24 de dez. de 2016

Feliz Natal e Feliz 2017!


Só passando para desejar um Feliz Natal a todos e que 2017 chegue trazendo paz, saúde e tranquilidade a todos nós.
Até ano que vem, com mais lançamentos e novidades sobre Jane Austen e J.R.R. Tolkien!

10 de nov. de 2016

Lançamentos de (e sobre) Tolkien


Primeiro vou falar do lançamento que deixou todos os fãs de Tolkien loucos. A editora HarperCollins anunciou o lançamento de Beren and Lúthien para 2017. Esse novo livro, que será editado por Christopher Tolkien, trará um compilado das diferentes versões da história. O novo livro terá ilustrações de Alan Lee e tem previsão de lançamento para maio de 2017.


O outro lançamento fica a cargo de Christina Scull e Wayne G.Hammond, que confirmaram uma nova edição de Tolkien Companion and Guide para setembro de 2017. Este livro, que consiste em uma coletânea de estudos sobre Tolkien e suas obras, vai trazer correções e revisões da primeira edição.

8 de nov. de 2016

Sequência de Orgulho e Preconceito?


Essa notícia saiu em agosto, mas só recentemente as pessoas resolveram comentar. Trata-se da publicação de uma sequência de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. A editora americana Orion adquiriu os direitos de tradução e distribuição de Perception, de Terri Fleming.

O livro é descrito como uma sequência divertida de “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen e a história se passa vários anos após os acontecimentos narrados em “Orgulho e Preconceito”, o foco agora é voltado para as outras irmãs Bennet, as caçulas Mary, que é mais intelectual e Kitty, uma das mais agitada das irmãs Bennet.” (Céditos: Raquel-Ebooks)

Além desse livro, também foi noticiado o lançamento para 2018 de The Other Girl Bennet, de Janice Hadlow, sobre Mary Bennet.

13 de set. de 2016

Áudio inédito de Tolkien liberado para dowload


Estava esperando o Tolkien Brasil confirmar isso para poder postar aqui. Foi liberado para download um arquivo de áudio inédito pela rádio BBC. Sobre o arquivo, a descrição da rádio (traduzida pelo site Tolkien Brasil):

J. R. R. Tolkien, enquanto o acadêmico de Oxford Dr. Stuart Lee descobre as partes cortadas nunca transmitidas de uma entrevista dada pelo autor.
Tolkien deu a entrevista para um filme da BBC em 1968, mas apenas uma pequena parte dele foi utilizada no programa transmitido. Foi apenas um punhado de entrevistas que ele concedeu, e aconteceu de serem suas últimas.
A busca impetuosa do Dr. Lee o leva às profundezas dos arquivos de filmes da BBC e de volta ao “making of” do filme original de Tolkien em Oxford.
Para o diretor Leslie Megahey, apenas 23 na época, este foi o primeiro filme e aquele que lançou uma prestigiosa carreira. O programa o reúne a outros três – o pesquisador Patrick O´Sullivan, o fã de Tolkien Michael Hebbert, e o crítico Valentine Cunningham, que descreve como ele foi trazido para ser a voz da dissidência desafiando o culto crescente a Tolkien que vinha sendo difundido na América.
O que emerge é uma imagem de um acadêmico divertido, cuja ficção era pouco respeitada por adultos na época e desmerecida como uma forma inferior de literatura. Mas ele é robustamente defendido pelo Professor Tom Shippey e relembrado afetuosamente por seu colega Dr. Roger Highfield.
Stuart Lee apresenta os resultados de sua busca nos arquivos para a Dr. Dimitra Fimi, que considera quaisquer novas palavras vindas da boca de Tolkien como “ouro”. Enquanto para o Dr. Lee, o verdadeiro tesouro do dragão é o privilégio de ouvir Tolkien de uma forma relaxada refletindo sobre sua vida como nunca antes.
Produtores: Anna Scott-Brown e Adam Fowler.
Produzido para BBC Radio 4.

Para fazer o download, basta clicar aqui.

8 de set. de 2016

Jane Austen (Catherine Reef)


Título: Jane Austen: uma vida revelada
Autora: Catherine Reef
Editora Novo Século, 220p.

Uma biografia objetiva e compacta que traça a vida de Jane Austen, narrando seus pontos-chave entrelaçando com o lançamento de seus livros publicados em vida e depois de sua morte. O livro também traz a árvore genealógica da família Austen e uma relação de obras da autora, com muitas imagens e ilustrações.

Um livro adorável, fácil e rápido de ler. A autora é bastante objetiva, não se perde em dramas para falar sobre a vida de Jane Austen. Cada capítulo inicia com um quote de algum dos livros de Jane, que tenha a ver com qual aspecto da vida de Austen Catherine irá abordar. A diagramação é linda e a escrita deve ser valorizada, porque apesar de não se aprofundar na vida da autora, existe um certo cuidado no resgate do contexto em que Jane viveu e escreveu. O livro é capa dura com um marcador feito de fita de cetim que combina com a capa. Um item indispensável na estante de qualquer janeite.

6 de set. de 2016

Box O Hobbit e O Senhor dos Anéis


Foi anunciado o lançamento pela Amazon do box edição limitada com os filmes O Hobbit e O Senhor dos Anéis em blu-ray. Segundo a descrição na loja, o box vem com 30 discos com as edições extendidas dos seis filmes mais os bônus que acompanham cada um deles.
Os brindes ficam por conta de uma prateleira de madeira em estilo hobbit e uma réplica do Livro Vermelho do Marco Ocidental, contendo artes conceituais dos filmes feitas por Alan Lee e John Howe.
Só pela imagem, dá para perceber a qualidade do material que os fãs mais abastados podem ter em mãos (isso mesmo, digo fãs abastados mesmo, porque euzinha aqui, com meu salário de bibliotecária, nunquinha que vou ter isso em mãos).

1 de set. de 2016

Coleção Cartas para Jane


Momento shopping: procurando um material que me ajudasse a customizar um caderno de organização de leituras (eu falo sobre isso em um post futuro), fui parar no Elo7, uma lojinha virtual onde várias pessoas que trabalham com scrapbook vendem seus produtos, e encontrei esse material elaborado pela Design Craft. São cadernetas e post-its inspirados nos livros da escritora inglesa Jane Austen. 
Vejam a descrição do produto aqui.
Claro que já favoritei o produto e a loja. Fica a dica para os fãs de Jane Austen.

18 de ago. de 2016

Sr. Bliss (J.R.R. Tolkien)


Título: Sr. Bliss
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora Martins Fontes, 50p.

Sr. Bliss é um homenzinho conhecido por seus chapéus coloridos e muito altos e seu giracoelho de estimação, uma mistura de girafa e coelho. Um dia ele mete na cabeça que queria comprar um carro, e decide que as cores irão combinar com suas roupas (que consistem em uma calça amarela e sapatos vermelhos, mas acaba se metendo em diversos acidentes e incidentes com animais falantes e seres especiais, graças a sua falta de habilidade na direção.

Sr. Bliss é um livro infantil escrito antes d’O Hobbit que, segundo Michael Tolkien, teve como inspiração um carrinho de brinquedo de Christopher Tolkien. Escrita para os filhos, a história é acompanhada pelas ilustrações do próprio Tolkien. O livro é mais uma publicação primorosa da Martins Fontes, de capa dura e impresso em um papel de alta qualidade. Ficou na minha lista de espera por um bom tempo, e como eu não conhecia a história, não sabia o que esperar exatamente (até porque eu prefiro os livros mais complexos sobre a Terra-média). Vale a pena, não só para fãs do autor, mas para qualquer um.

16 de ago. de 2016

Persuasão (Jane Austen)


Título: Persuasão
Autora: Jane Austen
Editora Zahar, 357p.

Só esse ano já li duas edições de Lady Susan e Persuasão e Jack e Alice eu também já conheço a história, então não vou me repetir. Vamos a edição em questão. Jane Austen e Zahar, querem combinação melhor? Acho que todo mundo sabe da minha preferência pelas edições da editora Zahar. Eles tem um cuidado absurdo com a diagramação, as edições comentadas são recheadas de notas sobre a obra, e até quando a capa não me agrada (são poucos esses casos), eu acabo apaixonada pela edição do mesmo jeito. Foi a mesma coisa com este livro de Jane Austen. Só pelo fato de ter sido publicado pela Zahar, vale a pena a releitura das três histórias contidas no livro. Completamente indicado.

4 de ago. de 2016

Lançamento: The Lay of Aotrou and Itroun, de J. R. R. Tolkien

O Tolkien Brasil anunciou mais um lançamento de Tolkien para 2016. Dessa vez, sai em novembro The Lay of Aotrou and Itroun, um poema escrito em 1930 e publicado pela primeira vez na extinta revista literária The Welsh Review, Vol. IV, No.4, de dezembro de 1945.


A publicação sairá pela Harper Collins e terá 120 páginas. Para saber mais sobre a sinopse, conferir o site do Tolkien Brasil.

2 de ago. de 2016

Trailer legendado de Lady Susan


Saiu o trailer legendado da mais nova adaptação de um livro de Jane Austen, Lady Susan (no Brasil, Amor e Amizade). Dirigido por Whit Stillman, a estréia no Brasil está prevista para 18 de agosto de 2016.

28 de jul. de 2016

Árvore e folha (J.R.R. Tolkien)


Título: Árvore e folha
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora Martins Fontes, 106p.

Sobre contos de fadas é um ensaio que, como o próprio título diz, fala sobre contos de fadas, suas origens, seus conceitos, sobre o objetivo de serem escritos, além de apresentar várias considerações acerca do mundo fantástico de forma geral. Folha, de Migalha é um conto sobre a história de um homem comum chamado Migalha, cuja preocupação maior era terminar um de seus trabalhos de pintura, ao mesmo tempo em que tem que se preparar para uma viagem (para a qual ele sempre deixa de lado os preparativos, já que a viagem não tem data). Ele é o tipo de pessoa que ajuda as pessoas sem ver nisso algum tipo de ato benevolente, ajuda por ajudar. O dia da viagem chega e ele parte, sem saber o que será de seu quadro inacabado.

Livro muito interessante e muito fácil de ler. Muito pequeno, tem apenas 114 páginas (o que, para alguém que ama Tolkien como eu e devido a escassez de livros dele e sobre ele em português, é lamentável), se divide em duas partes. Na primeira está um dos ensaios mais famosos que ele já escreveu, que fala sobre os contos de fadas. Na segunda, está uma pequena história sobre um homem que precisa fazer uma longa viagem. Vale muito a pena, pois o ensaio nos mostra a opinião de Tolkien sobre um dos gêneros nos quais ele se tornou um mestre. Só lamento não ter tido esse livro em mãos na época em que escrevia meu TCC. Completamente indicado.

26 de jul. de 2016

Lady Susan (Jane Austen)


Título: Lady Susan
Autora: Jane Austen
Editora Pedrazul, 111p.

Eu já havia lido e resenhado essa história, então não falarei sobre ela de novo. Quero falar sobre essa beleza de edição da editora Pedrazul. A capa é linda, a diagramação é perfeita e as notas explicativas auxiliam o leitor que estiver pegando um livro de Jane Austen pela primeira vez. Também gostei bastante das ilustrações (AMO livro ilustrado e sendo de Jane Austen então...). Leitura leve e divertida, recomendo a qualquer pessoa, fã ou não de Austen.

19 de mai. de 2016

O Hobbit: a batalha dos Cinco Exércitos (Jude Fisher)



Título: O Hobbit: a batalha dos cinco exércitos – guia ilustrado
Autora: Jude Fisher
Editora Martins Fontes, 87p.

Sinopse: O Guia Ilustrado oficial de "O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos" trata do devastador desfecho da demanda da Companhia para recuperar o reino de Erebor e da terrível batalha que está prestes a consumir as planícies da Montanha Solitária. (Fonte: Skoob)

O último livro da série de filmes de O Hobbit. Como nos dois primeiros, as fotos e imagens s ao muito bonitas, mas as informações não são lá grande coisa, nada que não se possa descobrir em entrevistas feitas durante a divulgação do filme. Mesmo assim, eu indico o livro para colecionadores.

17 de mai. de 2016

Lançamento: Cartas, de Jane Austen


A página do facebook da editora Martin Claret conseguiu me fazer pular de alegria semana passada, quando anunciou o lançamento inédito de Cartas, de Jane Austen, publicação que reúne cartas trocadas entre a autora e seus familiares e amigos. Com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2016, a edição (inédita no Brasil) será em formato capa dura.

5 de mai. de 2016

Confirmado lançamento de The story of Kullervo


O site Tolkien Brasil confirmou no início da semana o lançamento para agosto de um novo livro de Tolkien: The story of Kullervo. A edição ficará a cargo de Verlyn Flieger, que dentre outras coisas, é co-editora do Tolkien Studies, um periódico acadêmico sobre as obras de Tolkien. Ainda não há confirmação da publicação do livro no Brasil, mas como a WMF Martins Fontes nunca decepciona, vamos aguardar.

3 de mai. de 2016

Anunciado filme de Sanditon


Foi anunciado mês passado a adaptação para os cinemas de Sanditon, romance inacabado de Jane Austen. Holliday Grainger, Max Irons e Charlotte Rampling já foram confirmados no filme, que será dirigido por Simon Read. A estréia está prevista para 2017 e as gravações começam em junho.

10 de mar. de 2016

Futuros lançamentos de Tolkien


Notícias antigas, mas valem mesmo assim. Xeretando o Tolkien Brasil (como sempre rs), vi que será relançada em abril de 2016 a palestra A secret vice (1931), em forma de livro pela editora HarperCollins. Para quem não sabe, essa palestra, junto com outras, se encontra no livro The monsters and the critics and other essays, publicado pela primeira vez em 1983. 


A outra boa notícia se refere ao lançamento de um novo livro de colorir de Tolkien, dessa vez sobre os filmes de O Senhor dos Anéis. É o The Lord of the Rings movie trilogy colouring book. As artes são de criação de Nicolette Caven e será publicado no dia 2 de junho de 2016. Este é o segundo livro de colori de Tolkien publicado, já existe outro, chamado Tolkien's world: a colouring book.

8 de mar. de 2016

Sorteio de aniversário: 8 anos do Jane Austen Brasil


Só passando pra divulgar o aniversário de oito anos do blog Jane Austen Brasil, criado pela Adriana Sales, um dos melhores blogs sobre Jane Austen em português. Vale participar até amanhã, dia 10. O resultado saí dia 11. Para saber como participar, é só clicar aqui.

18 de fev. de 2016

O Hobbit: a desolação de Smaug (Jude Fisher)


Título: O Hobbit: uma jornada inesperada – guia ilustrado
Autora: Jude Fisher
Editora Martins Fontes, 87p.

Sinopse: O projeto da versão cinematográfica completa de O Hobbit, de Tolkien, prevê a realização de três filmes. Este livro baseia-se no segundo, O Hobbit: a desolação de Smaug, que narra a jornada de Bilbo, Gandalf, Thorin e a Companhia dos Anões através do mundo hostil da Terra-média até Erebor e o terrível Dragão que espera por eles. Trata-se de um guia que, em bela edição inteiramente ilustrada e em cores, traz uma apresentação detalhada dos personagens e dos lugares envolvidos nessa aventura fabulosa. (Fonte: Skoob)

Mais um livro de Fisher sobre os filmes d'O Hobbit, desta vez centrando-se no segundo filme da trilogia. Ele contém um pequeno resumo dos acontecimentos do primeiro filme e traz informações sobre os personagens aos quais somos apresentados pela primeira vez, como Thranduil, Tauriel, Beorn e Bard. As fotos são maravilhosas e os textos fazem uma introdução sobre o que acontece no filme, mas só. Como já disse, os guias de Fisher são bem resumidos, o que não me atrai muito. Mas vale como livro para colecionar.

16 de fev. de 2016

Razão e Sentimento (Jane Austen)


Título: Razão e Sentimento
Autora: Jane Austen
Editora Nova Fronteira, 486p.

Todas as fãs de Jane Austen já conhecem a história das duas irmãs Dashwood, cuja mudança da família para um lugar mais condizente com suas posses fez com que uma delas conhecesse o amor, enquanto a outra tivesse suas esperanças de um futuro feliz com o homem que amava fosse totalmente destruída. Eu amo Elinor e Marianne desde a primeira vez que li Razão e Sensibilidade, então, e não só por isso, eu tive que comprar essa edição ilustrada, intitulada como na primeira vez em que o livro foi publicado no Brasil: Razão e Sentimento. Com tradução de Ivo Barroso, esta lindíssima edição de capa dura da Nova Fronteira ainda é ilustrada por Hugh Thomson e também conta com um pequeno ensaio sobre a escrita em formato supostamente epistolar da história, além de um texto de Raquel Salaberry Brião (do Jane Austem em Português) sobre a autora e ilustrações das capas do livro pelo mundo. Por essa e várias outras razões, sendo a principal delas o fato de que os romances de Jane Austen são extremamente bem escritos e envolventes, eu indico esse livro para todos, fãs ou não da autora.

28 de jan. de 2016

Poemas do Senhor dos Anéis para download no Tolkien Brasi


Novidades para os fãs de Jane Austen e agora novidades para os fãs de Tolkien. Como eu conheço as pessoas responsáveis pelo Tolkien Brasil, pedi permissão e me concederam. O Sérgio Ramos conseguiu autorização do Ronald Kyrmse, um dos maiores estudiosos de Tolkien, para disponibilizar para download no site Tolkien Brasil todos os poemas de O Senhor dos Anéis, revisados e com nova tradução de Kyrmse. Para saber mais sobre os poemas e poder baixar o doc, basta clicar no link da notícia do TB.


Para quem não conhece Ronald Kyrmse, ele é um membro da Tolkien Society e estudioso das obras de Tolkien há muitos anos. Atuou como consultor ou tradutor em quase todas as publicações do mestre no Brasil e é autor do livro Explicando Tolkien. Como toda aficcionada por Tolkien, eu tenho o livro, confiram a resenha.

26 de jan. de 2016

Orgulho e Preconceito em quadrinhos


A boa é que logo no início do ano soubemos que a editora Nemo iria publicar pela primeira vez Orgulho e Preconceito em versão quadrinhos. O livro já está em pré-venda na Amazon e será lançado agora dia 28 de janeiro.

21 de jan. de 2016

O Hobbit e a filosofia (William Irwin)


Título: O Hobbit e a filosofia
Autor: William Irwin
Editora BestSeller, 265p.

Na Terra-média, a mágica não é um meio pelo qual se pode violar os princípios que governam o funcionamento do mundo. Não é um poder que permite fazer qualquer coisa que se pode imaginar.

A sabedoria contida em O Hobbit, é disso que trata este livro. Através de ensaios de alguns estudiosos, aborda-se algumas questões e posicionamentos vistos no primeiro livro de Tolkien através da ótica dos maiores filósofos de todos os tempos. Cada aspecto da obra é analisado: Bilbo Bolseiro tem seu lado Tûk despertado ao ouvir Thorin cantar sobre o ouro antigo de seu povo e se torna aventureiro, e durante a aventura, cosmopolita; o que é guerra justa na visão de Tolkien e a glória decorrente dela; o livro arbítrio e a tomada de decisões, tão decisivas no curso da história do livro (o fato de Bilbo pegar o Anel, não matar Gollum quando teve chance e entregar a Pedra Arken para os elfos e homens); a visão de Tolkien sobre magia e tecnologia; a sorte de Bilbo Baggins e sua esperada volta para casa.

Vamos a primeira resenha do ano. Eu consegui esse livro em uma troca, estava curiosa e fui atrás. A leitura é bem leve, divertida e instrutiva e as informações são profundas. Aspectos e elementos que antes eu nunca havia reparado em O Hobbit, agora tenho certeza que virão a minha mente na próxima vez que eu ler este livro. Eu já amava Tolkien muito antes de ler este livro, agora amo mais ainda o gênio da literatura que foi Tolkien.

19 de jan. de 2016

Tributo a Alan Rickman, meu eterno Coronel Brandon

FELIZ 2016!!!!!! 
Peço desculpas pelo atraso, já que o ano novo começou faz mais de 15 dias, mas só agora que estou conseguindo voltar a ativa. De um jeito muito estranho, esse ano conseguiu até o momento trazer notícias boas e ruins, no que diz respeito aos fãs de Jane Austen. Da notícia boa eu falo em outro post, Primeiro, preciso fazer uma singela homenagem a um ator fantástico.


A notícia ruim, e que me pegou e a todos completamente desprevenida, foi a notícia de falecimento do ator Alan Rickman, nosso eterno (e o melhor, na minha opinião) Coronel Brandon. O ator faleceu após uma longa luta contra o câncer no dia 14 de janeiro aos 69 anos. Um ator carismático, ele se tornou marcante em suas atuações pelo talento e pela bela voz, e marcou minha adolescência com sua atuação apaixonante em Razão e Sensibilidade (1995) como Coronel Brandon e nos filmes de Harry Potter, como o odiado professor de poções, Severo Snape. Descanse em paz.