Autora: Genilda Azerêdo
Editora Manufatura, 120p.
Sinopse: (...) a construção lenta e gradual de um estudo crítico do romance Emma e suas adaptações cinematográficas, em sua aparente singeleza, traça um painel em que várias questões relativas à obra de Austen, a aspectos teóricos cinematográficos e literários, são manejados com destreza e iluminam-se uns aos outros. Assim, além da elegância de estilo, da visão detalhista e meticulosa, da precisão de conceitos, Genilda seria dona ainda de uma outra característica, que poderia a meu ver explicar sua grande identificação com Jane Austen: uma ironia refinada, sedutora, pois percebemos por trás desse trabalho gostoso de ler, que flui como uma história bem contada, a existência de uma séria discussão aprofundada de questões fundamentais para os estudos literários e de cinema na atualidade. (Adaptado do Prefácio de Antônio João Teixeira – UEPG).
Lá no início das minhas pesquisas sobre Austen, eu soube desse livro da Genilda. Nunca havia encontrado até dar sorte num sebo virtual. De pronto, a autora deixa claro que os textos do livro (são 7) resultam de sua pesquisa de doutorado sobre Jane Austen e as adaptações feitas para o cinema de suas obras. Um livro curto e objetivo no assunto que deseja abordar, os textos são muito bons, e mostram que a autora fez uma ótima análise sobre a questão da ironia mostrada nas adaptações dos romances.
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