30 de dez. de 2013

Promoção de Natal - RESULTADO

 

Olá, pessoas. Obrigada por participarem de mais um sorteio do blog. E desculpem o atraso para divulgar o resultado. Sabem como é, festa de fim de ano... rsrsrsrs
Enfim, vamos lá. O (a) vencedor (a) foi:

a Rafflecopter giveaway

Parabéns! Como eu demorei para liberar o resultado, e como estamos em fim de ano, estou revogando uma das regras. Então, Mayane B., você tem até sábado dia 04 de janeiro para mandar seu endereço para o email natallienazareth.ac@bol.com.br para enviarmos seu presente. 

Desejo a todos um excelente 2014! Que todos possamos realizar todos os nossos sonhos!

11 de dez. de 2013

O Hobbit: A Desolação de Smaug wallpaper


Desktop

Novamente a Warner liberou esse ano um aplicativo para quem quiser customizar e criar seu próprio wallpaper com imagens do novo filme de The Hobbit: an unespected journey Wallpaper generator. O Hobbit, liberadas pela Entertainment Weekly (aquelas imagens maravilhosas que já estão circulando na internet). Você criar wallpapers para desktop, ícones para perfils, capas para facebook, dentre outros.

O aplicativo:
The Hobbit: the desolation of smaug Wallpaper generator.

Vejam alguns que fiz:

Facebook

Twitter

Esse ano são duas imagens que você pode transformar no que quiser. E também pode baixar cada uma de maneira completa.



3 de dez. de 2013

Promoção de Natal

Olá. Natal batendo na porta. Então, eu e a Moira Bianchi, do blog Hot Rio Chick, resolvemos fazer um novo sorteio para vocês :) Comecando hoje e terminando dia 23 de dezembro, estamos sorteando uma Roupa de caneca (Mug warmers, em inglês) temática de Jane Austen. Para fechar o ano de comemoração do bicentenário de Orgulho e Preconceito com chave de ouro. Participem!




Regulamento:
-o sorteio será feito pelo Raffle
-O vencedor terá 48 para enviar os dados para o email natalcantarachagas@yahoo.com.br.
Caso contrário, um novo sorteio será feito.
-Não é válida a participação de perfis falsos e/ou promocionais, gerando desclassificação automática de todas as entradas.
-O resultado sairá no dia 24 de dezembro de 2013 nos blogs participantes.

Boa sorte! E Feliz Natal!!!!!

1 de dez. de 2013

Liberado o ebook “Nomes traduzidos das obras de J.R.R.Tolkien"


O Tolkien Brasil liberou um ebook com os nomes originais em inglês e suas traduções para o português, feito por Ronald Kyrmse, tradutor dos livros de Tolkien no Brasil. O material foi elaborado quando Ronald estava traduzindo o livro Os Contos Inacabados, publicado pela Martins Fontes.
Para fazer o download do ebook, clique aqui. Ou se quiser ver o documento online, clique aqui.

A weekend with Mr. Darcy (Victoria Connelly) – The P&P Bicentenary Challenge


Título: A weekend with Mr. Darcy
Autora: Victoria Connelly
Ed. Sourcebooks Landmark, 352p.

Katherine Roberts é professora em Oxford e fã declarada de Jane Austen. Sua paixão pelos romances da autora é a única coisa que a mantém longe da loucura de seus ex-namorados e de seus alunos. Sua vida amorosa é uma droga, então ela acha mais fácil manter seu “relacionamento” com os heróis de Austen. Uma conferência sobre Jane Austen será realizada no interior inglês, perto dos locais onde a autora viveu. Lá, ela acaba encontrando um homem incrivelmente charmoso. Ele parecia haver saído de seus sonhos malucos com os heróis austenianos... Ou não.

Há muito tempo eu ouvia falar desse livro. Finalmente surgiu a chance perfeita para lê-lo. A história é bem divertida, com as sequencias modernas das obras de Austen, na maioria, são. Gostei.

Katherine Roberts is an Oxford professor and a huge fan of Jane Austen. Her passion by the author’s novels is the only thing that keeps her away from the madness of her ex-boyfriends e her students. Her love life sucks, then she finds it easier to keep her "relationship" with Austen's heroes. A conference on Jane Austen will be held in the English countryside, near the places where the author lived. There, she ends up finding an incredibly charming man. He seemed to have gone out of her crazy dreams with the Austen’s heroes... Or not.

Long ago I heard about this book. Finally came the perfect chance to read it. The story is really fun, with the sequences of modern works of Austen, mostly are. I like it.

19 de nov. de 2013

Storm over Gondolin



Mais um filme baseado na obra de Tolkien. Ou melhor, um fan film (filme produzido por fãs). Este será baseado em acontecimentos da Primeira Era da Terra-média, mas especificamente no conto de Gondolin, encontrado no livro O Silmarillion. O fan film, que estará disponível de graça na internet com legendas de vários países, está sendo dirigido por Dimitri Frank e produzido por Sylvain Urban.
Confiram a sinopse traduzida:

Durante a Primeira Era da Terra-média, nas terras de Beleriand, a sombra do Senhor do Escuro Morgoth cresce; ele dividiu os Elfos, e somente Turgon, o último Rei Élfico, representa uma ameaça para sua iminente vitória. Enquanto Morgoth está quase encontrando a localização de Gondolin, todas as esperanças recaem sobre Tuor, um humano, e seu guia chamado Voronwë, um sobrevivente de naufrágio originado da cidade de Gondolin.

Algumas imagens exclusivas (que eu achei completamente excelentes) estão disponíveis no site Middle-earth news. Confiram aqui.

Pride and Prejudice: graphic novel


O site Jane Austen Brasil notificou recentemente o lançamento de uma nova graphic novel baseada em Orgulho e Preconceito. Publicada pela Camp Fire Graphic Novel, a nova adaptação foi feita por Laurence Sach e ilustrado por Rajesh Nagulakonda. A venda na Amazon por 12,97 dólares.
Vejam algumas imagens:


15 de nov. de 2013

Lançamentos: livros sobre O Hobbit

Mês de novembro, aproximação do novo filme de O Hobbit e os lançamentos já começaram.



O Hobbit (edição ilustrada) está com o preço um pouquinho salgado, mas vale a pena. 


O Hobbit: a desolação de Smaug guia ilustrado, Árvore e Folha e A queda de Arthur estão em pré-venda em algumas lojas virtuais.





Edição comemorativa de Orgulho e Preconceito


A Folio Society lançou uma edição comemorativa de Orgulho e Preconceito. Ilustrada pelas irmãs Anna e Elena Balbusso, o livro conta com uma introdução de Sebastian Faulk. Algumas ilustrações podem ser vistas aqui.

12 de nov. de 2013

O Hobbit: a desolação de Smaug Super Banner




Ano passado eles liberaram um super banner da primeira parte do filme O Hobbit. Esse ano, não poderia ser diferente. Algumas das cenas mais importantes e os personagens principais podem ser vistos nas imagens.  O banner é super mesmo, imenso, então aqui vão algumas partes:




O banner completo pode ser visto aqui.

Ever Jane: RPG baseado em Jane Austen


Foi lançado um jogo em formato RPG baseado em Jane Austen. Para mais informações, é só visitar o site Ever Jane ou a página do projeto.

4 de nov. de 2013

Lançamento de A última canção de Bilbo


Semana passada a editora Martins Fontes anunciou o lançamento do livro A última canção de Bilbo, nas versões capa dura e brochura (capas acima, respectivamente). Neste livro, é narrada a última viagem de Bilbo Bolseiro rumo ao Oeste em forma poética. As ilustrações são de ninguém mais ninguém menos que Pauline Baynes, conhecida ilustradora preferida por Tolkien. 
Sobre o livro (texto extraído do site Valinor):

“A Última Canção de Bilbo era originalmente um texto sem ligação com a história de Bilbo, intitulado Vestr hum haf, mas Tolkien o mudou em outubro de 1968. Foi dado pelo autor como um presente para sua secretária Joy Hill em 1968, depois que ela o descobriu na biblioteca de Tolkien. Após a morte de Tolkien em 1973, Joy Hill mostrou o poema para Donald Swann, que gostou tanto que resolveu transformá-lo em música e incluiu-o na segunda edição de The Road Goes Ever On*, em 1978. O poema também foi ilustrado por Pauline Baynes, e publicado como um pôster em 26 de novembro de 1974.”

Becoming Elizabeth Darcy (Mary Lydon Simonsen) – The P&P Bicentenary Challenge



Título: Becoming Elizabeth Darcy
Autora: Mary Lydon Simonsen
Editora Quail Creek Publishing, 324p.

Elizabeth Hannigan, uma americana fanática por Jane Austen, sofre com flu, Ela entra em coma e acorda na cama e na pele de Elizabeth Bennet Darcy. No começo, ela pensa que é um sonho, mas depois percebe que é sua mais pura e nova realidade. Enquanto Elizabeth está se acostumando com sua nova situação, percebe que a única maneira de voltar ao século XXI é através de Mr. Darcy. Ela acaba encantando Mr. Darcy, que está começando a se resignar com tal mudança, ao mesmo tempo em que introduz aos empregados de Pemberley novos hábitos e ao seu trabalho no mundo real (ela é massagista).

Que livro divertido. Pensei que seria mais romance ambientado na regência, mas é melhor, porque é como uma viagem no tempo semelhante a que acontece na série Lost in Austen (uma série muito engraçada). Valeu a pena a leitura porque, claro, eu, como uma janeite fanática, adoraria estar no lugar dela :) Eu recomendo.

Elizabeth Hannigan, an american born fanatic for Jane Austen is suffering from flu. She falls into a coma and wakes up in bed and on the skin of Elizabeth Bennet Darcy. At first she thinks it's a dream, but then realizes that it is her purest and new reality. While Elizabeth is getting used to her new situation, she realizes that the only way to return to the twenty-first century is through Mr. Darcy. She has just enchanting him, who is beginning to resign themselves to such a change, while introducing the staff in Pemberley to new habits and her work in the real world (she's masseuse).

What a fun book. I thought it would be novel set in the regency, but it's better because it's like a trip back in time similar to what happens in the series Lost in Austen (a very funny series). It was worth reading because, of course, As a fanatical Janeite, I would love to be in her place :)  recommend.

3 de out. de 2013

Novo trailer de O Hobbit: a desolação de Smaug!!!!!!!!

Novo trailer de O Hobbit: a desolação de Smaug!!!!!!!! Saiu o novo trailer da segunda parte dos do Hobbit. Neste novo trailer, podemos ver mais dos elfos, de Beorn (OMG!), Thranduil, os homens do lago.... Aproveitem! Que dezembro chegue LOGOOOOOOOOO!!!!!!!!!

 

Dancing with Mr. Darcy (Sarah Waters) – The P&P Bicentenary Challenge


Título: Dancing with Mr. Darcy: stories Inspired by Jane Austen and Chawton House
Autora: Sarah Waters
William Morrow Paperbacks, 256p.

Em 2009, foi realizada uma competição chamada Jane Austen Short Story Competição, para celebrar os 200 anos da chegada de Jane Austen para Chawton. Os escritores deveriam escrever pequenas histórias tendo como tema a autora, suas obras, sua casa em Chawton ou a Chawton House Library. O resultado é este livro, com 20 histórias escritas por mulheres. De variadas idades, atuando em diferentes profissões, algumas americanas outras britânicas, todas tem em comum a paixão por Jane Austen e suas obras.

Li esse livro por pura curiosidade. Há bastante tempo vejo indicações, leio resenhas, mas só agora resolvi parar para lê-lo. As histórias são bem legais, meu conto favorito foi o penúltimo, “We need to talk about Mr. Collins”, de Mary Howell. No final, o leitor também é apresentado a breves biografias das autoras que contribuíram para o livro. De forma geral, gostei bastante. É muito bom ver o quanto Jane Austen pode ser inspiradora. Infelizmente, não tem nada a ver com dançando com Mr. Darcy, mas ainda assim vale como puro entretenimento.

In 2009, was conducted a competition called Jane Austen Short Story Competition, to celebrate the 200 years of Jane Austens arrival in Chawton village. The writers should write short stories having as theme the author, her works, her home in Chawton, or the Chawton House Library. The result was this book, with 20 stories written by women. Of varying ages, working in different professions, some other British Americans, all have in common a passion for Jane Austen and her works.

I read this book out of sheer curiosity. For some time I saw indications, read reviews, but only now decided to stop and read it. The stories are great, my favorite was the penultimate tale, "We need to talk about Mr. Collins," Mary Howell. In the end, the reader is also presented with brief biographies of the authors who contributed to the book. Overall, I really liked it. It's great to see how Jane Austen can be inspiring. Unfortunately, it has nothing to do with dancing with Mr. Darcy, but still worth it as pure entertainment.

Lançamento de miniaturas metálicas dos personagens do Senhor dos Anéis.


O site Tolkien Brasil é um site muito bom pra se conseguir notícias. Como várias outras vezes, estava xeretando o site quando me deparo com essa novidade: a empresa Eaglemoss começa a vender em outubro (agora) miniaturas metálicas dos personagens de O Senhor dos Anéis.



Os fascículos dessa coleção fantástica serão lançados quinzenalmente, com informações uma miniatura, custando cerca de R$39,95 (a primeira edição sai pela bagatela de R$17,90). São 120 peças regulares mais 5 especiais, até a coleção ficar completa (acima). A empresa também notificou que irá vender mais tarde as miniaturas do filme O Hobbit.

Vejam um pequeno comercial sobre a coleção.

30 de set. de 2013

Austenland (Shannon Hale) – The P&P Bicentenary Challenge


Título: Austenland
Autora: Shannon Hale
Editora Bloomsbury, 208p.

Jane Hayes tem 33 anos e é completamente aficcionada pelo Mr. Darcy de Colin Firth. Ela vive fantasiando sobre os personagens masculinos de Jane Austen, principalmente sobre Darcy. Ela herda de uma parenta distante uma visita com tudo pago para Pembroke Park, Kent, na Inglaterra, um resort ultra-chique onde os convidados se vestem, falam, pensam e agem semelhantes aos personagens de Jane Austen. Decidida a superar sua paixão totalmente platônica por Mr. Darcy, a qual detonou praticamente todas as suas relações amorosas, Jane se permite essa última indulgência. Lá, ela recebe um novo sobrenome, Erstwhile, e aprende as regras do lugar. No entanto, rápido ela descobre que nem tudo é o que parece. Jane acaba se tornando obcecado por um dos jardineiros e irrita-se com as tentativas das outras convidadas em conquistar um homem.

Mr. Darcy. Se alguma janeite no mundo nunca sonhou em encontrar o seu próprio Darcy levante a mão. Principalmente depois da famosa cena do lago protagonizada por Colin Firth. Considero esse tipo de história como uma viagem no tempo, e como toda viagem no tempo que se preze, tem que ter confusão. Jane Hayes é divertida, e o fato de sua obsessão com Darcy ter levado ao fracasso sua vida amorosa é tão engraçado quanto problemático... Leitura muito indicada.

Jane Hayes is 33 years old and is completely aficcionada for Colin Firth portrait of Mr. Darcy. She lives fantasizing about the male characters of Jane Austen, mostly about Darcy. She inherits from a distant relative a visit with all paid to Pembroke Park, Kent, England, an ultra-chic resort where guests dress, talk, think and act like the characters of Jane Austen. Determined to overcome his totally platonic passion by Mr. Darcy, which detonated almost all her relationships, Jane allows this ultimate indulgence. There, she receives a new name, Erstwhile, and learn the rules of the place. However, she quickly discovers that everything is not what it seems. Jane eventually becomes obsessed with one of the gardeners and chafes at the other guest attempts to conquer a man.

Mr. Darcy. If some Janeite in the world never dreamed of finding her own Darcy raise your hand. Especially after the famous lake scene starring Colin Firth. I think this kind of story is a journey through time, and how every time travel that is worth, it has to have confusion. Jane Hayes is fun, and the fact that his obsession with Darcy have led to failure her love life is funny as problematic ... Reading very suitable.

19 de set. de 2013

Inaugurado o primeiro museu dedicado a Tolkien e a Terra-média

Acabei de ver no site Tolkien Brasil: acabou de ser inaugurado o primeiro museu do mundo dedicado a Terra-média! GREISINGER MUSEUM é o seu nome. No entanto, o museu só será aberto ao público em 01 de outubro.
O acervo do museu conta com a coleção privada do idealizador do projeto, Bernd Greisinger, que teve a idéia de montar um espaço com vários livros e objetos dedicados a Tolkien. Para mais detalhes, é só visitar o site do Museu ou a página do facebook.

Abaixo, uma foto de Bernd Greisinger.


Conheça um pouco mais do museu aqui:



Vídeo da inauguração:



Só o que tenho a dizer é: MORRI!!!!!!!!!!

Contos de fim de ano Jane Austen Fanfics: volume 1


As meninas do grupo Jane Austen Fanfics estão lançando Contos de fim de ano Jane Austen Fanfics: volume 1. Uma delas eu conheço, é a Moira Bianchi, autora do livro Friendship of a special kind, já lido e resenhado.

Sinopse:
A comunidade “Orgulho & Preconceito Fanfics” nasceu na esteira das comunidades virtuais que surgiram após o sucesso do filme Orgulho & Preconceito, produzido no ano de 2005, dirigido por Joe Wright e estrelado por Keira Knightley e Matthew Macfadyen, baseado na obra-prima de Jane Austen de mesmo nome. Criada em 24.09.2006, ela nasceu pequena e foi crescendo gradativamente ao longo dos anos, com o objetivo de compartilhar adaptações do romance Orgulho & Preconceito. Em 2009 deu origem ao site “Jane Austen Fanfics”, onde os textos compartilhados puderam ser divulgados para o público em geral. As adaptações divulgadas na comunidade e no site são Fanfics. Fanfic é um termo originário do inglês, abreviação de fan fiction (ficção criada por fã), que significa obra escrita em continuação a um livro ou a um filme, na qual se desenvolve uma estória paralela. Pode-se modificar o enredo original, recontando a estória, ou mesmo utilizar as personagens e/ ou elementos da obra para criar situações completamente novas. Em 2012 o alcance da comunidade “Orgulho & Preconceito” e do site “Jane Austen Fanfics” demonstrou a necessidade de compartilhar as Fanfics produzidas para além dos limites já conhecidos. Com esse objetivo foi criada a presente coletânea de Contos. A coletânea, intitulada “Contos de Fim de Ano. Volume I”, contém textos, inéditos e já publicados, exclusivamente escritos pelas autoras do grupo; todos tendo em comum o contexto da obra Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, e as festas de fim de ano, época em que tradicionalmente é organizada uma maratona de contos na comunidade. É um convite às leitoras e fãs da literatura de Jane Austen, com um toque de boas vindas às festas de fim de ano.

Quem quiser adquirir o seu, custa 4,85 dólares na Amazon.

Obrigada pela indicação, Adriana!

20 de ago. de 2013

Novos livros de O Hobbit: a desolação de Smaug


Foram liberadas as capas dos novos livros baseados no filme O Hobbit: a desolação de Smaug. As capas trazem imagens inéditas do novo filme.

 




From Lambton to Longbourn (Abigail Reynolds) – The P&P Bicentenary Challenge


Título: From Lambton to Longbourn
Autora: Abigail Reynolds
Sourcebooks Casablanca, 146p.

Elizabeth acaba de descobrir que Lydia fugiu com Mr. Wickham. Mesmo tendo conhecimento desse fato, Mr. Darcy se recusa a deixá-la. Uma aproximação mais direta, sentimentos quase confessos, um beijo e Mr. e Mrs Gardiner flagram ambos. Exigindo explicações, Mr. Gardiner acaba descobrindo pelo próprio Darcy sobre a proposta de casamento e a recusa de sua sobrinha. Mais surpreso ainda ele fica quando descobre a fuga de Lydia. Será que Darcy seguirá os conselhos de Mr. Gardiner para conquistar Lizzie de vez?

Nesta versão da história, Darcy e Lizzie, ao invés de se afastarem quando da fuga de Lydia, acabam se reaproximando e acabam revelando seus sentimentos, ao invés de se separarem amargurados. Uma reviravolta interessante no enredo original. O livro é pequeno, o que não diminui a qualidade do conteúdo. Mais uma vez, Abigail conseguiu me prender até o final da leitura. Indicado.

Elizabeth has just discovered that Lydia ran off with Mr. Wickham. Even knowing this fact, Mr. Darcy refuses to leave her. A more direct approach, almost confessed feelings, a kiss and Mr. and Mrs Gardiner saw them both. Demanding explanations, Mr. Gardiner finds out about Darcy's own marriage proposal and the refusal of her niece. He is even more surprised when she discovers Lydia’s escape. Will Darcy follow the advice of Mr. Gardiner to win Lizzie for good?

In this version of the history, Darcy and Lizzie, instead of removing the drain when Lydia escape, end up reconnecting and revealing their feelings, instead of separating embittered. An interesting twist on the original plot. The book is small, which does not diminish the quality of the content. Again, Abigail managed to keep me reading until the end. Indicated.

19 de ago. de 2013

The History of The Hobbit (John D. Rateliff)


Título: The History of The Hobbit
Autor: John D. Rateliff
Editora HarperCollins, 1.137p.

O Hobbit na primeira forma que Tolkien escreveu. Diferente das outras edições que contém as mudanças para transformar o texto na história final pensada pelo autor, esse livro apresenta o primeiro manuscrito da história de Bilbo Bolseiro, com todas as correções feitas por Tolkien. O livro é dividido em “fases” (ou partes) nas quais a própria criação do livro se dividiu. Cada capítulo explora um momento diferente da composição da história, com muitos detalhes, tanto conhecidos quanto desconhecidos. O livro de John também apresenta algumas imagens dos manuscritos originais, que hoje fazem parte da coleção especial da Marquette University.

Para todos, O Hobbit começou a tomar forma quando Tolkien escreveu, distraído em um pedaço de papel enquanto corrigia provas, “em uma toca vivia um hobbit”. Essa é a história que todos os fãs (e alguns não fãs) conhecem. No entanto, existe mais coisa para se contar. Conhecido por seu perfeccionismo quase obsessivo com suas obras, Tolkien escreveu e rescreveu, corrigiu e datilografou, mas ninguém sabe o que aconteceu com seus primeiros manuscritos. Este livro de Rateliff esclarece algumas dessas questões, além de nos brindar com textos completos das primeiras versões da história de Bilbo. Um livro que vale MUITO MESMO a pena ser lido e relido e relido e relido...

Mr. Darcy and the secret of becoming a gentleman (Maria Hamilton)


Título: Mr. Darcy and the secret of becoming a gentleman
Autora: Maria Hamilton
Editora Sourcebooks, 464p

Mr. Darcy reflete sobre seu pedido desastroso de casamento a Elizabeth Bennet. Tão seguro e confiante de que ela aceitaria, ele se perplexo pela recusa da moça, e experimenta um tipo de dor que não sabia ser possível. Seu primo, coronel Fitzwilliam, se sente culpado por ter falado para Elizabeth sobre Bingley e Jane, mas Darcy não permite que ele tente ajeitar a situação. Decidido a resolver a situação entre o amigo e Miss Bennet, ele parte para Hertfordshire, onde espera consultar os sentimentos de Jane para poder remediar a situação. Elizabeth, ao encontrá-lo de novo, não sabe o que fazer, além de reparar que a atitude dele está diferente. Darcy consegue fazer Bingley ver que Jane o ama, e pede desculpas pelo seu comportamento anterior. Com o noivado entre os dois, a convivência entre Darcy e Lizzie é inevitável. Agora, Darcy vai fazer de tudo para Elizabeth ver que ele é um novo homem.

OMG Mr. Darcy com ciúme é tão... tudo de bom. Esse livro segue a mesma “rota” que as outras sequências que já li sobre esse tópico (o pedido de casamento). Mesmo assim, cada autora consegue mostrar o sofrimento pela rejeição e a mudança de Darcy de uma maneira diferente. Eu adorei esse livro porque mostra o lado de Mr. Darcy que nós fãs sempre quisemos conhecer. Adorei a história e super indico.

13 de ago. de 2013

Filme animado do Hobbit será lançado em dezembro de 2013


Faz um tempinho, o site Tolkien Brasil noticiou que um filme animado baseado em O Hobbit será lançado no final deste ano. O projeto foi criado pelo alemão Johan Zandbergen em parceria com o estúdio Cosmiccreation
Algumas imagens foram liberadas na fanpage do filme. Espera-se que o roteiro seja fiel ao livro (mais do que o filme de Peter Jackson), apresentando o tom infantil da história. Um trailer foi liberado e o pessoal do Tolkien Brasil legendou, confiram:

Jane Austen na nota de 10 libras


No dia 24 de julho, foi apresentada ao público a nova nota de 10 libras, que terá a imagem da nossa querida Jane Austen. A partir de 2017, a autora substituirá Charles Darwin nas notas. Através de uma petição que recebeu 35.000 assinaturas, Jane foi a terceira mulher a ser escolhida para receber esta bela homenagem. Um dos melhores reconhecimentos que a autora poderia ter :D

17 de jul. de 2013

Novos lançamentos sobre Tolkien para o fim do ano


Eu já comentei aqui e já havia postado notícias sobre os futuros lançamentos relacionados a Tolkien. A Queda de Arthur e Folha e Árvore já foram confirmados para o fim do ano. As novidades ficam por conta do livro ilustrado do making of do filme O Hobbit: a desolação de Smaug e O Hobbit versão ilustrada. Essa edição (obrigada, pessoal do Tolkien Brasil pela dica) trará os desenhos de Jamime Catlin, sendo que alguns deles vocês podem conferir pela capa (acima) e pelas imagens liberadas no site da Amazon, onde a versão em inglês já está em pré-venda.
Enfim, novidade para os fãs de Tolkien no fim do ano é o que não vai faltar. Só resta agora começar a separar a grana...

By force of instinct (Abigail Reynolds) – The P&P Bicentenary Challenge


Título: By force of instinct
Autora: Abigail Reynolds
Interdital Press, 256p.

Elizabeth está com a carta de Darcy nas mãos, sem saber o que pensar. Com os sentimentos agitados devido a confissão de seu ardente amor, a proposta de casamento recusada e as revelações da carta deixaram seus nervos à flor da pele. Um encontro com Coronel Fitzwilliam a faz saber que, ao contrário do que desejava, Mr. Darcy não irá embora tão cedo. Após a chegada de Georgiana Darcy em Rosings, o coronel a leva para conhecer Lizzie, que vê com os próprios olhos o quanto a descrição feita por Wickham é falsa. Ao encontrar com Darcy poucos dias depois da malfadada proposta, a visão da moça sobre ele pode mudar...

Mais um livro surpresa. Dessa vez, como se não fosse suficiente os sentimentos confusos de ambos os lados da história, Lizzie e Darcy ainda são forçados a conviverem muito cedo um com o outro. Muito cedo mesmo, o que é bom, porque seus sentimentos estão a tona. Eu já disse em outras resenhas o quanto Abigail é boa em preencher as lacunas de certos acontecimentos na história original. Outra coisa em que ela é boa e que prende a atenção do leitor está no fato de que ela descreve muito bem essa confusão sentimental, principalmente quando se refere a Darcy. Mais uma leitura agradável e recomendável.

Elizabeth is with Darcy's letter in hand, not knowing what to think. With the excited feelings due to his ardent confession of love, marriage proposal and rejected the revelations of the letter left his nerves on edge. A meeting with Colonel Fitzwilliam makes her to know that, contrary to what he wanted, Mr. Darcy is not going away anytime soon. After the arrival of Georgiana Darcy at Rosings, Colonel takes her to meet Lizzie, who sees with his own eyes how the description given by Wickham is false. When she meets with Darcy few days after the ill-fated proposal, the vision of the girl about him can change ...

Another surprise book. This time, as if were not enough the mixed feelings of both sides of the story, Lizzie and Darcy are still forced to live together too early with one another. Very early, which is good, because their feelings are surfacing. I've said in other reviews how Abigail is good at filling in the gaps of certain events in the original story. Another thing she is good at and that holds the reader's attention is the fact that she describes very well this sentimental confusion, especially when referring to Darcy. Another enjoyable and recommended reading.

11 de jul. de 2013

Criança de sete anos comparando Tolkien e Beowulf


Uma criança de sete anos de idade escreveu um texto comparando a Terra-média de Tolkien e Beowulf. Um usuário do site BoingBoing, Cory Doctorow, postou a foto do texto. Olhem só para os desenhos, que legal. A menina faz comparações realmente pertinentes, que podem passar despercebidas pela maioria de nós.
Só o que posso dizer é: que perfeito! Aos sete anos, lendo o que há de melhor. Muito bom :)

Austenland (2013)

Saiu o trailer do filme Austenland, baseado no livro homônimo de Shannon Hale. Vou ler ele para o The Pride and Prejudice Bicentenary Challenge, então resenha só lá pro fim do ano. Enquanto isso, divirtam-se com mais filme inspirado nas obras e fãs de Jane Austen.

 

18 de jun. de 2013

Tales before Tolkien (Douglas A. Anderson)


Título: Tales before Tolkien: the roots of modern fantasy
Autor: Douglas A. Anderson
Editora Del Rey Books, 517p.

Uma antologia que reune 21 histórias pequenas, de autores cujos temas e personagens apresentam semelhanças com aqueles criados por Tolkien, comumente conhecido como o pai da fantasia moderna. A cada história, Douglas Anderson inclui notas e observações próprias que servem para introduzir o leitor, seja ele fã ou não de Tolkien. As histórias foram dispostas cronologicamente, elas são contos de fadas e histórias fantásticas sobre uma variedade de mitos antigos. Andrew Lang reconta a jornada de Sigurd, enquanto Kenneth Morris conta a história de um viking e sua recusa em abandonar sua religião para seguir o cristianismo. E assim por diante.

Como tudo sobre Tolkien que me cai em mãos, estava muito ansiosa para ler esse livro. Só que, como tudo sobre Tolkien, eu adquiro um livro novo sobre o autor e fico “rendendo”, guardando ele pra ler no futuro, já que não consigo comprar tantas publicações internacionais sobre o autor e as edições brasileiras são bem raras... Simplesmente amei esse livro. Algumas das pequenas histórias, como o próprio Anderson admite, não tem nada a ver com os trabalhos de Tolkien, só foram incluídas para que o leitor tenha uma noção dos escritos de fantasia na virada do século. Mesmo assim, eu recomendo.

Mr. Darcy’s letter (Abigail Reynolds)


Título: Mr. Darcy’s letter
Autora: Abigail Reynolds
Interdital Press, 264p.

Elizabeth Bennet pensa que foi um sonho. Mas não, foi realidade. Mr. Darcy realmente pediu sua mão em casamento. Se sentindo indisposta, ela resolve ir caminhar, mas volta atrás com receio de encontrá-lo. Enquanto isso, Mr. Darcy está nervoso, resolvido a entregar a moça uma carta que explica tudo que ele fez, em relação a Jane e Bingley e Mr. Wickham. No entanto, Lizzie não aceita a carta, mesmo quando Charlotte, a pedido de Darcy, tenta entregar a carta. Darcy, acreditando que Lizzie sabe de tudo, está ansioso para partir de Rosings. Enquanto isso, Lizzie está de volta e em Meryton ela encontra Mr. Wickham, novamente solteiro. Sem saber sobre o verdadeiro caráter do soldado, ela conta tudo a ele. A surpresa de Wickham é verdadeira e ele se torna mais galante do que nunca. Em casa, Jane dá sua opinião sobre o acontecido a Elizabeth, o que faz esta perceber que a irmã ainda sofre por Bingley. Lizzie está determinada a esquecer Darcy, no entanto ele não tem sucesso em esquecê-la. Quando ele a encontra durante sua viagem com os tios, descobre que ela não leu sua carta. Então, sem esperar mais nada, ele conta a Lizzie a verdade. E uma carta de Jane confirma tudo. Agora, Lizzie vai embora sem esperar vê-lo de novo, mas Darcy tem outros planos.

Esse livro é diferente. Em todas as sequências de O&P que já li, Elizabeth sempre lia a carta de Mr. Darcy. Qual não foi minha surpresa quando ela simplesmente não lê a carta. E pior: se antes eu quase tive uma coisa por ela ignorar a carta, praticamente morri quando ela acaba contando tudo ao Wickham! Realmente gostei desta reviravolta porque realmente nunca havia pensado nesta alternativa. Sempre considerei que as sequencias mostrariam ela lendo a carta e descobrindo o verdadeiro caráter do soldado. E claro, adorei os esforços de Darcy para reverter a situação. Mais um livro da Abigail que indico para qualquer fã de Austen.

11 de jun. de 2013

Primeiro trailer de O Hobbit: a desolação de Smaug!


Foi liberado hoje o primeiro trailer da segunda parte dos filmes baseados em O Hobbit, de J.R.R. Tolkien. O Hobbit: a desolação de Smaug será lançado em dezembro de 2013.

Without Reserve (Abigail Reynolds) – The P&P Bicentenary Challenge

 

Título: Without reserve
Autora: Abigail Reynolds
Interdital Press, 204p.

Elizabeth está de volta. Sua visita a Kent lhe deixou lembranças desagradáveis, e ficar perto de Mr. Wickham agora se tornou insuportável. Com a partida do regimento, Lydia é convidada para visitar Brighton, o que deixa Kitty furiosa. Lizzie espera pela viagem com os tios ansiosa para se livrar das lamentações da mãe e das duas irmãs mais novas, encontrando boa companhia na figura de Mr. Convington, um jovem conhecido. Desde o baile de Meryton, após sua chegada de Kent, que Mrs. Bennet reparou nas atenções dele para com sua filha, e Elizabeth tem a confirmação suas intenções quando ele pede que ela considere, pense a respeito de, se tornar sua esposa enquanto viaja com os tios. Outra pessoa para quem a visita a Kent não rendeu boas lembranças foi Mr. Darcy. Chateado, distraído, nem a companhia dos amigos e da irmã o tira de seu estado taciturno. No entanto, o encontro inesperado com Elizabeth tem o efeito inesperado, pois ela já está comprometida com Mr. Convington. Agora ele tem que decidir sobre o que deve fazer para ganhar a mulher que ama. 

Mais uma vez, Abigail Reynolds surpreende. Seu talento em preencher os “espaços vazios” nos acontecimentos de O&P (aqueles acontecimentos que ficamos ansiosas para saber, principalmente sobre o ponto de vista de Darcy da história). Adorei esse livro principalmente por apresentar um adversário para Darcy. Um enredo bem construído, uma história muito boa. Recomendo. 

Elizabeth is back. Her visit to Kent left her unpleasant memories, and stay close to Mr. Wickham has now become unbearable. With the departure of the regiment, Lydia is invited to visit Brighton, leaving Kitty furious. Lizzie hopes the trip with his uncles anxious to get rid of the lamentations of his mother and two younger sisters, finding good company in the figure of Mr. Covington, a young acquaintance. Since the Meryton ball, after her arrival in Kent, that Mrs. Bennet noticed his attentions to his daughter, and Elizabeth has confirmed his intentions when he asks her to consider, think about, to become his wife while traveling with the uncles. Another person for whom a visit to Kent did not yield good memories was Mr. Darcy. Bored, distracted, the company of friends and sister takes this from his suellen state. However, the unexpected encounter with Elizabeth has the unexpected effect because she is already committed to Mr. Covington. Now he has to decide on what to do to win the woman he loves. 

Again, Abigail Reynolds surprises. His talent to fill the "gaps" in the events of P&P (those events that we are eager to learn, especially on the point of view of Darcy's story). Loved this book primarily for presenting an opponent to Darcy. A well constructed plot, a very good story. I recommend.

24 de mai. de 2013

The Fall of Arthur é publicado hoje!

 

O mais novo trabalho de J.R.R. Tolkien, um livro sobre a história e os dias finais do famoso Rei Arthur é lançado hoje. Resta saber quando essa nova publicação chegará por aqui.

ATUALIZADO: A Valinor acaba de noticiar que em dezembro deste ano deve estar saindo a edição brasileira deste livro. Para acompanhar o lançamento da segunda parte do filme O Hobbit, a Martins Fontes também está preparando o lançamento de uma edição revisada de Tree and Leaf, livro que traz o ensaio conhecido On fairy stories, traduzido e publicado pela editora Conrad sob o título Sobre histórias de fadas.

Pelo visto, os fãs terão muitos livros bons para gastar seus ricos dinheirinhos :)

Jane Austen, game theorist, de Michael Suk-Young

 

Esse livro está dando o que falar. Já vi em blogs e sites várias menções a ele, e duas matérias sobre ele aqui no Brasil só fizeram aumentar minha curiosidade. Michael Suk-Young fala sobre como Jane Austen dominava a Teoria dos Jogos, cuja autoria pertence ao matemático Von Neumann e ao economista Oskar Morgenstern. Tal teoria fala sobre como as pessoas atuam quando em grupos. 
Uma das matérias pode ser vista no site da revista Época, intitulada A Teoria dos Jogos nos livros de Jane Austen. A segunda matéria está na coluna Mestre e Gurus da revista impressa.

13 de mai. de 2013

Mr. Fitzwilliam Darcy (Abigail Reynolds) – The P&P Bicentenary Challenge



Título: Mr. Fitzwilliam Darcy: the last man in the world
Autora: Abigail Reynolds
Sourcebooks, 256p.

Mr. Darcy pediu Elizabeth Bennet em casamento. Mas, em sua paixão, ele comete um erro que, se não corrigido a tempo, poderia colocar em risco reputação da moça. Assim, acreditando que ela mudou seus sentimentos em relação a ele e está aceitando sua mão em casamento, ele anuncia para seu primo que eles estão noivos após o coronel Fitzwilliam pegá-los em um momento impróprio. Agora Elizabeth tem que se casar com ele, e apesar de não querer realmente, ela é constantemente surpreendida por suas declarações de amor. Mas nada é tão perfeito, porque Mr. Darcy é arrogante, querendo que sua esposa minimize suas conexões com sua própria família. A visita aos recém-casados de Coronel Fitzwlliam muda tudo ... E agora eles têm a chance de explicar tudo para o outro. Mas eles vão usar esta oportunidade para fazer o seu casamento realmente funcionar? 

Um livro muito bom. No começo eu fiquei irritada com a passividade (não característica) de Elizabeth. Na minha cabeça, ela poderia terminar o noivado a qualquer momento, porque ela simplesmente não queria se casar com Darcy. Então eu percebi que naquela época, o que o coronel Fiztwilliam viu, se ela não tivesse aceitado a proposta de casamento, sua reputação estaria arruinada. E Darcy me incomodou mais do que na história original, com sua arrogância e presunção. A história me deixou louca porque eles têm que resolver o mal-entendido, e toda vez que eles tentam, algo acontece e eles não resolvem nada. Mas eu amei a leitura. Recomendo totalmente.

Mr. Darcy proposed to Elizabeth Bennet. But in his passion, he makes a mistake which, if no corrected in time, could put at risc the lady's reputation. So, believing that she changed her feellings towards him and she is accepting his hand in marriage, he announces for his cousin that they are engaged after Colonel Fitzwilliam catch them in a improprious moment. Now Elizabeth has to marry him, and despite not really wanting, she is constantly surprised by his declarations of love. But nothing is so perfect because Mr. Darcy is arrogant, wanting his wife minimize her connections with her own family. A visit to the newlyweds from Colonel Fitzwlliam changes everything... And now they have the chance to explain everything to each other. But they will use this chance to make their marriage truly work?

A really good book. In the begging I get annoyed by the (not characteristic) passivity of Elizabeth. In my head, she could end the engagement at anytime, because she simply doesnt wanted to marry Darcy. Then I realized that in that time, what Colonel Fiztwilliam saw, if she had not accepted the proposal, her reputation would be ruined. And Darcy annoyed me more than in the original history, with his arrogance and presumption. The history makes me crazy because they have to resolve the misunderstanding, and everytime they try to, something happens and they don't resolve nothing. This really made me want to scream in frustration. But I loved reading. I would totally recommend

10 de mai. de 2013

Roverandom (J.R.R. Tolkien)


Título: Roverandom
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora Marins Fontes, 127p.

Rover é um cãozinho muito abusado que, ao morder a calça de um velho, se mete em uma grande confusão. Pois esse velho era também um mago, e porque Rover não pediu desculpas, o mago, Artaxerxes, o transforma em um cachorro em miniatura de brinquedo. Seus pequenos latidos não são ouvidos por ninguém e ele acaba indo parar na vitrine de uma loja de brinquedos, onde foi comprado por uma senhora que tinha um filho apaixonado por cachorrinhos. Assim, Rover chega em seu novo lar. A noite, ele conseguia voltar a se mexer e planeja uma fuga. Mas nem precisou fazer nada porque, ao ser colocado no bolso da calça do garotinho, ele cai na areia da praia onde o menino e seus irmãos haviam passeado. Sozinho novamente, ele consegue se mexer completamente e conhece Psamatos, feiticeiro-das-areias. Ele encarrega Mew, uma gaivota, de levar o cãozinho pelo caminho da lua, onde ele conhece o Homem-da-lua e seu cachorro, Rover (também). Com um novo amigo, o cãozinho, agora Roverandom, passa por várias aventuras. Mas chega a hora de voltar para a Terra, onde ele tenta encontrar o mago Artaxerxes para destranformá-lo. Roverandom descobre que agora ele casou com a filha do rei do mar, e assim parte em uma nova busca e vive novas aventuras junto com outro cachorro chamado Rover. Até que finalmente o mago concorda em fazê-lo voltar ao normal.

Mais uma história infantil escrita pelo mestre Tolkien. Tenho esse livro há anos, mas somente agora pude dar a devida leitura atenta que o livro merece. Quem conhece o autor e sua vida como escritor, sabe que O Hobbit também foi publicado como livro infantil, e pode, ao ler este, tentar “comparar” os estilos de história infantil que ambos mostram. Falo logo, são diferentes. O Hobbit aponta mais para o lado de ação e aventura fantástica, enquanto que este, mesmo narrando as aventuras do protagonista, prima mais por um caminho mais infantil. A história teve origem, acreditam, com um acontecimento verídico na família de Tolkien (um de seus filhos perdeu na praia enquanto brincava um cachorrinho de brinquedo e nunca mais o encontrou). Aliás, esse acontecimento e a origem da história são muito bem discutidos na Apresentação do livro (o que aliás, não pode faltar em cada livro de Tolkien, notas explicativas com a história por trás da história). Livro muito recomendado, tantos aos fãs quanto aos não fãs do mestre.