17 de nov. de 2017

Nova série sobre O Senhor dos Anéis e renúncia de Christopher Tolkien

Essa semana bem que poderia ser chamada de "Semana Tolkien", dadas as notícias sobre o autor e suas obras que saíram em todos os lugares.


Primeiro, foi confirmado que a Amazon Studios irá produzir uma série de TV baseada em O Senhor dos Anéis, em parceria com a Tolkien Estate and Trust. A série terá várias temporadas e abordará histórias que não foram adaptadas para o cinema. Confira a declaração dos representantes dos projetos:

“O Senhor dos Anéis é um fenômeno cultural que capturou a imaginação de gerações de fãs através da literatura e dos cinemas” disse Sharon Tal Yguado, chefe da Scripted Series, Amazon Studios. “Estamos honrados de trabalhar com o Tolkien Estate and Trust, HarperCollins e New Line nessa excitante colaboração para a televisão e estamos ansiosos para levar os fãs de O Senhor dos Anéis em uma nova jornada épica na Terra Média.

Estamos encantados que a Amazon, com seu comprometimento de longa data com a literatura, seja o lar da primeira série televisiva de múltiplas temporadas de “O Senhor dos Anéis”, adiciona Matt Galsor, um representante do Tolkien Estate and Trust e HarperCollins. “Sharon e a equipe da Amazon Studios têm ideias excepcionais para trazer à tela histórias baseadas na obra de J.R.R. Tolkien que não foram exploradas anteriormente.”


A outra notícia que pegou todo mundo de surpresa (algumas pessoas de forma triste, como eu) foi a renúncia de Christopher Tolkien da direção da Tolkien Estate. Aos 93 anos, Christopher vem editando e publicando o trabalho inacabado de seu pai por muito tempo, sendo sua última contribuição a publicação de Beren and Lúthien no início desse ano.


O site TheOneRing faz uma análise muito boa sobre o papel de Christopher na direção da Tolkien Estate e como sua saída irá mudar a forma como as coisas são conduzidas no que diz respeito aos direitos para adaptações das obras de seu pai (a própria notícia sobre a nova série já é um reflexo dessa mudança). Para conferir o texto na íntegra, é só clicar aqui.


Meu comentário pessoal de fã: desde que vi a confirmação da produção dessa nova série, não botei fé. E continuo não apostando nisso. A obra de Tolkien ganha em complexidade de várias outras obras literárias e se as mais simples foram avacalhadas em suas adaptações (basta ver a última temporada de Game of Thrones), imaginem o que pode ser feito com o material de O Senhor dos Anéis que é variado e não chegou a ser adaptado. O Hobbit, que uma das histórias mais simples de Tolkien, foi adaptada e conseguiu, no final, ser uma decepção. O que resta a fazer é agradecer a Christopher Tolkien por todo o zelo com o qual tratou a obra do pai e esperar para ver no que essa nova adaptação vai dar.

15 de nov. de 2017

Amor e amizade & outras histórias (Jane Austen)


Título: Amor e amizade & outras histórias
Autora: Jane Austen
Editora L&PM Pocket, 140p.

Sinopse: Este volume traz três desses textos ficcionais de juventude, todos na forma de narrativas epistolares – contadas através de cartas. A novela “Amor e Amizade”, de 1790, mostra a troca de correspondência entre Laura, uma mulher madura, e Marianne, a jovem filha de uma amiga. Laura relata as desventuras amorosas da sua mocidade, à guisa de alerta. A história inclui amores proibidos e fugas da família, além de muitos – e hilários – desmaios. “As três irmãs” e “Uma coleção de cartas”, escritas entre 1791 e 1792, dão novas amostras do estilo cômico e do gênio que se tornariam marca registrada da grande autora.

Mais um livro de Jane Austen que de início eu não entendi muito bem. Adoro histórias em forma de narrativa epistolar, transformam os eventos quase em realidade, além do fato de poder ter em mãos finalmente mais uma obra do início da carreira de escritora. A terceira história me deixou no modo “revirando os olhos” o tempo todo, pela maneira meio idiota das personagens. O livro é bem pequeno, dá para ler em uma tarde, e claro que é recomendado.

13 de nov. de 2017

Tolkien pelos irmãos Hildebrandt (Gregory Hildebrandt Jr.)


Título: Tolkien pelos irmãos Hildebrandt
Autor: Gregory Hildebrandt Jr.
Editora Mythos Books, 151p.

Sinopse: A história e a arte dos calendários mais famosos do mundo criados pelos lendários Irmãos Hildebrandt! Um livro de luxo, em capa dura e formato diferenciado, repleto de ilustrações espetaculares para encher os olhos de qualquer fã de O Hobbit e O Senhor dos Anéis! O volume traz fotos de produção nunca antes vistas, comentários dos artistas e as mais pitorescas histórias contadas pelo filho de Greg Hildebrandt, que presenciou a criação de tudo quando pequeno... inclusive posando para vários dos quadros como... um hobbit! Uma obra que fã nenhum de Tolkien pode ser dar ao luxo de perder!

A primeira coisa que eu tenho que dizer é que para adquirir esse livro, foi uma odisseia rs Depois levei mais um tempão para ler, fiquei guardando ele só Deus sabe por quê. Finalmente peguei e simplesmente AMEI cada página.
As ilustrações são simplesmente fantásticas e como se não bastasse, o processo de criação e a descrição desses momentos de decisão dos irmãos Hildebrandt sobre a luz, as cores, os personagens e acontecimentos retratados são ótimos também, muito mais porque quem fala é o filho de Greg, Greg Jr., que junto com os amigos do pai e do tio, posava de modelo para as fotos que serviriam de moldes para as futuras pinturas que seriam usadas nos calendários de Tolkien. Me deu muita vontade de ter as pinturas em quadros gigantes para decorar minha casa rsrs. Livro encantador que mostra as ideias por trás das mentes de dois dos melhores ilustradores dos trabalhos de Tolkien. Nem preciso dizer o quanto é recomendado.