3 de dez. de 2018

Sorteio de Natal - RESULTADO


Olá, pessoas. Vocês já devem ter notado que o blog anda meio parado e peço desculpas por isso. Tanta coisa andou acontecendo na minha vida que mal tenho tempo (e às vezes, vontade também falta) de vir aqui atualizar o tempo todo, mas prometo que ano que vem será diferente.
Para agradecer quem me segue, resolvi sortear Persuasão, de Jane Austen e Roverandom, de J.R.R. Tolkien, mais marcadores.

Regulamento:
-Sorteio de 03 a 23 de dezembro. Resultado: 25 de dezembro
-Comentar com um número (se você foi o primeiro a comentar, número 1, e assim por diante). Só vale um comentário por participante.
-Deixar seu email no comentário.
-O sorteio será feito pelo Random.
-Um email será enviado para o sorteado, que terá 24 horas pra responder. Caso contrário, será feito novo sorteio.
-Não é válida a participação de perfis falsos.

ATUALIZADO: RESULTADO

Parabéns, Tina Andrade. Já mandei o email para você. Obrigado a quem participou. Feliz Natal e um Feliz 2019 para todos vocês!

10 de set. de 2018

Amor e inocência (2007)

Aos 20 anos de idade, Jane Austen (Anne Hathaway) começa a se destacar como escritora. A jovem não tem interesse no casamento, mas seus pais planejam casá-la com um homem rico que possa lhe dar segurança social. O homem em questão é o rico sobrinho de uma nobre senhora da região, mas Jane recusa, pois quer se casar por amor. Quando ela conhece o inteligente e arrogante Tom Lefroy (James McAvoy), acaba se apaixonando, assim como ele por ela. Mas as famílias não aprovariam um romance como esse, assim eles decidem fugir, o que traria somente vergonha e miséria para ambos…


Esse filme é uma graça. Confesso que quando assisti, não fiquei muito convencida sobre Hathaway como Jane Austen, não sei se pelo sotaque ou simplesmente porque eu achava Anne muito inadequada (de que forma, não sei explicar). Já McAvoy eu gostei dele, com a pinta de arrogante. Um chamativo para esse filme é a amostra da relação entre Jane, Cassadra e o irmão Henry.


A premissa da fuga de Jane e Lefroy também me deixou com o pé atras com esse filme, mesmo sem saber muita coisa sobre a vida da escritora. O final é muito bonito e sim, tem uma licença poética que não diminui em nada o filme e completa de um jeito bem doce a história. Um filme para divertir, vale a pena para quem gosta de Jane Austen.

30 de jul. de 2018

Escolhidos os escritores para a série da Amazon sobre O Senhor dos Anéis

O site The One Ring postou uma novidade sobre o série sobre O Senhor dos Anéis. A Amazon Studios liberou os nomes dos escritores que irão adaptar as variadas histórias sobre a saga do Um Anel.


Segundo a notícia (tradução minha):

"Os escritores JD Payne e Patrick McKay têm trabalhado juntos desde que se reuniram na equipe de debate do ensino médio há mais de duas décadas. Seus projetos mais recentes incluem escrever Star Trek 4 para a Paramount e o produtor J.J. Abrams, adaptando Jungle Cruise para a Disney e para as estrelas Dwayne Johnson e Emily Blunt, e montando seu roteiro de drama original de 2017, Escape com o produtor indicado ao Oscar Mike DeLuca."

No aguardo de mais notícias sobre a produção...

27 de jul. de 2018

Amor & amizade (2016)

Baseado no livro Lady Susan, de Jane Austen, o filme conta a história de Lady Susan Vernon (Kate Beckinsale). Tendo se tornado viúva recentemente, Lady Susan se refugia na fazendo dos antigos cunhados, buscando se afastar das fofocas sobre seus casos amorosos. Lá reflete sobre a vida e decide arranjar um novo marido para si e um bom pretendente para a filha, Frederica (Morfydd Clark).


O filme é bonitinho, Kate Beckinsale é a exata imagem do que sempre imaginei como seria Lady Susan: bonita, afetada, descaradamente cínica. Como o livro, a história tem seus momentos cômicos e irônicos, mas isso é a única coisa que vou falar sobre a inevitável comparação entre a obra e sua adaptação. O filme cativa e a maneira como a história é apresentada é bem simples.


Lady Susan não é bem-quista por quase ninguém; a própria filha (Morfydd Clark) não aguenta as armações da mãe e se desespera quando percebe que será usada para que Lady Susan consiga o que quer. A cunhada, Catherine, não a suporta pois Susan quase impediu seu casamento, e a antipatia aumenta quando ela percebe que a viúva está conseguindo enredar em seus joguinhos de sedução seu irmão, Reginald DeCourcy (Xavier Samuel). A única pessoa com quem vemos Susan travar um bom relacionamento é sua amiga, Alicia Johnson (Chloë Sevigny). 


O que melhor pode ser dito sobre o filme é sobre a protagonista, totalmente diferente do que estamos acostumados a ver nos romances de Jane Austen. Lady Susan é completamente transgressora: ela faz das convenções sociais o que quer para alcançar seu objetivo, usa e abusa de quem quer que seja, ao mesmo tempo em que se mostrada chocada com descortesias pequenas. Aliás, essa é a maior diversão da história, a constante hipocrisia (que eu também chamo de cara de pau) da personagem acaba fazendo o espectador dar algumas risadas, principalmente nas cenas (aliás, as melhores do filme) entre Susan e Alicia. Vale muito a pena assistir.

27 de jun. de 2018

ATUALIZADO - J.R.R. Tolkien: Uma Biografia em agosto nas livrarias


Finalmente voltará as livrarias a biografia de Tolkien escrita por Humphrey Carptenter. Lançado em 1977, o livro foi traduzido para o português nos anos 90. Esgotados nas livrarias, e com raros exemplares sendo vendidos a preços bem altos em sebos, é um alívio para os fãs essa edição nova pela editora HarperCollins Brasil. O livro terá acabamento especial em capa dura e tecido.

ATUALIZADO: O livro já se encontra em pré-venda nas principais livrarias online, como Amazon e Saraiva.

25 de jun. de 2018

Morte em Pemberley (P.D. James)


Título: Morte em Pemberley
Autora: P.D. James
Editora Companhia das Letras, 344p.

Elizabeth e Darcy estão casados e com filhos. Apesar de ainda ter gente que se espante com a escolha de esposa feito pelo rico herdeiro, Elizabeth consegue encantar a todos. O baile de Lady Anne está sendo preparado, quando Elizabeth recebe a visita do Coronel Fitzwilliam, que a inquire sobre Georgiana. A jovem irmã de Darcy não é mais aquela menina tímida de antes e não depende da aprovação do irmão para se casar, mas suspeita-se que ele tenha um rival, Henry Alveston, um advogado promissor amigo da família. Bingley e Jane, recém-casados, conseguem comprar uma casa perto dos Darcy, Highmarten, e logo constituem família. Eles também se encaminham para o baile em Pemberley e tudo parece normal. Na véspera, quando todos estão reunidos, testemunham a chegada tempestuosa de Lidya, afirmando que o marido foi assassinado. Darcy e Fitzwilliam se incubem da investigação, e a partir daí começa uma investigação para saber quem matou quem e os reais motivos do crime.

Faz tempo que eu queria ler esse livro. Muito tempo mesmo, mas nunca achei à venda, nem em sebos. Apesar de não ser muito afeita a sequels de Orgulho e preconceito com uma temática além da dinâmica que vemos no livro de Jane Austen (aquelas interações sociais simples de busca de marido, adolescente fujonas e esse tipo de coisa), mesmo já tendo lido algumas, eu achei que esse valia a pena. E valeu. P.D. James consegue manter o mistério, mesmo que no início pareça que está tudo à vista. Cada hora você desconfia de um ou de outro, sem nunca ter certeza. O final foi interessante de ler, no que diz respeito a Wickham e Darcy. Recomendo.

14 de mai. de 2018

Pré-venda de J.R.R. Tolkien & C. S. Lewis, pela HarperCollins Brasil


Já está em pre-venda o livro J.R.R. Tolkien & C. S. Lewis: O Dom da Amizade, nova edição publicada pela editora HarperCollins Brasil. Creio que esse é o primeiro livro a ser lançado pela editora dessa nova leva de publicações sobre Tolkien.
Traduzido por Ronald Kyrmse, e revisada pela Casagrande, o livro já está a venda na Amazon (clicando aqui, você pode usar a tag do Tolkien Talk e ajudar o canal).

11 de mai. de 2018

As receitas de Pride and Prejudice agora em livro


Achei essa notícia no Jane Austen em Português. Vai ser lançado um livro chamado Pride and Prejudice: The Classic Novel with Recipes for Modern Teatime Treats, de Martha Stewart, com receitas de guloseimas para acompanhar o chá. Publicado pelo Penguin Young Readers em outubro, o livro será ilustrado e trará um menu feita por chefes renomados.

10 de abr. de 2018

A queda de Gondolin será lançado em 2018

A internet estava soltando rumores sobre esse assunto direto, então agora eu posso confirmar.


O livro A queda de Gondolin será lançado no dia 30 de agosto de 2018. E segundo o Tolkien Talk, a HarperCollins Brasil tem interesse em fazer o lançamento simultâneo da obra no Brasil.

Claro que essa notícia deixou os fãs em polvorosa, não somente porque faz tão pouco tempo da publicação de Beren and Lúthien (ainda inédito no Brasil), mas porque esse livro provavelmente será o último editado por Christopher Tolkien. Agora é aguardar!

21 de mar. de 2018

HarperCollins Brasil é a nova editora de Tolkien no Brasil

Saiu semana passada essa notícia (maravilhosa) no Tolkien Talk mas só agora pude falar aqui. A HarperCollins Brasil conseguiu os direitos de publicação dos livros de Tolkien no Brasil.



Há mais de 20 anos, a editora responsável pelas publicações do autor no país era a Martins Fontes, mas a partir de 2018, a HarperCollins inicia esse processo com o lançamento de Beren e Lúthien (inédito no Brasil) já para agora, novembro.
Outros projetos incluem a gigantesca coleção The History of Middle-earth, além de outras obras inéditas. A tradução oficial ficará a cargo do experiente Ronald Kyrmse, renomado especialista em Tolkien e suas obras e autor do livro Explicando Tolkien.

19 de mar. de 2018

Trailer de Orgulho e Paixão

Eu ainda não havia mencionado isso aqui. A emissora Rede Globo está produzindo uma nova novela largamente inspirada nas obras de Jane Austen. Orgulho e Paixão será a próxima novela das 18:00 e seu trailer já está disponível:

   

De cara, a influência que já podemos ver será de Orgulho e Preconceito, mas pelo que vi comentarem, a novela também mostrará personagens inspiradas em outras obras da autora. É esperar para ver.

14 de fev. de 2018

Anunciada a venda de ingressos para exposição Tolkien: The maker of Middle-earth

Ano passado eu falei aqui sobre a exposição Tolkien: The maker of Middle-earth, que irá acontecer de junho a outubro de 2018 na Biblioteca Bodleiana, em Oxford, onde irão ser expostos ao público manuscritos raros e ilustrações inéditas de Tolkien. 

O site The One Ring anunciou que a venda de ingressos já começou ontem, 13 de fevereiro. Para comprar o ingresso, só no site da exposição. 

No mesmo post, também falei sobre um livro sobre a exposição a ser lançado: Tolkien: The maker of Middle-earth. Pois bem, este livro e um outro chamado Tolkien Treasures também já estão a venda no site.

12 de fev. de 2018

Lançamento de O projeto Jane Austen


Em primeiro lugar, quero desejar um Feliz Ano Novo aos seguidores! 
Em segundo, trago um lançamento de Jane Austen. É o livro de Kathleen A. Flynn, O projeto Jane Austen,  já está a venda em várias livrarias físicas e online.