28 de mai. de 2012

A lenda de Sigurd e Gudrún (J.R.R. Tolkien)



Título: A lenda de Sigurd e Gudrún
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora Martins Fontes, 440 p.

A lenda de Sigurd e Gudrún conta a história de Sigurd, o grande matador de dragões, que matou Fáfnir e se apossou do tesouro do dragão. Por seu feito, se tornou em herói celebrado. Ele desperta a valquíria Brynhild e se torna seu prometido. Sigurd se une aos príncipes dos Niflungs através de um pacto de sangue e desperta o amor da princesa Gudrún. Intensos, dramáticos, apaixonados são os acontecimentos que se seguem, e tudo culmina na morte de Sigurd pelas mãos dos que lhe juraram amizade. Após sua morte, Gudrún se une a Atli (o rei histórico dos hunos, Átila) com o único objetivo de vingar Sigurd.

A lenda de Sigurd e Gudrún nos é apresentada neste livro com toda a sagacidade de um grande estudioso da mitologia nórdica. Em mais um brilhante trabalho, Christopher Tolkien conseguiu reunir as anotações e os fragmentos de seu pai sobre um dos maiores contos nórdicos: a lenda do matador de dragão.
Em seu Prefácio, Christopher tece explicações acerca dos poemas escritos pelo pai sobre a lenda dos Völsungs e Niglungs e aborda a influência sofrida por Richard Wagner ao compor seu ciclo de óperas O Anel (explicação muito bem vinda, já que a maioria das pessoas insiste em comparar as obras de Tolkien e do compositor).
Segundo Christopher, foi com o objetivo de “ouvir a voz do autor dos poemas” apresentados no livro que ele publicou parte de uma conferência onde Tolkien falou sobre o nórdico antigo. Nesta pequena parte, Tolkien introduz o leitor à chamada Edda Antiga, abordando a Edda em Prosa, a Völsunga Saga e no que consiste o texto dos poemas, dentre outras (detalhadas) explicações. Um livro excelente, uma obra grandiosa do melhor escritor de fantasia do século XX.

Curso online Pride and Prejudice

Uma indicação do Jane Austen Today. Um curso online gratuito da Eiremes Online English School sobre Orgulho e Preconceito. Eles também oferecem um curso sobre uma das obras de Dickens, A Christmas Carol.

22 de mai. de 2012

Mary King: the sequel to Jane Austen's Pride and Prejudice


Para aqueles familiarizados com Orgulho e Preconceito, Mary King não deve ser uma personagem desconhecida. Ok, com Lizzie Bennet, pode ser que Mary não seja lembrada. Mary King seria a futura Mrs. Wickham se o mesmo não tivesse casado com Lidya Bennet. Lembram agora? Sophie St. Clair escreveu uma graphic novel sobre Mary, dividida em 3 volumes.
Existem também disponíveis os booktours dos volumes. O primeiro se encontra abaixo:


Quem quiser conhecer a autora, basta ir direto no site dela.

O Senhor dos Anéis e Tolkien (Rosa Sílvia Lopez)


Título: O Senhor dos Anéis e Tolkien: o poder mágico da palavra
Autor: Rosa Sílvia Lopez
Editora Arte & Ciência, 222 p.

Este livro analisa a obra-prima de J.R.R. Tolkien a partir do discurso e da criação de linguagens. A autora também busca as fundações místicas que nortearam a criação dos territórios, personagens e até a questão temporal n’O Senhor dos Anéis. O discurso é tido como o ponto principal que norteia a pesquisa, que discute e aborda o conto tolkeniano. A autora demonstra como o discurso é o fio condutor d'O Hobbit e d’O Senhor dos Anéis.
O livro também conta com um apêndice, bibliografia e uma pequena introdução sobre a vida de Tolkien, além de um pequeno texto sobre a fantasia na obra de Tolkien. Ah. Sem esquecer de mencionar que o livro é ilustrado. Como vocês podem ver pela capa, as ilustrações são belíssimas. Um livro muito indicado para todos aqueles que tem intenção de se aprofundar no estudo das obras do mestre e/ou analisar a obra de um ponto de vista diferente.

As aventuras de Tom Bombadil (J.R.R. Tolkien)



Título: As aventuras de Tom Bombadil
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora Martins Fontes,189 p.

Um dos mais antigos trabalhos de Tolkien, não muito conhecido no Brasil, este livro, em uma edição bilíngüe, com duas traduções (de William Lagos e do respeitado Ronald Kyrmse) conta em forma de verso as aventuras vividas por Tom Bombadil, (aquele personagem misterioso e poderoso que aparece para ajudar Frodo e seus amigos quando saem do Condado na tentativa de evitar que o Anel caísse nas mãos do Espectros).
Personagens como Fruta d’Ouro e o Velho Salgueiro aparecem nos poemas. Enquanto alguns deles falam aventuras de Tom pela Terra-média, um outro também fala das lendas dos dias antigos. E o último e mais belo narra a partida dos elfos da Terra-média.
Este livro apresenta um conjunto de poemas compostos por Bilbo, ou Frodo ou Sam, que fariam parte do Livro vermelho. Alguns poemas-canções que apareceram n’O Senhor dos Anéis reaparecem nesta edição. Introduções acerca de cada tradução e explicações sobre a temática dos poemas também acompanham esta valiosa edição.

19 de mai. de 2012

As cartas de J.R.R. Tolkien (J.R.R. Tolkien)




Título: As cartas de J.R.R. Tolkien
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora Arte & Letra, 471 p.

Reunidas num único volume, algumas das cartas escritas por Tolkien, onde o autor demonstra sua visão pessoal acerca de vários assuntos: religião, Deus e sua mitologia. Obviamente, neste livro não se encontram todas as cartas escritas por ele; algumas de cunho mais pessoal foram omitidas (como aquelas escritas para Edith). Em contrapartida, as cartas publicadas neste livro são abundantes em material sobre a criação de suas obras-primas, ressaltando suas dúvidas e respondendo questionamentos de leitores ávidos em saber mais sobre a Terra-média e seus personagens. Um excelente material biográfico.

16 de mai. de 2012

Meme Conheça o blogueiro

Recebi do blog Lost Girly Girl o selinho abaixo. Obrigada!


Respondendo as perguntas:

1. Quando surgiu a ideia de criar seu blog? Quando eu quis participar do Desafio Literário 2010. E o que me levou a participar do Desafio foi justamente o fato de querer ler alguma coisa diferente. Na época, já tinha lido todos os livros da minha estante, então queria leituras novas. Eu poderia ter participado sem criar o blog, mas não vi sentido. Queria comentários e discussões sobre as minhas resenhas, então criei o blog.

2. Origem do nome do seu blog. Complicado dizer. Eu criei o blog meio na pressa, então só queria um nome que não fosse tão repetido. Fui criando as possibilidades até o nome atual. Fui selecionando minhas paixões literárias até chegar a Tolkien e Jane Austen, autores pelos quais sou apaixonada. Então foi só criar o subtítulo para sinalizar que este blog falaria especialmente, mas não somente, dos dois autores.

3.Você tem outros blogs além deste? Sim. O Fantástico Mundo da Leitura, que eu criei quando quis transformar o Meu Cantinho Literário em um blog específico sobre Tolkien e Austen.

4. Já pensou em desistir alguma vez do seu blog? Sim. Quando estou desanimada, os comentários não aparecem... Mas acho que não vou fazer isso. Acabei conhecendo muita gente pelos meus dois blogs, então...

5. Mande uma mensagem para os seus seguidores. Muito obrigada a todos que visitam e me seguem. Acho o máximo esse feedback e vou tentar cada vez mais melhorar o blog :)

Sobre o blogueiro:
Uma música: Stay (Hurts)
Um livro: Orgulho e Preconceito (Jane Austen)
Um filme: O Senhor dos Anéis (a trilogia toda)
Um hobby: Ler
Um medo: barata (oh bichinho nojento)
Uma mania: gastar constantemente dinheiro em livros que eu sei que nunca vou ler. Meu lado bibliófilo sempre fala mais alto
Um sonho: viajar pela Inglaterra traçando os passos de Jane Austen e Tolkien
Não consigo viver sem: meus livros e minha família
Tem coleção de alguma coisa? Livros, filmes e Barbies
Gostaria de fazer alguma pergunta aos próximos participantes? Qual livro você gostaria de ver adaptado ao cinema?
Do que mais gosto no meu blog? Acho que do cabeçalho. Não está ainda como eu gostaria, mas vai ficar.

Indico os 13 blogs:
Descobrindo Jane Austen

Coruja em Teto de Zinco Quente
Diário de Incentivo a Leitura
Um Universo Fantástico
Babi Lorentz
Babi Dewet
Li um Livro
Viagem Literária
Lost in Chick Lit
Literatura em série
Viciados pela leitura
A leitora
As meninas que lêem livros

8 de mai. de 2012

Other Minds



Mais uma webzine que eu encontrei enquanto procurava notícias sobre Tolkien. Na verdade, eu procurava uma forma de contatar Michael Martinez e acabei encontrando o site Middle-earth and J.R.R. Tolkien News & Articles. Pode ser feito download dos volumes no site da revista, Omzine. São 13 volumes até agora. Para facilitar a busca por algum artigo específico, o primeiro arquivo (atualizado a cada volume) faz uma relação dos artigos de todos os volumes já lançados. Mais uma publicação pra minha lista de periódicos sobre o Tolkien e sua obra.  

Galeria OwlsRoof, by Dani


Gente, agora um post especial, dedicado a uma senhora artista: a Dani, do blog Coruja em Teto de Zinco Quente, da Luciane Darce. Desde o ano passado, quando conheci o blog, fiquei apaixonada pelos desenhos que a Dani fez para uma história da Lu Darce (eu até fiz o link no blog O Fantástico Mundo da Leitura para o conto). 

Irmãs Bennet, por Dani.

Os desenhos são lindos, simplesmente perfeitos. A galeria mostra, dentre outros, desenhos relacionados a Jane Austen e seus personagens. Existe um também relacionado a Tolkien (que eu AMEI!). O desenho acima é só uma amostra do talento da Dani. Quem quiser dar uma olhadinha, é só clicar aqui

Parceira Tolkien-Dickens


Uma parceria meio improvável, não? Foi o que eu pensei quando li a notícia no site da BBC. Mas parece que é verdade, também foi noticiado no site do New York Times. Descendentes dos dois grandes autores, Michael Tolkien e Gerald Dickens irão trabalhar juntos em um livro. Na verdade, Michael Tolkien irá escrever dois romances baseados nas histórias que seu avô Tolkien lia para ele quando era criança. Gerald Dickens irá narrar a versão em audiobbok dos romances. A notícia fala mais: 


"Publisher Thames River Press said the first book, Wish, was inspired by Florence Bone's 1923 story, The Rose-Coloured Wish. It tells the story of two children who set out to use an evil enchanter's wishing chain of stones to save their alpine valley, only to fall into trouble. Michael Tolkien was introduced to the tales in the 1940s and 1950s as a child, and he later read them to his own children. He said he decided to pay tribute to the now-neglected tale and to "recreate the spirit of the original in new dress". The second book, Rainbow, is based on Bone's 1910 novel, The Other Side of the Rainbow. Dickens said: "Wish is a timeless story which children will enjoy for years to come. Michael Tolkien has brought it to life in narrative verse." 

Eu, como tolkeniana assumida, só posso esperar pra ver os dois livros. Muito bom saber que o neto de Tolkien está embarcando no mundo literário. Talvez seja ele o próximo testamenteiro literário da família depois de Christopher, quem sabe (ok, pensamento meio macabro, não estou desejando a morte de Christopher, mas sempre tive essa curiosidade, sobre quem cuidaria do espólio de Tolkien quando seu filho não estivesse mais entre nós. Enfim.)