ler a webzine do blog Jane Austen Portugal, pode ser feito download pelo site. O conteúdo do Anto Saurono, no entanto, só está disponível àqueles que são cadastrados no site Conselho Branco.

23 de out. de 2012

J.R.R. Tolkien Brasil


Mais um excelente site sobre Tolkien. Na verdade, ele é recente, mas demonstra ser uma coisa séria. Os conteúdos são legais, o site conta com sessões de notícias, artigos, arquivos de mídia e também tem uma sessão de podcast. Os artigos são o que tem de mais legal, eu achei. Quem quiser conferir, vai lá: Tolkien Brasil

O Mundo do Senhor dos Anéis (Ives Gandra Martins Filho)


Título: O mundo do Senhor dos Anéis: vida e obra de J.R.R. Tolkien
Autor: Ives Gandra Martins Filho
Editora Madras, 177 p.

O autor se propõe a abordar tudo relacionado a Terra-média, explicando cada personagem, lugar e acontecimento da história. Ele traça paralelos entre a obra de Tolkien e as variadas mitologias que podem ou não ter influenciado o autor. Além de uma biografia objetiva do autor, Martins Filho traça uma árvore genealógica dos seres e sinopses das obras, em ordem cronológica dos acontecimentos em Arda e na Terra-média, tudo isso acompanhado de ilustrações de dois dos melhores ilustradores das obras de Tolkien: os irmãos Hildebrandt.
“O objetivo do presente trabalho é tornar mais compreensível tanto ao leitor quanto ao espectador o mundo imaginado por Tolkien [...]” De maneira bastante objetiva, o autor alcança o objetivo traçado. As ilustrações são perfeitas, como, aliás, é o trabalho dos Hildebrandt, a cronologia das criaturas (desde a criação), tudo isso faz deste livro um excelente trabalho de análise das obras de Tolkien. Muito recomendado.

Bicentenário de Orgulho e Preconceito


OMG! Começaram os preparativos para a comemoração do bicentenário de Orgulho e Preconceito! O JASBRA acaba de anunciar que o 4º Encontro Nacional já está sendo organizado. Quem quiser saber mais, fique de olho no site Jane Austen Sociedade do Brasil.

15 de out. de 2012

The fall of Arthur (J.R.R. Tolkien)


Mais um lançamento :) Dessa vez, será do livro The fall of Arthur, a ser lançado em maio de 2013. TheOneRing anunciou que a editora Harper Collins confirmou o lançamento de um poema sobre o famoso rei Arthur. Editado por Christopher, o livro ainda conterá três ensaios sobre o mundo literário do Rei Arthur.   

“The Fall of Arthur, begun by J.R.R. Tolkien just a few years before The Hobbit, was inspired by tales of the iconic British hero contained within the work of Geoffrey of Monmouth, Thomas Malory and other English poets, but depicts drama and adventure in language only Tolkien could have written. It comprises a work of narrative verse telling of the last days of the King, which has been edited by Christopher Tolkien, who also provides detailed commentary and notes. 
Christopher Tolkien said: “It is well known that a prominent strain in my father’s poetry was his abiding love for the old ‘Northern’ alliterative verse, which extended from the world of Middle-earth (notably in the long but unfinished Lay of the Children of Húrin) to the dramatic dialogue The Homecoming of Beorhtnoth (arising from the Old English poem The Battle of Maldon) and to his ‘Old Norse’ poems The New Lay of the Völsungs and The New Lay of Gudrún (to which he referred in a letter of 1967 as ‘a thing I did many years ago when trying to learn the art of writing alliterative poetry’). In Sir Gawain and the Green Knight he displayed his skill in his rendering of the alliterative verse of the fourteenth century into the same metre in modern English. To these is now added his unfinished and unpublished poem The Fall of Arthur.” 

Sério, não esperava mais nada. Depois de anunciar aqui os lançamentos de novos livros de Tolkien agora no fim do ano (acompanhando o lançamento da primeira parte do filme de O Hobbit), pensei que tão cedo não sairia nada novo. Ainda bem que me enganei. Amei a notícia, agora é esperar pra ver quando será lançado aqui.

Costume Chronicles

Eu já postei algumas traduções de artigos desta webzine aqui no blog. Agora, venho partilhar o documento que fiz, agrupando todas as traduções. A maioria dos artigos aborda Jane Austen e suas obras, mas todo o conteúdo vale uma lida. Eu gosto do jeito como as pessoas que escrevem abordam os temas.

 

7 de out. de 2012

Senhoras dos Anéis (Rosana Rios)


Título: Senhoras dos Anéis: mulheres na obra de J.R.R. Tolkien
Autora: Rosana Rios
Editora Devir, 168 p.

O livro aborda a maioria, se não todas, as personagens femininas na obra de Tolkien. Todas as mulheres (ou fêmeas) que desempenharam papel relevante (para o bem e para o mal) no cânone literário tolkeniano são analisadas por Rosana Rios. A autora também aborda as mulheres na vida de Tolkien e a importância que elas tiveram, seja na vida pessoal do escritor, seja na definição de personagens e acontecimentos em seus livros. 

A questão das personagens femininas da literatura sempre me intrigou. Muito mais nas obras de Tolkien, onde existem uma variedade imensa gama de características a serem analisadas. Tolkien foi um autor que conseguiu utilizar de forma magistral todos os arquétipos femininos (donzela, mulher, anciã) em suas personagens. Algumas vezes, as mulheres, elfas, hobbits e outras fêmeas assumem dois papéis sem, no entanto, um desvalorizar o outro. Um livro muito indicado, não só para aqueles interessados em analisar a obra de Tolkien por outro ângulo, mas para aqueles interessados no estudo de feminino e suas variadas facetas dentro da literatura mundial.

Jane Austen para crianças e jovens


Mais um excelente projeto envolvendo Jane Austen. A Adriana do JASBRA está lecionando para alunos do 6º e 7º anos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, incentivando-os a ler clássicos. Mas não quaisquer clássicos, somente nossa autora favorita, Jane Austen. 


O livro utilizado foi Pride and Prejudice, mais especificamente a edição da Real Reads, com ilustrações da Ann Kronheimer. Uma excelente escolha, já que para leitores nessa idade, as imagens ainda são um fator determinante na hora de escolher um livro pra ler. A iniciativa é tão boa que mereceu uma matéria na edição de junho/julho da revista Regency World (primeira foto). Quem quiser conferir mais sobre esse projeto, é só clicar aqui.

25 de set. de 2012

Os nomes dos filmes d’O Hobbit



Mais uma notícia da Valinor sobre os filmes da trilogia O Hobbit. O segundo filme agora se chama The Hobbit: the desolation of Smaug e o terceiro, The Hobbit: there and back again. A estréia do ultimo filme será dia 18 de julho de 2014. No Brasil, O Hobbit: uma jornada inesperada estréia dia 21 de dezembro de 2012 e o segundo filme, dia 13 de dezembro de 2013.

Novo site da Chawton House Library



O site Austenonly postou isso no final de agosto. O novo site da Chawton House Library já está no ar com várias novidades. Quem quiser olhar o novo estilo do site, é só clicar aqui.

17 de set. de 2012

The Hobbit: An unexpected journey – Livros relacionados 2

*osfãpira*


   

A Valinor noticiou que no dia 8 de novembro chegaram às prateleiras das livrarias os mais novos lançamentos da editora WMF Martins Fontes: 
-Dois livros infantis inéditos, Sr. Bliss e Cartas de Papai-Noel
-O Hobbit (edição com a capa do filme)
-O Hobbit (edição comemorativa de 75 anos)
-O Hobbit (edição de luxo)
-O Hobbit: guia ilustrado


Eis a sinopse do Guia: 

“Acompanhe o hobbit Bilbo Bolseiro, o mago Gandalf e a Companhia dos anões em sua Demanda para recuperar o tesouro roubado pelo dragão Smaug, o Terrível. Deixando o conforto do lar de Bilbo, eles terão de enfrentar muitos perigos antes de tentar reaver o tesouro perdido há tanto tempo – trolls, elfos, trasgos, wargs e outros piores… Ricamente ilustrado com mais de 100 fotos coloridas do filme e trazendo encartado um mapa inédito que mostra a trajetória de Bolsão até as Terras Ermas, O Hobbit: uma jornada inesperada – Guia ilustrado inicia em grande estilo a Demanda à Montanha Solitária.” 

Belos presentes de Natal, não acham?

10 de set. de 2012

Tolkien's world


Título: Tolkien’s world: paintings of Middle-earth
Editora HarperCollins London, 144 p.

Várias ilustrações do trabalho de Tolkien são demonstradas neste livro. Personagens e lugares, habilmente retratados por alguns dos melhores ilustradores de Tolkien, alguns conhecidos como Ted Nasmith, John Howe e Alan Lee, outros nem tanto. Cada uma das ilustrações é acompanhada de um pequeno texto relevante na ficção tolkeniana. Um livro muito bom, que vale ler por pura diversão.

Sexo e Jane Austen


Pois é, estou para falar sobre isso aqui faz um tempão. Todo mundo falou sobre uma versão erótica de Orgulho e Preconceito. Na verdade, seria uma versão da trilogia erótica de E. L. James (que afirmam ser uma versão mais apimentada de Crepúsculo, de Stephenie Meyer), Cinquenta tons de cinza. Primeiro, apareceram aquelas misturas entre os personagens de Austen e criaturas míticas (como vampiros), agora isso...
Enfim. Essa nova “onda” vai se estender aos clássicos. Jane Eyre, Orgulho e Preconceito, dentre outros também vão ganhar versões apimentadas. Apesar de algumas janeites (como eu) estarem torcendo o nariz para isso (principalmente depois que eu soube que Christian Grey foi baseado em Edward Cullen), outras pessoas estão adorando. No entanto, percebi alguma hipocrisia no fato de que a maioria das austenianas não estão gostando desse papo porque não conseguem ver sexo nas obras da escritora (?!). Críticas a parte, a Adriana publicou no site do Jane Austen Sociedade do Brasil a tradução do artigo (bastante pertinente, por sinal) de Howard Jacobson, Se você acha que não há sexo em Jane Austen, você está errado sobre o amor, sexo e Jane Austen (o artigo original pode ser lido aqui).
Eis um trecho: 

“Há poucas cenas na literatura que são, ao mesmo tempo, tão dolorosas e tão emocionantes, tão precárias e, sim, tão excitantes, como as de ‘Persuasão’ em que o Capitão Wentworth impõe as mãos sobre as de Anne Elliot pela primeira vez desde que se afastaram. Em uma delas, ele alivia-a do peso de uma criança problemática, puxando-a de suas costas e arrancando suas mãos do pescoço dela - um desempenho tátil de consideração que a deixa "perfeitamente sem palavras", à mercê dos "sentimentos mais desordenados". Em outro momento, vendo que ela está cansada, novamente sem palavras, ele a coloca em uma carruagem. Se submissão à vontade de um homem é a sua bagagem, então aqui está: "Sim - ele tinha feito isso. Ela estava na carruagem e sentia que ele a havia colocado ali, que a sua vontade e suas mãos tinham feito isso". 

Para ler uma resenha inteligente do livro Cinquenta tons de cinza, clique aqui. E também uma comparação tetê-a-tete entre Crepúsculo e Cinquenta tons

4 de set. de 2012

The Hobbit: An unexpected journey – Livros relacionados 1



Acabo de checar as atualizações no blog da Babi Dewet e me deparo com essa notícia maravilhosa.
Apesar destes livros não terem previsão (nem confirmação) de lançamento aqui no Brasil, já estou morrendo aqui para comprar todos. The Hobbit: An unexpected Jorney Annual 2013 será lançado essa semana. Os livros serão lançados em 6 de dezembro.

The Official Movie Guide (um guia completo e oficial do filme)
The Visual Companion (uma versão do primeiro filme com fotos, mapas novos e informações sobre a caçada de Bilbo)
The World of Hobbits (um guia sobre Hobbits)
The Movie Storybook (a história do filme contada em fotos)



O livro Chronicles: Art and Design (com mais de mil imagens, desenhos, rabiscos e com todo o conceito de arte e design do filme) está previsto para lançar em dezembro.
Amei! Estou achando que pelo menos o The Official Movie Guide chega aqui sim, mas não seis os outros. Mesmo assim, espero ter grana até lá. Querem presente de Natal melhor?

Testamento de Jane Austen


Uma página do Facebook, Eu amo Ler, postou essa imagem do testamento de Jane Austen, com o último desejo da autora, onde ela deixa tudo que possui para sua irmã Cassandra. Uma verdadeira raridade.

20 de ago. de 2012

Christopher Tolkien – Entrevista ao Le Monde



O site da Toca-CE traduziu uma entrevista concedida ao Le Monte por Christopher Tolkien, filho de J.R.R. Tolkien e responsável por nos trazer as obras inacabadas do autor após sua morte. Sempre recluso, ele concedeu a entrevista ao jornal francês que gerou o inusitado artigo “Tolkien, l’anneau de la discorde” (Tolkien, o anel da discórdia).
Quem quiser ler a entrevista traduzida, é só clicar aqui.

The making of Pride and Prejudice (1995) (Sue Birtwistle & Susie Conklin)


Título: The making of Pride and Prejudice (1995)
Autoras: Sue Birtwistle e Susie Conklin
Editora Penguin, 128 p.

O livro do making of da série de sucesso Orgulho e Preconceito, de 1995. Com várias fotografias, este livro fala como tudo começou, de onde surgiu a idéia para a série, trazendo relatos de produtores e atores, mostrando os cenários, objetos, efeitos visuais e outros aspectos como a maquiagem, o figurino (a melhor parte) e os penteados. O livro também fala de alguns aspectos culturais encontrados na obra e como foram adaptados para o cinema, como a questão da dança e da música, com uma entrevista com o compositor da trilha sonora da série. O livro traz também uma entrevista interessante com Colin Firth, onde o aclamando ator fala sobre Austen e seu personagem, o intrigante Mr. Darcy, além de um relato da pós-produção. 

O livro é bem interessante. Adoro ler (nesse caso) e ver os making ofs dos filmes e séries porque se pode descobrir fatos e curiosidades que antes não se fazia a menor idéia. E a entrevista com Colin Firth também é demais. Logo ele, tido por muitas como o melhor Mr. Darcy que a telona já produziu. Para austenianas curiosas e colecionadoras, esse livro é bastante recomendado.

13 de ago. de 2012

A gateway to Sindarin (David Salo)


Título: A gateway to Sindarin: a grammar of an elvish language from J.R.R. Tolkien’s Lord of the Rings
Autor: David Salo
Editora: University of Utah, 550 p.

Este livro apresenta a história do Sindarin, um dos idiomas inventados por Tolkien. O livro mostra detalhadamente a origem do idioma e quais povos élficos o falava, mostrando em forma de árvore genealógica a posição idioma junto as outras linguagens criadas por Tolkien. O autor também mostra os sons do Sindarin, as divisões silábicas e outras regras gramaticais, até chegar ao primeiro sistema alfabético criado para se escrever no idioma. O leitor é apresentado a fonologia histórica do Sindarin e aprende sobre os nomes, verbos e adjetivos. Com um vocabulário, um glossário de termos e uma bibliográfica sobre trabalhos e estudos sobre o Sindarin, este livro é um guia completo para o estudo da língua.

Para aqueles interessados em aprender mais sobre os idiomas inventados por Tolkien, suas origens e regras gramaticais, o livro de David Salo é uma excelente indicação. O autor é detalhista, principalmente no que diz respeito ao relato histórico da língua. Muito indicado.

De fã para fã (2) – Jane Austen Revisited


Novamente, as meninas do blog Jane Austen Portugal apresentam um projeto das fãs portuguesas. Elas disponibilizaram para download um ebook com uma fanfic onde os vários personagens de Jane Austen se misturam em uma história só. Vale muito a pena dar uma conferida. Para fazer o download, só clicando aqui.

7 de ago. de 2012

Explicando Tolkien (Ronald Kyrmse)


Título: Explicando Tolkien
Autor: Ronald Kyrmse
Editora Martins Fontes, 180 p.

Neste livro, Ronald Kyrmse aborda cada aspecto do mundo imaginado por Tolkien: suas eras, suas línguas e escritas, a geografia, a fauna e a flora, dentre outros aspectos. Ele também analisa a questão do mito presente na obra, mas a parte mais interessante é seu relato sobre como havia se tornado fã de Tolkien, abordando a questão dos críticos contra e a favor da obra e do papel que esta desempenha até hoje dentro do mundo literário. Em seu último capítulo, Ronald Kyrmse analisa a atualidade do mito criado por Tolkien.  

Mais um dos livros que figuram na minha biblioteca pessoal sobre Tolkien e sua obra. Adorei a leitura por vários motivos. O principal deles é que o livro foi escrito por um fã e, como ele mesmo afirma ser, por um entusiasta, para outros fãs. A narrativa é leve, o que facilita na compreensão do objetivo do livro, que é demonstrar o efeito que o mundo secundário tolkeniano tem sobre nossas próprias emoções. Mais um livro bastante recomendado.

Revista Jane Austen Portugal – Edição 14


Saiu a nova edição da Revista Jane Austen Portugal, de Maio-Junho de 2012. O tema é Os lugares de Emma. Para fazer o download é só clicar aqui.

30 de jul. de 2012

The complete guide to teaching Jane Austen


Um guia para ensinar Jane Austen, que oferece idéias e dicas sobre como ensinar as obras da autora através dos filmes baseados nos livros. Este guia faz uma breve biografia da autora até começar a explorar a sinopse de cada filme, tanto daqueles baseados na vida de Jane quanto nas suas obras. Éste guia pode ser uma excelente ferramenta de trabalho para professores de inglês, pois não exclui a leitura dos livros ao estimular o aluno a ver os filmes. Muito indicado. 

O atlas da Terra-média (Karen Wynn Fonstad)


Título: O atlas da Terra-média: um guia autêntico e atualizado para a geografia de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion, de J.R.R. Tolkien 
Autora: Karen Wynn Fonstad
Editora Martins Fontes, 210 p.

A geografia de Arda e da Terra-média em sua plenitude. Com ilustrações ricas em detalhes, este livro apresenta ao leitor os mapas das terras e lugares que fazem parte do universo de Tolkien, demonstrado Arda no momento da criação, passando pelos grandes reinos élficos, atravessando Númenor, até chegar ao Condado e aos reinos que existiam na Terra-média, a autora, aborda aspectos como a vegetação e o clima para reconstruir as regiões e traçar o caminho percorrido pelos personagens de Tolkien. 

Um livro perfeito, não só pelas ilustrações, mas pelos detalhes. Cada lugar é analisado, cada terreno é traçado. Uma excelente indicação para todos aqueles curiosos sobre o aspecto geográfico das obras de Tolkien.

23 de jul. de 2012

O mundo mágico do Senhor dos Anéis (David Colbert)


Título: O mundo mágico do Senhor dos Anéis: mitos lendas e histórias fascinantes
Autor: David Colbert
Editora Sextante, 187 p.

“Por que os elfos fazem os anéis?”
“Por que Tolkien fez Bilbo desaparecer?”
“O que Tolkien via em Galadriel?”
“Gollum já foi bom?”
“Como os orcs se tornaram tão feios?”


Essas são somente cinco das muitas perguntas que David Colbert responde em seu livro. Com o objetivo de tirar algumas dúvidas de antigos e novos fãs de Tolkien. Com uma linguagem bastante acessível, o autor responde os questionamentos utilizando os pensamentos do próprio Tolkien. O livro revela quais as fontes de inspiração para os personagens, lugares, acontecimentos, idiomas e sistemas de escrita criados por Tolkien, sendo um excelente guia de entrada para a vida e as idéias do autor.

O primeiro livro sobre Tolkien que li na vida. Talvez por sua linguagem leve, ou talvez porque os capítulos estão em forma de perguntas, ou até porque é ilustrado, o fato é que o livro de Colbert é um dos melhores que existem.

So you think you know Jane Austen (John Sutherland & Deirdre Le Faye)


Título: So you think you know Jane Austen: a literary quizbook
Autores: John Sutherland & Deirdre Le Faye
Editora Oxford University, 240 p.

Este livro é recheado de perguntas sobre Jane Austen e seu mundo. Os quizzes, introduzidos por um breve resumo de cada livro, estão divididos em níveis de dificuldade, de acordo com cada obra. Através das respostas, dos erros e acertos, o leitor pode perceber o quão bem conhece (ou desconhece) Jane Austen. Este livro tem o objetivo de divertir e também ensinar, a ler de forma a desenvolver uma dedução interpretativa. Completar o livro garante um conhecimento maior de Austen e suas obras, assim como dos ensinamentos e lições contidos nelas.

15 de jul. de 2012

O Hobbit: Uma Viagem Inesperada wallpaper

Mobile wallpaper

O TheOneRing noticiou que a Warner Brothers liberou um aplicativo para quem quiser customizar e criar seu próprio wallpaper com imagens de O Hobbit, liberadas pela Entertainment Weekly (aquelas imagens maravilhosas que já estão circulando na internet). Você criar wallpapers para desktop, ícones para perfils, capas para facebook, dentre outros.


Eu já fiz alguns wallpapers (a imagem de cima é um deles). Os outros:

Facebook cover 1

Facebook cover 2

Desktop wallpaper 1

Desktop wallpaper 2

Twitter skin

Além disso, o TheOneRing anunciou que o segundo trailer será divulgado em breve.

Agora, uma notícia brasileira: a Valinor avisou que a editora WMF Martins Fontes está se preparando para o lançamento do filme em dezembro. Será publicado em novembro um guia ilustrado e uma edição do livro com a capa do filme Uma jornada inesperada. A melhor parte é esta: "Para 2013 está prevista edição de luxo com 10 mil cópias – mesma tiragem da edição de luxo de “O Senhor dos Anéis”, que, lançada pela editora “irmã” da WMF, a Martins, esgotou-se em um mês.”. Sim, ela está falando daquela famosa edição de capa dura preta com as bordas douradas.”